terça-feira, 23 de agosto de 2016

#16 - Grande Prêmio da Bélgica (parte 1)

* por Carlos Werzel Júnior

É uma prova automobilística anual realizada em quase todos os anos desde 1925. Faz parte da Fórmula 1 desde 1950, só não tendo sido incluída no calendário da F1 em alguns anos.

O primeiro Grande Prêmio foi realizado em 1925, no circuito de Spa-Francorchamps.

O circuito de Spa-Francorchamps foi projetado em 1920, por Jules de Thier e Henri Langlois Van Ophem, e sua construção finalizada em 1921. Originalmente a pista tinha formato de triângulo, usava estradas públicas entre as cidades de Francorchamps, Malmedy e Stavelot, e possuía praticamente 15 km de extensão.

O primeiro traçado de Spa

Inicialmente foi usado para provas de motociclismo até 1924, e com o sucesso das 24 Horas de Le Mans em 1923, foi criada uma prova similar em Spa, as 24 Horas de Spa, que acontece até os dias de hoje.

Houve 8 GP’s até 1939, após veio a 2ª Guerra Mundial, e o GP voltou a ser realizado em 1946, desta vez no circuito chamado Bois de la Cambre. Em 1947 volta a Spa-Francorchamps, desta vez o circuito foi modificado, encurtado para 14.100 metros, ficando mais rápido (foram retiradas quase todas as curvas lentas). Em 1949 é novamente realizado o GP Belga em Spa.

Em 1950 o GP da Bélgica entra no calendário da criada Fórmula 1, no circuito de Spa-Francorchamps. Nessa época Spa era um circuito conhecido por ser um dos mais extremos, desafiadores e assustadores na história dos esportes a motor. Quase todas as curvas eram rápidas, e o mínimo erro do piloto poderia ser fatal, pela falta de segurança do traçado, até porque passava próximo de casas, árvores, postes etc.

Na Fórmula 1 houve GP’s em Spa até 1970 (exceto nos anos de 1957, 1959 e 1969). Em 1971 o GP Belga foi cancelado, pois o circuito de Spa era muito rápido e perigoso. Assim, decidiu-se que haveria um revezamento entre outros 2 circuitos da Bélgica, para seu GP: Nivelles-Baulers e Zolder.

Nivelles-Baulers era um circuito próximo de Bruxelas, e que foi considerado seguro demais, tinha grandes áreas de escape, e alguns pilotos o descreveram como “estéril e brando”. Houve apenas 2 GP’s neste circuito, em 1972 e 1974. Problemas econômicos o tiraram do calendário da F1.



Zolder (ou Circuit Terlaemen) é um circuito que fica no norte da Bélgica. O 1º GP da F1 lá foi em 1973, e permaneceu no calendário de 1975 a 1982. Aliás, 1982 foi marcante pelo falecimento do piloto canadense Gilles Villeneuve, nos treinos para o GP Belga.

Traçado de Zolder

Em 1983, o GP da Bélgica volta a Spa-Francorchamps, porém o circuito foi encurtado em mais ou menos metade da sua extensão, tendo agora cerca de 7 km. Já nesse 1º ano de Spa encurtada, o circuito caiu no gosto de pilotos, público e equipes.

Em 1984 a prova volta a Zolder, agora pela última vez, e o vencedor foi o italiano Michele Alboreto, de Ferrari. Desde 1985, o GP da Bélgica é realizado no circuito de Spa-Francorchamps, exceto nos anos de 2003 e 2006, quando não houve a prova belga.

Spa-Francorchamps é um circuito favorito entre fãs e pilotos, rápido, desafiador. O velho traçado (usado até 1970) era bastante veloz. Na época era a pista mais veloz da Europa, e um dos setores mais amedrontadores da pista era a rápida chicane Masta Kink. Após a curva Malmedy havia uma reta de mais de 2 quilômetros, e no meio dela havia a veloz chicane Masta Kink, que exigia perícia e bravura do piloto. O tricampeão Jackie Stewart, em 2011, disse que Masta Kink é talvez a curva mais dura em qualquer pista que ele já enfrentou em sua carreira, mais até que a Eau Rouge.

De 1983 em diante, Spa passou por algumas mudanças no traçado, as mais significativas foram na chicane Bus Stop. E, claro, quando ela foi diminuída na sua extensão, a linha de chegada foi modificada.....antes ficava depois do hairpin La Source, após ficou antes da La Source.

O circuito sempre foi conhecido pelo clima imprevisível. Tanto que chegou a ocorrer provas lá com chuva por 20 anos seguidos.

Alguns dos traçados de Spa-Francorchamps:
1 - O antigo na Fórmula 1, com seus 14,1 km;
2 - O traçado usado de 1983 a 1985;
3 - O traçado usado em 1994, com a chicane antes da curva Eau Rouge;
4 - O traçado usado de 1996 a 2001;
5 - O traçado usado de 2002 a 2004, com a mudança na chicane Bus Stop;
6 - O traçado usado em 2005;
7 - O atual traçado, usado desde 2007, com nova mudança na Bus Stop

Alguns fatos marcantes do GP Belga:

1956: chovia quando começou a corrida, e Stirling Moss pegou a liderança. Mas já na 5ª volta Fangio recuperou a liderança. Na volta 10, Moss estava em 2º, a 8 segundos de Fangio, com a pista secando, quando perdeu uma roda traseira na subida depois da Eau Rouge.
Moss conseguiu parar o carro em local seguro, e voltou correndo a pé para os boxes, onde pegou o carro do seu companheiro Cesare Perdisa (na época 2 pilotos podiam dividir o mesmo carro, dividindo os pontos), terminando a prova em 3º, a mais de 3 minutos atrás do vencedor, Peter Collins. Outros tempos!

No video abaixo, essa cena aparece aos 3:12



1981: no circuito de Zolder, houve um fim de semana caótico, até porque a F1 estava no meio da guerra FISA-FOCA que ocorria na época. Nos treinos livres da sexta feira, um mecânico da Osella foi atropelado nos boxes (que eram estreitos) pelo argentino Carlos Reutemann, e acabou falecendo no dia após a corrida.
Por conta disto os pilotos ameaçaram uma greve, mas a prova aconteceu, mais tarde que o previsto.
Já preparados os carros para a largada, a Arrows de Riccardo Patrese “morreu”, e seu mecânico Dave Luckett pulou na pista, para tentar religá-lo. A largada foi autorizada assim mesmo, e o companheiro de Patrese, o italiano Siegfried Stohr (sim, italiano, apesar desse nome) bateu na traseira de Patrese, pegando o mecânico. Stohr saiu do carro desesperado, mas o mecânico apenas teve uma perna quebrada e lacerações, apesar de ter ficado inconsciente na hora.



1992: em Spa, o francês Érik Comas sofreu um forte acidente nos treinos livres, e Ayrton Senna, que passava por ali, parou seu carro e foi desligar o motor do carro do francês, para não causar incêndio, pois Comas ficou desacordado por instantes.



1998: em Spa, após a largada, houve um dos maiores acidentes da história da Fórmula 1, que envolveu 13 carros!

Abaixo video da Globo



Já após a 2ª largada, houve um acidente em que Michael Schumacher bateu na traseira de David Coulthard, pela pouca visibilidade, pois chovia bastante.




Nessa corrida houve a 1ª vitória da equipe Jordan, com o inglês Damon Hill. Seu companheiro Ralf Schumacher, ficou na 2ª posição.


(continua...)

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