* por Carlos Werzel Júnior
A história do GP da Bélgica foi contada no link
Atualizando os dados, na história do GP da Bélgica, os pilotos vencedores são:
VITÓRIAS |
PILOTOS |
ANOS
E EQUIPES |
6 |
Michael
Schumacher |
1992
e 1995 (ambas de Benetton), 1996, 1997, 2001 e 2002 (estas 4 de Ferrari)
[todas em Spa] |
5 |
Ayrton
Senna |
1985
(Lotus), 1988, 1989, 1990 e 1991 (as últimas 4 de McLaren) [todas em Spa] |
4 |
Jim
Clark |
1962,
1963, 1964 e 1965 (as 4 de Lotus, e em Spa) |
Kimi
Räikkönen |
2004
e 2005 (ambas de McLaren), 2007 e 2009 (ambas de Ferrari) [todas em Spa] |
|
3 |
Juan
Manuel Fangio |
1950
(Alfa Romeo), 1954 (Maserati) e 1955 (Mercedes) [todas em Spa] |
Damon
Hill |
1993
e 1994 (ambas de Williams) e 1998 (Jordan) [todas em Spa] |
|
Lewis Hamilton |
2010
(McLaren), 2015 e 2016 (ambas de Mercedes) [todas em Spa] |
|
Sebastian Vettel |
2011
e 2013 (ambas de Red Bull) e 2018 (Ferrari) [todas em Spa] |
|
2 |
Alberto
Ascari |
1952
e 1953 (ambas de Ferrari, e em Spa) |
Emerson
Fittipaldi |
1972
(Lotus) e 1974 (McLaren) [ambas em Nivelles] |
|
Niki Lauda |
1975
e 1976 (ambas de Ferrari, e em Zolder) |
|
Alain Prost |
1983
(Renault) e 1987 (McLaren) [ambas em Spa] |
|
1 |
37 pilotos: antes da F1: em Spa: Antonio Ascari (1925, de Alfa Romeo); Louis Chiron (1930, de Bugatti); *William Grover-Williams e Caberto Conelli (1931, de Bugatti); Tazio Nuvolari (1933, de Maserati); René Dreyfus (1934, de Bugatti); Rudolf Caracciola (1935, de Mercedes); Rudolf Hasse (1937, de Auto Union); Hermann Lang (1939, de Mercedes); Jean-Pierre Wimille (1947, de Alfa Romeo); Louis Rosier (1949, de Talbot); ainda antes da F1: Eugène Chaboud (1946, de Delage, em Bois de la Cambre); na F1: em Spa: Giuseppe Farina (1951, de Alfa Romeo); Peter Collins (1956, de Ferrari); Tony Brooks (1958, de Vanwall); Jack Brabham (1960, de Cooper); Phil Hill (1961, de Ferrari); John Surtees (1966, de Ferrari); Dan Gurney (1967, de Eagle); Bruce McLaren (1968, de McLaren); Pedro Rodríguez (1970, de BRM); em Zolder: Jackie Stewart (1973, de Tyrrell); Gunnar Nilsson (1977, de Lotus); Mario Andretti (1978, de Lotus); Jody Scheckter (1979, de Ferrari); Didier Pironi (1980, de Ligier); Carlos Reutemann (1981, de Williams); John Watson (1982, de McLaren); Michele Alboreto (1984, de Ferrari); em Spa: Nigel Mansell (1986, de Williams); David Coulthard (1999, de McLaren); Mika Häkkinen (2000, de McLaren); Felipe Massa (2008, de Ferrari); Jenson Button (2012, de McLaren); Daniel Ricciardo (2014, de Red Bull); Nico Rosberg (2016, de Mercedes); Charles Leclerc (2019, de Ferrari) |
* Em 1931 William Grover-Williams e Caberto
Conelli correram juntos no mesmo carro.
Também
na história do GP Belga, as equipes da Fórmula 1 vencedoras são:
VITÓRIAS |
EQUIPES |
ANOS |
18 |
Ferrari |
1952,
1953, 1956, 1961 e 1966 (estas 5 em Spa), 1975, 1976, 1979 e 1984 (estas 4 em
Zolder), 1996, 1997, 2001, 2002, 2007, 2008, 2009, 2018 e 2019 (estas últimas
9 em Spa) |
14 |
McLaren |
1968
(em Spa), 1974 (em Nivelles-Baulers), 1982 (em Zolder), 1987, 1988, 1989,
1990, 1991, 1999, 2000, 2004, 2005, 2010 e 2012 (estas últimas 11 em Spa) |
8 |
Lotus |
1962,
1963, 1964 e 1965 (estas 4 em Spa), 1972 (em Nivelles-Baulers), 1977 e 1978
(estas 2 em Zolder) e 1985 (em Spa) |
6 |
Mercedes |
1935 e 1939 (antes da F1, ambas em
Spa), 1955, 2015, 2016 e 2017 (já na F1 estas 4 em Spa) |
4 |
Alfa
Romeo |
1925 e 1947 (antes da F1, ambas em
Spa), 1950 e 1951
(ambas em Spa) |
Williams |
1981
(em Zolder), 1986, 1993 e 1994 (estas 3 em Spa) |
|
3 |
Bugatti |
1930, 1931 e 1934 (todas em Spa,
antes da F1) |
Red
Bull |
2011,
2013 e 2014 (todas em Spa) |
|
2 |
Maserati |
1933 (antes da F1, em Spa) e 1954 (em Spa) |
Benetton |
1992
e 1995 (ambas em Spa) |
|
1 |
11 equipes: antes da F1: Auto
Union (1937, em Spa); Delage (1946, em Bois de La Cambre); Talbot (1949, em
Spa); na F1: Vanwall (1958, em Spa); Cooper (1960, em Spa);
Eagle (1967, em Spa); BRM (1970, em Spa); Tyrrell (1973, em Zolder); Ligier
(1980, em Zolder); Renault (1983, em Spa); Jordan (1998, em Spa). |
Na Fórmula 1,
os pilotos vencedores em Spa-Francorchamps são:
VITÓRIAS |
PILOTOS |
ANOS
E EQUIPES |
6 |
Michael
Schumacher |
1992
e 1995 (ambas de Benetton), 1996, 1997, 2001 e 2002 (estas 4 de Ferrari) |
5 |
Ayrton
Senna |
1985
(Lotus), 1988, 1989, 1990 e 1991 (as últimas 4 de McLaren) |
4 |
Jim
Clark |
1962,
1963, 1964 e 1965 (as 4 de Lotus) |
Kimi
Räikkönen |
2004
e 2005 (ambas de McLaren), 2007 e 2009 (ambas de Ferrari) |
|
3 |
Juan
Manuel Fangio |
1950
(Alfa Romeo), 1954 (Maserati) e 1955 (Mercedes) |
Damon
Hill |
1993
e 1994 (ambas de Williams) e 1998 (Jordan) |
|
Lewis Hamilton |
2010
(McLaren), 2015 e 2016 (ambas de Mercedes) |
|
Sebastian Vettel |
2011
e 2013 (ambas de Red Bull) e 2018 (Ferrari) |
|
2 |
Alberto
Ascari |
1952
e 1953 (ambas de Ferrari) |
Alain Prost |
1983
(Renault) e 1987 (McLaren) |
|
1 |
17 pilotos: Giuseppe Farina (1951, de Alfa
Romeo); Peter Collins (1956, de Ferrari); Tony Brooks (1958, de Vanwall); Jack
Brabham (1960, de Cooper); Phil Hill (1961, de Ferrari); John Surtees (1966,
de Ferrari); Dan Gurney (1967, de Eagle); Bruce McLaren (1968, de McLaren); Pedro
Rodríguez (1970, de BRM); Nigel Mansell (1986, de Williams); David Coulthard
(1999, de McLaren); Mika Häkkinen
(2000, de McLaren); Felipe Massa (2008, de Ferrari); Jenson Button (2012, de
McLaren); Daniel Ricciardo (2014, de Red Bull); Nico Rosberg (2016, de Mercedes);
Charles Leclerc (2019, de Ferrari) |
As equipes
vencedoras em Spa, na F1, são:
VITÓRIAS |
EQUIPES |
ANOS |
14 |
Ferrari |
1952,
1953, 1956, 1961, 1966, 1996, 1997, 2001, 2002, 2007, 2008, 2009, 2018 e 2019 |
12 |
McLaren |
1968,
1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1999, 2000, 2004, 2005, 2010 e 2012 |
5 |
Lotus |
1962,
1963, 1964, 1965 e 1985 |
4 |
Mercedes |
1955,
2015, 2016 e 2017 |
3 |
Williams |
1986,
1993 e 1994 |
Red
Bull |
2011,
2013 e 2014 |
|
2 |
Alfa
Romeo |
1950
e 1951 |
Benetton |
1992
e 1995 |
|
1 |
7 equipes: Maserati (1954); Vanwall (1958);
Cooper (1960); Eagle (1967); BRM (1970); Renault (1983); Jordan (1998). |
Os
pilotos que fizeram pole positions no circuito de Spa-Francorchamps são:
POLES |
PILOTOS |
ANOS
E EQUIPES |
5 |
Lewis Hamilton |
2008
(McLaren), 2013, 2015, 2016 e 2018 (as 4 de Mercedes) |
4 |
Juan Manuel Fangio |
1951
(Alfa Romeo), 1953 e 1954 (ambas de Maserati) e 1956 (Ferrari) |
Ayrton Senna |
1988,
1989, 1990 e 1991 (todas de McLaren) |
|
3 |
Graham Hill |
1962,
1963 e 1965 (todas de BRM) |
Alain Prost |
1983
(Renault), 1985 (McLaren) e 1993 (Williams) |
|
Mika Häkkinen |
1998,
1999 e 2000 (todas de McLaren) |
|
2 |
Nigel Mansell |
1987
e 1992 (ambas de Williams) |
Jacques Villeneuve |
1996
e 1997 (ambas de Williams) |
|
Juan Pablo Montoya |
2001
(Williams) e 2005 (McLaren) |
|
Nico Rosberg |
2014
e 2016 (ambas de Mercedes) |
|
1 |
22 pilotos: Nino Farina (1950, Alfa Romeo); Alberto Ascari (1952, Ferrari); Eugenio Castellotti
(1955, Lancia); Mike Hawthorn (1958, Ferrari); Jack Brabham (1960, Cooper);
Phil Hill (1961, Ferrari); Dan Gurney (1964,
Brabham); John Surtees (1966, Ferrari); Jim Clark (1967, Lotus); Chris Amon
(1968, Ferrari); Jackie Stewart (1970, March); Nelson Piquet (1986,
Williams); Rubens Barrichello (1994, Jordan); Gerhard Berger (1995, Ferrari);
Michael Schumacher (2002, Ferrari); Jarno
Trulli (2004, Renault); Kimi Räikkönen (2007, Ferrari); Giancarlo Fisichella
(2009, Force India); Mark Webber (2010, Red
Bull); Sebastian Vettel (2011, Red Bull); Jenson Button (2010, McLaren);
Charles Leclerc (2019, Ferrari) |
A volta mais rápida no atual circuito (contando pole positions e voltas mais rápidas na prova) foi do monegasco Charles Leclerc, de Ferrari, em 2019, que foi a pole position naquele ano. Ele registrou 1’42.519 min., com média de 245,948 km/h.
Até
hoje foram disputados 75 GP’s da Bélgica, em toda sua história, sendo 8 antes
da 2ª Guerra Mundial, mais 3 após a 2ª Guerra, e 64 provas na Fórmula 1. Das 64,
foram 2 em Nivelles-Baulers, 10 em Zolder e 52 em Spa-Francorchamps.
A 7ª prova da temporada 2020 da F1 será a 53ª em Spa-Francorchamps (65ª na história do GP Belga na F1, e a 76ª na história do GP), terá 44 voltas, e será disputada no dia 30 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário