É uma
prova automobilística que está no calendário da Fórmula 1 desde 2008.
Porém,
foi primeiramente organizada em 1961, e a corrida foi inicialmente conhecida
como Orient Year Grand Prix. No ano seguinte, foi renomeada para Grande Prêmio
da Malásia. Depois que Cingapura conquistou sua independência em 1965, a prova
foi renomeada para GP de Cingapura, e realizada no circuito de Thomson Road, um
circuito de rua, e para a categoria Formula Libre. Mas após 1973 foi cancelada
a prova, por várias razões, dentre elas a falta de segurança, aumento do
tráfego e acidentes fatais.
O circuito de Thomson Road |
Em
maio de 2007 foi anunciada a entrada do GP de Cingapura no calendário da
Fórmula 1. Foi assinado um acordo de 5 anos pela Singapore GP Pte Ltd., pela
Singapore Tourism Board e Bernie Ecclestone.
A
primeira prova de Fórmula 1 realizada em Cingapura foi em 2008, no novo
circuito de rua de Marina Bay, e também foi o 1º GP noturno da história da F1!!
Marina Bay também é o primeiro circuito de rua da Ásia.
Marina
Bay Street Circuit é um circuito temporário de rua montado na Marina Bay, uma
baía na cidade-estado de Cingapura.
Já em
2008, ano da primeira prova na F1, os pilotos reclamaram do circuito, por ter o
asfalto irregular, com saltos, especialmente na Raffles Boulevard (entre as
curvas 5 e 7), resultando em um circuito imperdoável, somado ao clima quente e
úmido de Cingapura. Aliás, a pista fica a 172 km da linha do Equador, e a
temperatura no cockpit dos carros pode chegar a 60ºC!
No
mesmo ano de 2008, Lewis Hamilton disse que o circuito Marina Bay é duas vezes
mais difícil de pilotar do que Mônaco, e inesperadamente físico, requer o dobro
de energia em uma volta, comparando a Mônaco.
O
primeiro traçado tinha a chicane Singapore Sling, na curva 10, mais um complexo
de curvas próximas, em que os pilotos reclamavam das altas zebras que tinham
ali. Em 2010 Lewis Hamilton chegou a chamar este complexo de curvas “a pior
curva da Fórmula 1”.
O 1º traçado de Marina Bay, com a Singapore Sling (curva 10), utilizado até 2012 |
Em
2013 foi removida a Singapore Sling do circuito. E em 2015 foram feitas leves
modificações nas curvas 11, 12 e 13.
Traçado utilizado em 2013 e 2014 |
O
atual traçado possui 5.065 metros, é um circuito de rua, no sentido
anti-horário e de média velocidade. Possui 23 curvas, sendo 9 para a direita e
14 para a esquerda. É o circuito com maior número de curvas do calendário da
F1!
Em
março de 2009, 3 curvas do circuito ganharam nomes, após uma competição entre
fãs da F1 locais. A Curva 1 foi chamada Sheares, que vem de Benjamin Henry
Sheares, o 2º presidente de Cingapura; a Curva 7 foi chamada Memorial, devido à
proximidade a um memorial civil da 2ª Guerra Mundial; e a Curva 10 foi chamada
Singapore Sling, mas essa curva foi modificada em 2013, e não tem mais este
nome.
Em 22
de setembro de 2012 foi feito acordo entre Bernie Ecclestone e os organizadores
do GP Cingalês, e o GP está assegurado até 2017.
Até
hoje foram disputados 16 GP’s de Cingapura, em toda sua história, sendo 8 antes
de entrar no calendário da Fórmula 1, no circuito de Thomson Road, e 8 na
Fórmula 1, no Marina Bay Street Circuit.
Na
história do GP Cingalês, o maior vencedor é o alemão Sebastian Vettel, com 4
conquistas, nos anos de 2011, 2012, 2013 (as 3 de Red Bull) e 2015 (de
Ferrari).
Em 2º
lugar está o neozelandês Graeme Lawrence, com 3 vitórias em Thomson Road, nos
anos de 1969 (de McLaren), 1970 (de Ferrari) e 1971 (de Brabham). Essas 3
vitórias foram na categoria chamada Formula Libre.
Na 3ª
posição, com 2 vitórias, estão o espanhol Fernando Alonso, com seus triunfos
nos anos de 2008 (Renault) e 2010 (Ferrari); e o inglês Lewis Hamilton, nos
anos de 2009 (McLaren) e 2014 (Mercedes).
E com
uma vitória estão 4 pilotos, mas ainda na época das provas em Thomson Road.
As
equipes com maior número de vitórias em Cingapura, na história, com 3 vitórias cada, são: Ferrari,
nos anos de 1970, 2010 e 2015; e Red Bull, nos anos de 2011, 2012 e 2013.
Em 2º
lugar está a McLaren, com 2 vitórias, nos anos de 1969 e 2009.
Com
uma vitória estão 8 equipes, dentre elas Renault (2008) e Mercedes (2014).
Na
Fórmula 1, o maior vencedor do GP de Cingapura é o alemão Sebastian Vettel, com
4 conquistas, nos anos de 2011, 2012, 2013 (as 3 de Red Bull) e 2015 (de
Ferrari).
Na 2ª
posição, com 2 vitórias, estão o espanhol Fernando Alonso, com seus triunfos
nos anos de 2008 (Renault) e 2010 (Ferrari); e o inglês Lewis Hamilton, nos anos
de 2009 (McLaren) e 2014 (Mercedes).
Já
quanto às equipes, a equipe com maior número de vitórias em Cingapura é a Red
Bull, com 3 vitórias, nos anos de 2011, 2012 e 2013.
Em 2º
lugar, com 2 vitórias, está a Ferrari, nos anos de 2010 e 2015.
Na 3º
posição, com uma vitória, estão a Renault (2008), a McLaren (2009) e a Mercedes
(2014).
Como
curiosidades, em todos os GP’s Cingaleses, na F1, houve a necessidade da
entrada do safety car. Desde 2008, foram 12 entradas do safety car na pista,
por acidentes.
E o GP
Cingalês é quase sempre o mais longo do calendário, já que nenhuma prova foi
completada com menos de uma hora e 56 minutos!
A
volta mais rápida no atual circuito foi do alemão Sebastian Vettel, de Ferrari,
em 2015, que foi a pole position. Ele registrou 1’43.885 min., com média de 175,521
km/h.
A 15ª
prova da temporada 2016 da F1 será a 9ª no Marina Bay Street Circuit na Fórmula
1 (17ª na história do GP Cingalês, e 9ª na Fórmula 1), terá 61 voltas, e será
disputada no dia 18 de setembro.
Atual traçado |
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