(cont.)
Mais
alguns fatos interessantes que ocorreram no GP da Alemanha:
-
o GP de 1985, em Nürburgring, foi o 1º em que uma câmera onboard foi usada em
um carro de F1, numa corrida, que foi na Renault de François Hesnault. Essa
prova também marcou a última vez em que uma equipe usou 3 carros numa corrida
da F1, foi a equipe Renault (além de Hesnault, Derek Warwick e Patrick Tambay
correram pela equipe francesa).
-
no GP de 1995, em Hockenheim, Michael Schumacher se tornou o 1º alemão a vencer
em casa, desde a vitória de Rudolf Caracciola em 1939.
Hockenheimring
Baden-Württemberg é um circuito situado no vale do rio Reno, perto da cidade de
Hockenheim, no estado de Baden-Württemberg. Foi originalmente construído em
1932, usando estradas em uma floresta.
Primeiro
foi usado para corridas de motos, e depois foi expandido para ser usado como
pista de testes da Mercedes-Benz e da Auto Union. Em 1938 o circuito foi
renomeado para Kurpfalzring, e este nome foi usado até 1947.
Em
1965 uma nova versão do circuito de Hockenheim foi construída, com o Motodrom,
a chamada seção do “estádio”. Em 1968, o escocês Jim Clark falece em uma
corrida de Fórmula 2 no circuito, e 2 chicanes rápidas são adicionadas ao
traçado.
Em
1982 uma outra chicane foi adicionada à Ostkurve, após o acidente fatal de
Patrick Depailler em 1980, e a 1ª chicane foi também modificada, ficando mais
lenta.
O
antigo traçado de Hockenheim, adorado por muitos fãs da F1, tinha 6.823 metros,
e possuía 4 longas retas (de cerca de 1,3 km cada uma), separadas por chicanes,
e a chamada seção do “estádio”, mais lento. As retas cortavam a Floresta Negra.
Em
2002, a FIA mudou o traçado de Hockenheim, sendo tirada toda a parte da
Floresta Negra. O circuito passou a ter 4.574 metros. Particularmente para este
que escreve, perdeu toda a graça do circuito...
Como
escrito, o atual circuito de Hockenheim tem 4.574 metros, fica em um autódromo,
é de média alta velocidade e no sentido horário. Possui 16 curvas, sendo 10
para a direita, e 6 para a esquerda.
Hockenheim
possui contrato com a FOM até 2018, para sediar o GP da Alemanha.
Até
hoje foram disputados 75 GP’s da Alemanha, em toda sua história, sendo 12 antes
da 2ª Guerra Mundial, e 63 provas na Fórmula 1. Das 63, foram 2
extra-campeonato, 1 no circuito de AVUS, 26 em Nürburgring e 34 em Hockenheim.
Na
história do GP Alemão o maior vencedor é um piloto pré 2ª Guerra Mundial. O
alemão Rudolf Caracciola venceu 6 vezes, nos anos de 1926, 1928, 1931, 1932,
1937 e 1939 (em todos os anos de Mercedes, exceto em 1932 que foi de Alfa
Romeo).
Em
2º lugar está outro alemão, Michael Schumacher, com 4 triunfos, nos anos de 1995
(Benetton), 2002, 2004 e 2006 (as 3 de Ferrari). Todas em Hockenheim.
Na
3ª posição, com 3 vitórias, temos 6 pilotos, dentre eles os brasileiros Nelson
Piquet (1981 [Brabham], 1986 e 1987 [ambas de Williams]) e Ayrton Senna (1988,
1989 e 1990 [todas de McLaren]). Também entre eles está Fernando Alonso, com as
vitórias em 2005 (Renault), 2010 e 2012 (ambas de Ferrari).
E
na 4ª posição, com 2 vitórias, há 7 pilotos, dentre eles Lewis Hamilton, nos
anos de 2008 e 2011 (ambas de McLaren, e nos circuitos de Hockenheim e
Nürburgring, respectivamente).
A
equipe com maior número de vitórias é a Ferrari, com 22 vitórias, nos anos de 1950,
1951, 1952, 1953, 1956, 1959, 1963, 1964, 1972, 1974, 1977, 1982, 1983, 1985,
1994, 1999, 2000, 2002, 2004, 2006, 2010 e 2012.
Em
2º lugar estão a Mercedes e a Williams, com 9 vitórias cada. A Mercedes nos anos
de 1926, 1927, 1928, 1931, 1937, 1938, 1939, 1954 e 2014, enquanto a Williams
em 1979, 1986, 1987, 1991, 1992, 1993, 1996, 2001 e 2003.
Em
3º lugar está a McLaren, com 8 triunfos, nos anos de 1976, 1984, 1988, 1989,
1990, 1998, 2008 e 2011.
Apenas
em Hockenheim o maior vencedor é Michael Schumacher, com 4 vitórias, em 1995
(Benetton), 2002, 2004 e 2006 (as 3 de Ferrari), como já referido acima.
Em
2º, com 3 vitórias, estão Nelson Piquet (1981 [Brabham], 1986 e 1987 [ambas de
Williams]), Ayrton Senna (1988, 1989 e 1990 [todas de McLaren]), e Fernando
Alonso (2005 [Renault], 2010 e 2012 [ambas de Ferrari]).
Dentre
os outros pilotos atuais, Lewis Hamilton tem uma vitória (2008, de McLaren), e
Nico Rosberg tem uma também (2014, de Mercedes).
A
equipe com maior nº de vitórias em Hockenheim é a Ferrari, com 11 no total (1977,
1982, 1983, 1994, 1999, 2000, 2002, 2004, 2006, 2010 e 2012).
Em
2º está a Williams com 9 vitórias (1979, 1986, 1987, 1991, 1992, 1993, 1996,
2001 e 2003).
Na
3ª posição está a McLaren, com 6 vitórias (1984, 1988, 1989, 1990, 1998 e 2008).
Os
pilotos com maior número de pole positions (três cada) são Alain Prost (1981
[Renault], 1984 [McLaren] e 1993 [Williams]), Nigel Mansell (1987, 1991 e 1992
[todas de Williams]) e Ayrton Senna (1988, 1989 e 1990, todas de McLaren, o
único piloto com 3 poles consecutivas em Hockenheim).
Os
pilotos atuais com poles em Hockenheim são:
-
Kimi Räikkönen, com duas, em 2005 e 2006, ambas na McLaren;
-
Lewis Hamilton, com uma, em 2008, de McLaren;
-
Sebastian Vettel, com uma, em 2010, de Red Bull;
-
Fernando Alonso, com uma, em 2012, de Ferrari;
-
Nico Rosberg, com uma, em 2014, de Mercedes.
A
volta mais rápida no atual circuito foi do alemão Michael Schumacher, de Ferrari,
em 2004, que foi a pole position naquele ano. Ele registrou 1’13.306 min., com
média de 224,625 km/h.
A
12ª prova da temporada 2016 da F1 será a 35ª em Hockenheim na Fórmula 1 (76ª na
história do GP Alemão, e 64ª na Fórmula 1, se considerarmos as 2 provas extra-campeonato
em 1950 e 1960), terá 67 voltas, e será disputada no dia 31 de julho.
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