segunda-feira, 25 de abril de 2016

#7 - Grande Prêmio da Rússia

É um dos GP’s mais novos do calendário da Fórmula 1, realizado no Sochi Autodrom (antes conhecido como Sochi International Street Circuit e Sochi Olympic Park Circuit). O 1º GP foi realizado em 12 de outubro de 2014.

Planos para um Grande Prêmio da Rússia surgiram no início dos anos 80. Houve uma proposta de um circuito em Moscou, e a prova seria chamada de Grande Prêmio da União Soviética. 

A prova foi incluída provisoriamente no calendário de 1983 da F1, mas barreiras burocráticas impediram a realização da prova. Apesar disso, Bernie Ecclestone continuou na sua vontade de realizar uma prova de F1 em um país da chamada “Cortina de Ferro”, e a Hungria se tornou o 1º país comunista a sediar um prova da F1, em 1986.

Em 2001, Vladimir Putin, então presidente da Rússia, expressou apoio pessoal ao projeto do “Pulkovskoe Ring”, próximo ao aeroporto de Pulkovo, mas a prova não saiu do papel. Outra tentativa foi feita em 2003, com a assembleia de Moscou aprovando um projeto de construir uma pista na área Molzhaninovsky, no Distrito do Norte de Moscou, projeto este conhecido como Nagatino Island. O projeto foi abandonado depois de uma disputa sobre o contrato comercial.

Em setembro de 2008, foi revelado que estavam começando os trabalhos em uma pista de Fórmula 1, a ser localizada na cidade de Fedyukino, no Distrito Volokolamsky da Província de Moscou, aproximadamente a 77 quilômetros de Moscou. Conhecida como Moscow Raceway, a pista foi desenhada por Hermann Tilke, para sediar as provas da F1 e da Moto GP. Este plano de sediar um Grand Prix nunca foi concretizado, mas ao contrário dos projetos Pulkovskoe Ring e Nagatino Island, o circuito foi terminado, e em 2012 sediou provas da Fórmula Renault 3.5 e 2.0, assim como da FIA GT1 World Championship, e da Superbike World Championship.

Vitaly Petrov tornou-se o 1º piloto russo a participar do campeonato de F1 em 2010, adicionando novo ímpeto ao projeto de um GP na Rússia. Bernie Ecclestone expressou desejo de ver a F1 viajar à Rússia, em um circuito em Moscou ou na cidade de Sochi. Depois de décadas tentando reestabelecer a prova, o novo GP da Rússia foi oficialmente anunciado em 14 de outubro de 2010, para debutar em 2014, com contrato até 2020. A prova está sediada na cidade de Sochi, que em 2014 sediou as Olimpíadas de Inverno.

Até hoje foram realizadas 2 provas, e o grande vencedor é Lewis Hamilton, que foi vitorioso nas 2 provas, com a equipe Mercedes.

O Sochi Autodrom tem 5.848 metros e é o 3º circuito mais longo do calendário da Fórmula 1. Possui 18 curvas, sendo 12 para a direita, e 6 para a esquerda.



O circuito foi construído em volta do Parque Olímpico de Sochi, e o traçado passa por algumas construções que foram utilizadas nas Olimpíadas de Inverno de 2014. Também cerca de 1,7 km do circuito passa por ruas públicas.

É um circuito de rua, no sentido horário e de média velocidade.

A volta mais rápida foi de Nico Rosberg, com a Mercedes, em 2015, que aliás foi a pole position da prova desse ano. Ele registrou 1’37.113 min, com média de 216,7866 km/h.


A 4ª prova da temporada 2016 da F1 será a 3ª em Sochi, terá 53 voltas, e será disputada no dia 1º de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário