terça-feira, 17 de outubro de 2017

2017 #17 GP dos Estados Unidos

* por Carlos Werzel Júnior


Os Estados Unidos são o país, na Fórmula 1, que sediaram provas no maior nº de circuitos,
10! Porém nem todas as pistas receberam o GP dos Estados Unidos, mas tiveram outro nome.

A história do GP dos Estados Unidos foi contada nos links:




Atualizando os dados, na história do GP dos EUA, os vencedores são:

VITÓRIAS
PILOTOS
ANOS E EQUIPES


5

Michael Schumacher
2000, 2003, 2004, 2005 e 2006 (todas de Ferrari e em Indianápolis)
Lewis Hamilton
2007 (McLaren e em Indianápolis), 2012 (McLaren), 2014, 2015 e 2016 (estas 3 de Mercedes) [as últimas 4 em Austin]

3
Graham Hill
1963, 1964 e 1965 (todas de BRM e em Watkins Glen)
Jim Clark
1962, 1966 e 1967 (todas de Lotus e em Watkins Glen)



2
David Bruce-Brown
1910 (Benz) e 1911 (Fiat) [ambas em Savannah]
Jackie Stewart
1968 (Matra) e 1972 (Tyrrell) [ambas em Watkins Glen]
James Hunt
1976 e 1977 (ambas de McLaren e em Watkins Glen)
Carlos Reutemann
1974 (Brabham) e 1978 (Ferrari) [ambas em Watkins Glen]
Ayrton Senna
1990 e 1991 (ambas de McLaren e em Phoenix)






1
21 pilotos: antes da F1: Louis Wagner (1908, de Fiat em Savannah); Caleb Bragg (1912, de Fiat em Milwaukee); Eddie Pullen (1914, de Mercer em Santa Monica); Dario Resta (1915, de Peugeot em San Francisco); Howdy Wilcox e Johnny Aitken (1916, de Peugeot em Santa Monica); Chuck Daigh (1958, de Scarab-Chevrolet em Riverside); na F1: Bruce McLaren (1959, de Cooper em Sebring); Stirling Moss (1960, de Lotus em Riverside); em Watkins Glen: Innes Ireland (1961, de Lotus); Jochen Rindt (1969, de Lotus); Emerson Fittipaldi (1970, de Lotus); François Cevert (1971, de Tyrrell); Ronnie Peterson (1973, de Lotus); Niki Lauda (1975, de Ferrari); Gilles Villeneuve (1979, de Ferrari); Alan Jones (1980, de Williams); em Phoenix: Alain Prost (1989, de McLaren); em Indianápolis (circuito misto): Mika Häkkinen (2001, de McLaren); Rubens Barrichello (2002, de Ferrari); em Austin: Sebastian Vettel (2013, de Red Bull)


Também na história do GP Americano, as equipes vencedoras são:

VITÓRIAS
EQUIPES
ANOS
9
Ferrari
1975, 1978 e 1979 (as 3 em Watkins Glen), 2000, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006 (estas 6 em Indianápolis)


8
Lotus
1960, 1961, 1962, 1966, 1967, 1969, 1970 e 1973 (todas em Watkins Glen)
McLaren
1976 e 1977 (as 2 em Watkins Glen), 1989, 1990 e 1991 (estas 3 em Phoenix), 2001 e 2007 (estas 2 em Indianápolis), 2012 (em Austin)
4
Mercedes
1910 (em Savannah), 2014, 2015 e 2016 (estas 3 em Austin)
3
Fiat
1908 e 1911 (ambas em Savannah) e 1912 (em Milwaukee)
BRM
1963, 1964 e 1965 (as 3 em Watkins Glen)
2
Peugeot
1915 (San Francisco) e 1916 (Santa Monica)
Tyrrell
1971 e 1972 (ambas em Watkins Glen)

1
7 equipes: Mercer (1914, em Santa Monica); Scarab (1958, em Riverside); Cooper (1959, em Sebring); Matra (1968, em Watkins Glen); Brabham (1974, em Watkins Glen); Williams (1980, em Watkins Glen) e a Red Bull (2013, em Austin)


Apenas em Austin, os vencedores são:
1º Lewis Hamilton, com 4 vitórias (2012 [McLaren], 2014, 2015 e 2016 [estas 3 de Mercedes];
2º Sebastian Vettel, com 1 vitória (2013, de Red Bull).


E as equipes vencedoras em Austin são:

1º Mercedes: 3 vitórias, nos anos de 2014, 2015 e 2016;
2º McLaren: 1 vitória, no ano de 2012;
2º Red Bull: 1 vitória, no ano de 2013.


Os pilotos que fizeram pole position em Austin são:

1º Sebastian Vettel: 2 poles, nos anos de 2012 e 2013, ambas pela Red Bull;
1º Nico Rosberg: 2 poles, nos anos de 2014 e 2015, ambas pela Mercedes;
2º Lewis Hamilton: 1 pole, no ano de 2016, pela Mercedes.

Até hoje foram disputados 46 GP’s Americanos, em toda sua história, sendo 8 antes da Fórmula 1, e 38 na Fórmula 1, sendo 1 em Sebring, 1 em Riverside, 20 em Watkins Glen, 3 em Phoenix, 8 em Indianapolis (circuito misto) e 5 em Austin.

A volta mais rápida no traçado do Circuito das Américas foi do inglês Lewis Hamilton, de Mercedes, em 2016, que foi a pole position daquele ano. Ele registrou 1’34.999 min., com média de 208,915 km/h.


A 17ª prova da temporada 2017 da F1 será a 6ª no Circuito das Américas (47ª na história do GP Americano, e 39ª na Fórmula 1), terá 56 voltas, e será disputada no dia 22 de outubro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário