terça-feira, 8 de novembro de 2016

#23 - Grande Prêmio do Brasil (1ª parte)

* por Carlos Werzel Júnior

É uma prova automobilística que faz parte do calendário da Fórmula 1, oficialmente, desde 1973.

As corridas de automóveis no Brasil se iniciaram antes da 2ª Guerra Mundial, e um circuito que se destacou foi o da Gávea, no Rio de Janeiro, cujas provas se iniciaram em 1934.

O circuito da Gávea, que tinha 101 curvas

Em 1936 começou a construção do primeiro autódromo permanente em Interlagos, São Paulo, e foi terminado em 1940. Nessa época o Brasil sediou Grandes Prêmios em Interlagos e na Gávea, além de haver provas de stock car, que se tornaram populares.

O circuito de Interlagos rapidamente ganhou uma reputação de ser exigente e difícil, tendo muitas curvas desafiadoras, mudanças de elevação, asfalto áspero e com pouco espaço para erros.

Com o passar dos anos, os Grandes Prêmios foram mais raros no Brasil, até o surgimento do piloto paulista Emerson Fittipaldi na Fórmula 1. Em 1970, ele ganhou seu 1º GP, em Watkins Glen, nos Estados Unidos. Então oficiais da cidade de São Paulo viram em Emerson um herói esportivo, semelhante a Pelé, e decidiram remodelar o circuito de Interlagos a padrões modernos.

Em 1972 houve um GP extra-campeonato na F1, em Interlagos. Esta prova foi realizada como teste para convencer a FIA da capacidade de ser sede de Grandes Prêmios na F1. No ano seguinte, Interlagos foi incluída no calendário oficial da Fórmula 1. O traçado original de Interlagos possuía 7.960 metros.

O traçado original de Interlagos

Um parênteses.......em 1974 foi realizado outro GP no Brasil, como prova extra-campeonato, na F1. Foi o Grande Prêmio Presidente Emilio Médici, no inaugurado circuito de Brasília, o Autódromo Emilio Medici. Apenas 12 pilotos participaram dos treinos e da prova, que foi vencida pelo brasileiro Emerson Fittipaldi.

O traçado do autódromo de Brasília

Voltando à F1 em Interlagos, o circuito continuou no calendário oficial nos anos 70. Porém, em 1977 os pilotos começaram a reclamar do asfalto áspero, e, em 1978, a prova da Fórmula 1 no Brasil se transfere para o recém construído circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Em 1979 a Fórmula 1 volta a Interlagos, agora com novas instalações. Em 1980 ocorreu mais uma prova em Interlagos, mas com o crescimento da população da cidade de São Paulo, a área ao redor do circuito ficando cada vez mais degradada, as favelas crescendo em torno do circuito, e com as queixas dos pilotos sobre as condições de segurança da pista, que tinha solavancos, a Fórmula 1 passou ao circuito carioca de Jacarepaguá no ano de 1981.

Jacarepaguá mostrou-se ser um circuito monótono e extremamente exigente: tinha várias curvas longas e rápidas, e a pista tinha superfície muito abrasiva. E de acordo com o calendário oficial da FIA, o GP do Brasil era um dos primeiros do ano, por isso era disputado sob temperaturas altas e alta umidade. Alguns pilotos chegavam à exaustão no final das provas.

O traçado de Jacarepaguá, ou Autódromo Nelson Piquet

Os GP’s do Brasil em Jacarepaguá foram realizados durante toda a década de 80, até 1989. O francês Alain Prost venceu 5 vezes no circuito carioca, por isso recebeu o apelido de “o rei do Rio”.

Com o sucesso de Ayrton Senna na F1, os oficiais da cidade de São Paulo trabalharam duro para modificar o circuito de Interlagos, a um custo de 15 milhões de dólares, para diminuí-lo e suavizá-lo. Assim, Interlagos volta ao calendário da Fórmula 1 em 1990, e está até hoje!

Até 2003, o GP em Interlagos era um dos primeiros do ano. Em 2004, foi movido para o final da temporada, e assim continua até a atual temporada.

O atual traçado de Interlagos

Em 10 de outubro de 2013 foi anunciado que o contrato com o GP do Brasil foi estendido até 2022!

O Autódromo de Interlagos, também chamado José Carlos Pace (em homenagem ao piloto brasileiro falecido em 1977, em um acidente de avião), possui 4.309 metros, a prova é disputada no sentido anti-horário, e o circuito é de média alta velocidade. O traçado possui 15 curvas, sendo 5 para a direita e 10 para a esquerda.

O circuito fica no distrito de Socorro, na vizinhança de Interlagos, e como o nome diz, se situa entre 2 lagos artificiais, Guarapiranga e Billings. O autódromo ganhou o nome de José Carlos Pace em 1985.

A última prova no traçado original (de 7.960 metros) foram as Mil Milhas do Brasil de 1989.


Até hoje foram disputados 44 GP’s do Brasil, em toda sua história, sendo 1 extra-campeonato (em Interlagos), e 43 na Fórmula 1, sendo 10 em Jacarepaguá e 33 em Interlagos. Isto sem contar o GP extra-campeonato de 1974, em Brasília.

(continua)

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