terça-feira, 23 de agosto de 2016

#16 - Grande Prêmio da Bélgica (parte 2)

* por Carlos Werzel Júnior

(cont...)

Outros fatos e momentos marcantes dos GP's Belgas:

1960: ocorreu um dos finais de semana mais tristes da Fórmula 1. Durante os treinos, o inglês Stirling Moss bateu feio na curva Burnenville, foi arremessado do carro para o meio da pista e ficou inconsciente. Ele quebrou as pernas, 3 vértebras, várias costelas, mas sobreviveu. Porém acabou não disputando mais boa parte das provas daquele ano.
Outro britânico, Mike Taylor, também sofreu grave acidente nos treinos, batendo em árvores perto da curva Stavelot, encerrando sua carreira na F1.
Mas a corrida foi mais desastrosa. Na volta 17, Chris Bristow estava brigando por posição com Willy Mairesse, os dois tocaram rodas próximo à curva Malmedy, Chris perdeu o controle de seu carro, bateu, foi arremessado para fora do carro, e faleceu.
Cinco voltas depois, outro inglês, Alan Stacey, estava em 6º quando um pássaro bateu em seu rosto, na reta Masta. Ele perdeu o controle do seu carro a 228 km/h, saiu da pista e bateu. Seu carro chegou a explodir, e nem é preciso escrever o resultado.

1968: nesta prova, pela primeira vez, foram utilizadas asas em alguns carros, para melhoria aerodinâmica. Apesar que alguns mais pareciam monstros hehehe.
A equipe McLaren conquistou sua 1ª vitória na história da F1! Foi também a última vitória do seu fundador Bruce McLaren, na F1.

Sobre o alemão Michael Schumacher, em 1992 ele venceu sua 1ª prova na Fórmula 1 na Bélgica, de Benetton, e em 2001 ele conseguiu sua 52ª vitória, passando Alain Prost em nº de vitórias, tornando-se o piloto com  maior nº de vitórias na categoria!

O circuito de Spa-Francorchamps, apesar do nome, não fica na cidade de Spa, mas em Francorchamps, que é uma localidade da municipalidade de Stavelot, na província de Liège. O circuito também fica na bela floresta Ardennes.

A antiga pista tinha 14.100 metros, e o recorde de volta é do belga Jacky Ickx, de Ferrari, mas no Campeonato Mundial de Carros Esporte, nos 1000 km de Spa, quando fez a pole em 3 minutos, 12.7 segundos, com média de 263,414 km/h!

A atual pista de Spa tem 7.004 metros, fica em um autódromo, é de alta velocidade e no sentido horário. Possui 20 curvas, sendo 11 para a direita e 9 para a esquerda.

Em janeiro de 2015, o ministro da economia do governo da Valônia (uma das 3 regiões da Bélgica, onde fica o circuito de Spa), Jean-Claude Marcourt, confirmou uma extensão do contrato de Spa até 2018, para sediar GP’s de Fórmula 1.

Até hoje foram disputados 71 GP’s da Bélgica, em toda sua história, sendo 8 antes da 2ª Guerra Mundial, mais 3 após a 2ª Guerra, e 60 provas na Fórmula 1. Das 60, foram 2 em Nivelles-Baulers, 10 em Zolder e 48 em Spa-Francorchamps.

Na história do GP Belga o maior vencedor é o alemão Michael Schumacher, com 6 vitórias, nos anos de 1992, 1995 (as 2 de Benetton), 1996, 1997, 2001 e 2002 (as 4 de Ferrari).

Em 2º lugar está o brasileiro Ayrton Senna, com 5 triunfos, nos anos de 1985 (de Lotus), 1988, 1989, 1990 e 1991 (as 4 de McLaren).

Na 3ª posição, com 4 vitórias, temos 2 pilotos, o escocês Jim Clark (1962, 1963, 1964 e 1965 [todas de Lotus]), e o finlandês Kimi Räikkönen (2004, 2005 [as 2 de McLaren], 2007 e 2009 [ambas de Ferrari]).

Dos outros pilotos atuais, com 2 vitórias estão Sebastian Vettel (2011 e 2013 [ambas de Red Bull]), e Lewis Hamilton (2010 [McLaren] e 2015 [Mercedes]).
Com uma vitória estão: Felipe Massa (2008, de Ferrari), Jenson Button (2012, de McLaren), e Daniel Ricciardo (2014, de Red Bull).

A equipe com maior número de vitórias é a Ferrari, com 16 vitórias, nos anos de 1952, 1953, 1956, 1961, 1966, 1975, 1976, 1979, 1984, 1996, 1997, 2001, 2002, 2007, 2008 e 2009.
Em 2º lugar está a McLaren, com 14 vitórias, nos anos de 1968, 1974, 1982, 1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1999, 2000, 2004, 2005, 2010 e 2012.

Apenas em Spa o maior vencedor é Michael Schumacher, com as 6 vitórias acima citadas.

Em 2º, com 5 vitórias, está o tricampeão Ayrton Senna. Suas vitórias foram citadas mais acima, sendo 4 consecutivas (igualado a Jim Clark, que também venceu 4 seguidas em Spa).

Os outros vencedores em Spa são os já mencionados acima.

A equipe com maior nº de vitórias em Spa é a Ferrari, com 12 no total (1952, 1953, 1956, 1961, 1966, 1996, 1997, 2001, 2002, 2007, 2008 e 2009).
A McLaren também tem 12 vitórias, nos anos de 1968, 1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1999, 2000, 2004, 2005, 2010 e 2012.

Os pilotos com maior número de pole positions, apenas em Spa, com 4 cada, são Juan Manuel Fangio (1951 [Alfa Romeo], 1953 e 1954 [as 2 de Maserati] e 1956 [Ferrari]) e Ayrton Senna (1988, 1989, 1990 e 1991, todas de McLaren, o único piloto com 4 poles consecutivas).
O francês Alain Prost tem 3 poles em Spa, e mais uma em Zolder (1982, de Renault).

Os pilotos atuais com poles em Spa-Francorchamps são:
- Lewis Hamilton, com 3, em 2008 (McLaren), 2013 e 2015 (ambas de Mercedes);
- Kimi Räikkönen, com uma, em 2007, de Ferrari;
- Sebastian Vettel, com uma, em 2011, de Red Bull;
- Jenson Button, com uma, em 2012, de McLaren;
- Nico Rosberg, com uma, em 2014, de Mercedes.

A volta mais rápida no atual circuito foi do australiano Mark Webber, de Red Bull, em 2010, que foi a pole position naquele ano. Ele registrou 1’45.778 min., com média de 238,371 km/h.


A 13ª prova da temporada 2016 da F1 será a 49ª em Spa-Francorchamps na Fórmula 1 (72ª na história do GP Belga, e 61ª na Fórmula 1), terá 44 voltas, e será disputada no dia 28 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário