terça-feira, 13 de setembro de 2016

#18 - Grande Prêmio de Cingapura

* por Carlos Werzel Júnior

É uma prova automobilística que está no calendário da Fórmula 1 desde 2008.

Porém, foi primeiramente organizada em 1961, e a corrida foi inicialmente conhecida como Orient Year Grand Prix. No ano seguinte, foi renomeada para Grande Prêmio da Malásia. Depois que Cingapura conquistou sua independência em 1965, a prova foi renomeada para GP de Cingapura, e realizada no circuito de Thomson Road, um circuito de rua, e para a categoria Formula Libre. Mas após 1973 foi cancelada a prova, por várias razões, dentre elas a falta de segurança, aumento do tráfego e acidentes fatais.

O circuito de Thomson Road

Em maio de 2007 foi anunciada a entrada do GP de Cingapura no calendário da Fórmula 1. Foi assinado um acordo de 5 anos pela Singapore GP Pte Ltd., pela Singapore Tourism Board e Bernie Ecclestone.

A primeira prova de Fórmula 1 realizada em Cingapura foi em 2008, no novo circuito de rua de Marina Bay, e também foi o 1º GP noturno da história da F1!! Marina Bay também é o primeiro circuito de rua da Ásia.

Marina Bay Street Circuit é um circuito temporário de rua montado na Marina Bay, uma baía na cidade-estado de Cingapura.

Já em 2008, ano da primeira prova na F1, os pilotos reclamaram do circuito, por ter o asfalto irregular, com saltos, especialmente na Raffles Boulevard (entre as curvas 5 e 7), resultando em um circuito imperdoável, somado ao clima quente e úmido de Cingapura. Aliás, a pista fica a 172 km da linha do Equador, e a temperatura no cockpit dos carros pode chegar a 60ºC!

No mesmo ano de 2008, Lewis Hamilton disse que o circuito Marina Bay é duas vezes mais difícil de pilotar do que Mônaco, e inesperadamente físico, requer o dobro de energia em uma volta, comparando a Mônaco.

O primeiro traçado tinha a chicane Singapore Sling, na curva 10, mais um complexo de curvas próximas, em que os pilotos reclamavam das altas zebras que tinham ali. Em 2010 Lewis Hamilton chegou a chamar este complexo de curvas “a pior curva da Fórmula 1”.

O 1º traçado de Marina Bay, com a Singapore Sling (curva 10), utilizado até 2012

Em 2013 foi removida a Singapore Sling do circuito. E em 2015 foram feitas leves modificações nas curvas 11, 12 e 13.

Traçado utilizado em 2013 e 2014

O atual traçado possui 5.065 metros, é um circuito de rua, no sentido anti-horário e de média velocidade. Possui 23 curvas, sendo 9 para a direita e 14 para a esquerda. É o circuito com maior número de curvas do calendário da F1!

Em março de 2009, 3 curvas do circuito ganharam nomes, após uma competição entre fãs da F1 locais. A Curva 1 foi chamada Sheares, que vem de Benjamin Henry Sheares, o 2º presidente de Cingapura; a Curva 7 foi chamada Memorial, devido à proximidade a um memorial civil da 2ª Guerra Mundial; e a Curva 10 foi chamada Singapore Sling, mas essa curva foi modificada em 2013, e não tem mais este nome.

Em 22 de setembro de 2012 foi feito acordo entre Bernie Ecclestone e os organizadores do GP Cingalês, e o GP está assegurado até 2017.

Até hoje foram disputados 16 GP’s de Cingapura, em toda sua história, sendo 8 antes de entrar no calendário da Fórmula 1, no circuito de Thomson Road, e 8 na Fórmula 1, no Marina Bay Street Circuit.

Na história do GP Cingalês, o maior vencedor é o alemão Sebastian Vettel, com 4 conquistas, nos anos de 2011, 2012, 2013 (as 3 de Red Bull) e 2015 (de Ferrari).

Em 2º lugar está o neozelandês Graeme Lawrence, com 3 vitórias em Thomson Road, nos anos de 1969 (de McLaren), 1970 (de Ferrari) e 1971 (de Brabham). Essas 3 vitórias foram na categoria chamada Formula Libre.

Na 3ª posição, com 2 vitórias, estão o espanhol Fernando Alonso, com seus triunfos nos anos de 2008 (Renault) e 2010 (Ferrari); e o inglês Lewis Hamilton, nos anos de 2009 (McLaren) e 2014 (Mercedes).

E com uma vitória estão 4 pilotos, mas ainda na época das provas em Thomson Road.

As equipes com maior número de vitórias em Cingapura, na história, com 3 vitórias cada, são: Ferrari, nos anos de 1970, 2010 e 2015; e Red Bull, nos anos de 2011, 2012 e 2013.

Em 2º lugar está a McLaren, com 2 vitórias, nos anos de 1969 e 2009.

Com uma vitória estão 8 equipes, dentre elas Renault (2008) e Mercedes (2014).

Na Fórmula 1, o maior vencedor do GP de Cingapura é o alemão Sebastian Vettel, com 4 conquistas, nos anos de 2011, 2012, 2013 (as 3 de Red Bull) e 2015 (de Ferrari).

Na 2ª posição, com 2 vitórias, estão o espanhol Fernando Alonso, com seus triunfos nos anos de 2008 (Renault) e 2010 (Ferrari); e o inglês Lewis Hamilton, nos anos de 2009 (McLaren) e 2014 (Mercedes).

Já quanto às equipes, a equipe com maior número de vitórias em Cingapura é a Red Bull, com 3 vitórias, nos anos de 2011, 2012 e 2013.

Em 2º lugar, com 2 vitórias, está a Ferrari, nos anos de 2010 e 2015.

Na 3º posição, com uma vitória, estão a Renault (2008), a McLaren (2009) e a Mercedes (2014).

Como curiosidades, em todos os GP’s Cingaleses, na F1, houve a necessidade da entrada do safety car. Desde 2008, foram 12 entradas do safety car na pista, por acidentes.
E o GP Cingalês é quase sempre o mais longo do calendário, já que nenhuma prova foi completada com menos de uma hora e 56 minutos!

A volta mais rápida no atual circuito foi do alemão Sebastian Vettel, de Ferrari, em 2015, que foi a pole position. Ele registrou 1’43.885 min., com média de 175,521 km/h.


A 15ª prova da temporada 2016 da F1 será a 9ª no Marina Bay Street Circuit na Fórmula 1 (17ª na história do GP Cingalês, e 9ª na Fórmula 1), terá 61 voltas, e será disputada no dia 18 de setembro.

Atual traçado

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