É uma
prova automobilística que faz parte do calendário da Fórmula 1, oficialmente,
desde 1973.
As
corridas de automóveis no Brasil se iniciaram antes da 2ª Guerra Mundial, e um
circuito que se destacou foi o da Gávea, no Rio de Janeiro, cujas provas se
iniciaram em 1934.
O circuito da Gávea, que tinha 101 curvas |
Em
1936 começou a construção do primeiro autódromo permanente em Interlagos, São
Paulo, e foi terminado em 1940. Nessa época o Brasil sediou Grandes Prêmios em
Interlagos e na Gávea, além de haver provas de stock car, que se tornaram
populares.
O
circuito de Interlagos rapidamente ganhou uma reputação de ser exigente e
difícil, tendo muitas curvas desafiadoras, mudanças de elevação, asfalto áspero
e com pouco espaço para erros.
Com o
passar dos anos, os Grandes Prêmios foram mais raros no Brasil, até o
surgimento do piloto paulista Emerson Fittipaldi na Fórmula 1. Em 1970, ele
ganhou seu 1º GP, em Watkins Glen, nos Estados Unidos. Então oficiais da cidade
de São Paulo viram em Emerson um herói esportivo, semelhante a Pelé, e
decidiram remodelar o circuito de Interlagos a padrões modernos.
Em
1972 houve um GP extra-campeonato na F1, em Interlagos. Esta prova foi
realizada como teste para convencer a FIA da capacidade de ser sede de Grandes
Prêmios na F1. No ano seguinte, Interlagos foi incluída no calendário oficial
da Fórmula 1. O traçado original de Interlagos possuía 7.960 metros.
O traçado original de Interlagos |
Um
parênteses.......em 1974 foi realizado outro GP no Brasil, como prova
extra-campeonato, na F1. Foi o Grande Prêmio Presidente Emilio Médici, no
inaugurado circuito de Brasília, o Autódromo Emilio Medici. Apenas 12 pilotos
participaram dos treinos e da prova, que foi vencida pelo brasileiro Emerson
Fittipaldi.
O traçado do autódromo de Brasília |
Voltando
à F1 em Interlagos, o circuito continuou no calendário oficial nos anos 70.
Porém, em 1977 os pilotos começaram a reclamar do asfalto áspero, e, em 1978, a
prova da Fórmula 1 no Brasil se transfere para o recém construído circuito de
Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Em
1979 a Fórmula 1 volta a Interlagos, agora com novas instalações. Em 1980
ocorreu mais uma prova em Interlagos, mas com o crescimento da população da
cidade de São Paulo, a área ao redor do circuito ficando cada vez mais
degradada, as favelas crescendo em torno do circuito, e com as queixas dos
pilotos sobre as condições de segurança da pista, que tinha solavancos, a
Fórmula 1 passou ao circuito carioca de Jacarepaguá no ano de 1981.
Jacarepaguá
mostrou-se ser um circuito monótono e extremamente exigente: tinha várias
curvas longas e rápidas, e a pista tinha superfície muito abrasiva. E de acordo
com o calendário oficial da FIA, o GP do Brasil era um dos primeiros do ano,
por isso era disputado sob temperaturas altas e alta umidade. Alguns pilotos
chegavam à exaustão no final das provas.
O traçado de Jacarepaguá, ou Autódromo Nelson Piquet |
Os
GP’s do Brasil em Jacarepaguá foram realizados durante toda a década de 80, até
1989. O francês Alain Prost venceu 5 vezes no circuito carioca, por isso
recebeu o apelido de “o rei do Rio”.
Com o
sucesso de Ayrton Senna na F1, os oficiais da cidade de São Paulo trabalharam
duro para modificar o circuito de Interlagos, a um custo de 15 milhões de
dólares, para diminuí-lo e suavizá-lo. Assim, Interlagos volta ao calendário da
Fórmula 1 em 1990, e está até hoje!
Até
2003, o GP em Interlagos era um dos primeiros do ano. Em 2004, foi movido para
o final da temporada, e assim continua até a atual temporada.
O atual traçado de Interlagos |
Em 10
de outubro de 2013 foi anunciado que o contrato com o GP do Brasil foi
estendido até 2022!
O
Autódromo de Interlagos, também chamado José Carlos Pace (em homenagem ao
piloto brasileiro falecido em 1977, em um acidente de avião), possui 4.309
metros, a prova é disputada no sentido anti-horário, e o circuito é de média alta
velocidade. O traçado possui 15 curvas, sendo 5 para a direita e 10 para a
esquerda.
O
circuito fica no distrito de Socorro, na vizinhança de Interlagos, e como o
nome diz, se situa entre 2 lagos artificiais, Guarapiranga e Billings. O
autódromo ganhou o nome de José Carlos Pace em 1985.
A
última prova no traçado original (de 7.960 metros) foram as Mil Milhas do Brasil
de 1989.
Até
hoje foram disputados 44 GP’s do Brasil, em toda sua história, sendo 1
extra-campeonato (em Interlagos), e 43 na Fórmula 1, sendo 10 em Jacarepaguá e
33 em Interlagos. Isto sem contar o GP extra-campeonato de 1974, em Brasília.
(continua)
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