quarta-feira, 13 de abril de 2016

# 5 - Nota de desculpas e GP da China

            Saudações a você que está lendo o blog da Radio Paddock F1!

            Primeiro pedimos desculpas a todos, deveríamos ter gravado nosso programa nº 3, porém nós 4 (Carlos Eduardo Werlang, Carlos Werzel Jr., Diego Gambassi e Luís Virgílio Caldas) tivemos imprevistos, e não foi possível gravarmos.

            No próximo final de semana teremos o GP da China de 2016, e no final de semana seguinte gravaremos o programa nº 3, onde faremos breve comentário sobre o GP do Bahrein, e, claro, comentaremos do final de semana na China, além de tratarmos do próximo GP, o da Rússia.

            Escrevendo um pouco sobre o GP Chinês, é mais um GP relativamente novo, realizado no Shanghai International Circuit, no distrito de Jiading, cidade de Shanghai. Assim como o Bahrein, o 1º GP da China foi realizado em 2004, no dia 26 de setembro.

            Inicialmente, o contrato do GP da China com a Formula One Management foi de 7 anos, de 2004 a 2011. Em fevereiro de 2011 houve um novo acordo entre a F1 e os organizadores do GP, e estes se recusavam a pagar a taxa exigida para realização do GP (essa taxa estava entre as mais altas pagas para sediar uma prova da F1). Os chefes da F1 reduziram esta taxa, e foi fechado novo acordo para a China sediar seu GP até 2017.

            Até hoje foram realizados 12 GPs. O piloto com mais vitórias é Lewis Hamilton, com 4 vitórias (2008 e 2011 [McLaren], 2014 e 2015 [Mercedes]). A equipe com maior número de vitórias é a Ferrari, com 4 vitórias também (2004, 2006, 2007 e 2013).


            O circuito de Shanghai tem extensão de 5.451 metros. É um autódromo, possui sentido horário, e é de média velocidade.


O circuito possui 16 curvas, sendo 9 para a direita e 7 para a esquerda. Foi desenhado pelo alemão Hermann Tilke, e foi inspirado no caractere do alfabeto chinês “shang”, que significa “para cima”, “subir”.

Tem 2 grandes retas. No final da reta dos boxes, há 2 curvas que, juntas, tem 270 graus, e bem exigentes do piloto.

A reta oposta, que inicia após a curva 13, é a mais longa do calendário da F1, com 1.170 metros, e no final dela há um hairpin, ou seja, o piloto chega a quase 330 km por hora na reta, 8ª Marcha, e deve reduzir para a 2ª marcha, para cerca de 80 km/h.

O recorde de volta foi de Michael Schumacher, com a Ferrari, em 2004. Ele registrou 1’32.238 min, com média de 212,749 km/h.

A 3ª prova da temporada 2016 da Fórmula 1 será a 13ª em Shanghai, terá 56 voltas, e será disputada no dia 17 de abril.

 No final de semana seguinte ao do GP da China gravaremos nosso podcast nº 3, e lá traremos outras curiosidades do GP Chinês, nossas impressões e palpites pessoais, notícias da Fórmula 1, etc.

Nosso espaço está aberto à opiniões, críticas e sugestões! Entre em contato conosco!


Grande abraço!

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