terça-feira, 26 de julho de 2016

#15 - Grande Prêmio da Alemanha (parte 2)

* por Carlos Werzel Júnior

(cont.)

Mais alguns fatos interessantes que ocorreram no GP da Alemanha:

- o GP de 1985, em Nürburgring, foi o 1º em que uma câmera onboard foi usada em um carro de F1, numa corrida, que foi na Renault de François Hesnault. Essa prova também marcou a última vez em que uma equipe usou 3 carros numa corrida da F1, foi a equipe Renault (além de Hesnault, Derek Warwick e Patrick Tambay correram pela equipe francesa).
- no GP de 1995, em Hockenheim, Michael Schumacher se tornou o 1º alemão a vencer em casa, desde a vitória de Rudolf Caracciola em 1939.

Hockenheimring Baden-Württemberg é um circuito situado no vale do rio Reno, perto da cidade de Hockenheim, no estado de Baden-Württemberg. Foi originalmente construído em 1932, usando estradas em uma floresta.

Primeiro foi usado para corridas de motos, e depois foi expandido para ser usado como pista de testes da Mercedes-Benz e da Auto Union. Em 1938 o circuito foi renomeado para Kurpfalzring, e este nome foi usado até 1947.

Em 1965 uma nova versão do circuito de Hockenheim foi construída, com o Motodrom, a chamada seção do “estádio”. Em 1968, o escocês Jim Clark falece em uma corrida de Fórmula 2 no circuito, e 2 chicanes rápidas são adicionadas ao traçado.

Em 1982 uma outra chicane foi adicionada à Ostkurve, após o acidente fatal de Patrick Depailler em 1980, e a 1ª chicane foi também modificada, ficando mais lenta.

O antigo traçado de Hockenheim, adorado por muitos fãs da F1, tinha 6.823 metros, e possuía 4 longas retas (de cerca de 1,3 km cada uma), separadas por chicanes, e a chamada seção do “estádio”, mais lento. As retas cortavam a Floresta Negra.

Em 2002, a FIA mudou o traçado de Hockenheim, sendo tirada toda a parte da Floresta Negra. O circuito passou a ter 4.574 metros. Particularmente para este que escreve, perdeu toda a graça do circuito...

Traçados de Hockenheim:
1 - de 1970 a 1981;
2 - de 1982 a 1989, foi adicionada uma chicane à Ostkurve;
3 - 1990 e 1991, foi modificada a Ostkurve;
4 - 1992 e 1993, novamente modificada a Ostkurve;
5 - 1994 a 2001, foram modificadas 2 chicanes;
6 - de 2002 até hoje, traçado atual

Como escrito, o atual circuito de Hockenheim tem 4.574 metros, fica em um autódromo, é de média alta velocidade e no sentido horário. Possui 16 curvas, sendo 10 para a direita, e 6 para a esquerda.

Hockenheim possui contrato com a FOM até 2018, para sediar o GP da Alemanha.

Até hoje foram disputados 75 GP’s da Alemanha, em toda sua história, sendo 12 antes da 2ª Guerra Mundial, e 63 provas na Fórmula 1. Das 63, foram 2 extra-campeonato, 1 no circuito de AVUS, 26 em Nürburgring e 34 em Hockenheim.

Na história do GP Alemão o maior vencedor é um piloto pré 2ª Guerra Mundial. O alemão Rudolf Caracciola venceu 6 vezes, nos anos de 1926, 1928, 1931, 1932, 1937 e 1939 (em todos os anos de Mercedes, exceto em 1932 que foi de Alfa Romeo).

Em 2º lugar está outro alemão, Michael Schumacher, com 4 triunfos, nos anos de 1995 (Benetton), 2002, 2004 e 2006 (as 3 de Ferrari). Todas em Hockenheim.

Na 3ª posição, com 3 vitórias, temos 6 pilotos, dentre eles os brasileiros Nelson Piquet (1981 [Brabham], 1986 e 1987 [ambas de Williams]) e Ayrton Senna (1988, 1989 e 1990 [todas de McLaren]). Também entre eles está Fernando Alonso, com as vitórias em 2005 (Renault), 2010 e 2012 (ambas de Ferrari).

E na 4ª posição, com 2 vitórias, há 7 pilotos, dentre eles Lewis Hamilton, nos anos de 2008 e 2011 (ambas de McLaren, e nos circuitos de Hockenheim e Nürburgring, respectivamente).

A equipe com maior número de vitórias é a Ferrari, com 22 vitórias, nos anos de 1950, 1951, 1952, 1953, 1956, 1959, 1963, 1964, 1972, 1974, 1977, 1982, 1983, 1985, 1994, 1999, 2000, 2002, 2004, 2006, 2010 e 2012.
Em 2º lugar estão a Mercedes e a Williams, com 9 vitórias cada. A Mercedes nos anos de 1926, 1927, 1928, 1931, 1937, 1938, 1939, 1954 e 2014, enquanto a Williams em 1979, 1986, 1987, 1991, 1992, 1993, 1996, 2001 e 2003.
Em 3º lugar está a McLaren, com 8 triunfos, nos anos de 1976, 1984, 1988, 1989, 1990, 1998, 2008 e 2011.

Apenas em Hockenheim o maior vencedor é Michael Schumacher, com 4 vitórias, em 1995 (Benetton), 2002, 2004 e 2006 (as 3 de Ferrari), como já referido acima.

Em 2º, com 3 vitórias, estão Nelson Piquet (1981 [Brabham], 1986 e 1987 [ambas de Williams]), Ayrton Senna (1988, 1989 e 1990 [todas de McLaren]), e Fernando Alonso (2005 [Renault], 2010 e 2012 [ambas de Ferrari]).

Dentre os outros pilotos atuais, Lewis Hamilton tem uma vitória (2008, de McLaren), e Nico Rosberg tem uma também (2014, de Mercedes).

A equipe com maior nº de vitórias em Hockenheim é a Ferrari, com 11 no total (1977, 1982, 1983, 1994, 1999, 2000, 2002, 2004, 2006, 2010 e 2012).
Em 2º está a Williams com 9 vitórias (1979, 1986, 1987, 1991, 1992, 1993, 1996, 2001 e 2003).
Na 3ª posição está a McLaren, com 6 vitórias (1984, 1988, 1989, 1990, 1998 e 2008).

Os pilotos com maior número de pole positions (três cada) são Alain Prost (1981 [Renault], 1984 [McLaren] e 1993 [Williams]), Nigel Mansell (1987, 1991 e 1992 [todas de Williams]) e Ayrton Senna (1988, 1989 e 1990, todas de McLaren, o único piloto com 3 poles consecutivas em Hockenheim).

Os pilotos atuais com poles em Hockenheim são:
- Kimi Räikkönen, com duas, em 2005 e 2006, ambas na McLaren;
- Lewis Hamilton, com uma, em 2008, de McLaren;
- Sebastian Vettel, com uma, em 2010, de Red Bull;
- Fernando Alonso, com uma, em 2012, de Ferrari;
- Nico Rosberg, com uma, em 2014, de Mercedes.

A volta mais rápida no atual circuito foi do alemão Michael Schumacher, de Ferrari, em 2004, que foi a pole position naquele ano. Ele registrou 1’13.306 min., com média de 224,625 km/h.


A 12ª prova da temporada 2016 da F1 será a 35ª em Hockenheim na Fórmula 1 (76ª na história do GP Alemão, e 64ª na Fórmula 1, se considerarmos as 2 provas extra-campeonato em 1950 e 1960), terá 67 voltas, e será disputada no dia 31 de julho.

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