terça-feira, 19 de julho de 2016

#14 - Grande Prêmio da Hungria (parte 2)

* por Carlos Werzel Júnior

(cont.)

Fora os momentos marcantes na 1ª parte do texto, no GP da Hungria ocorreu ainda:

- em 1987 Mansell teve um pneu furado no final da prova;
- em 1993 aconteceu a 1ª vitória de Damon Hill na Fórmula 1;
- em 1997 houve a “quase” vitória de Damon Hill, pela Arrows;
- em 2001, Michael Schumacher igualou a Alain Prost em nº de vitórias, 51;
- em 2003 aconteceu a 1ª vitória de Fernando Alonso na F1, que foi também a 1ª vitória de um piloto espanhol na categoria;
- em 2006 ocorreu a 1ª vitória de Jenson Button na categoria, que, aliás, foi a 1ª prova abaixo de chuva na Hungria;
- em 2008 a vitória foi do finlandês Heikki Kovalainen, que se tornou o 100º piloto vencedor na Fórmula 1;
- em 2010 houve a sensacional ultrapassagem de Rubens Barrichello sobre o alemão Michael Schumacher na reta dos boxes, mesmo passando a centímetros do muro, já que Schumacher o espremeu no muro;
- por fim, também em GP’s Húngaros houve as estreias de 2 pilotos, como 1º piloto de seus países na F1: o húngaro Zsolt Baumgartner em 2003, e o polonês Robert Kubica em 2006.

O circuito de Hungaroring inicialmente tinha 4.014 metros, e era bem mais lento (tinha 2 curvas a mais), com médias de 159 a 164 km/h. Assim foi até 1988. Já em 1989 foi modificado o traçado, que ficou mais rápido (porém ainda de baixa velocidade), tendo 3.975 metros, isto até 2002.

O atual circuito, que começou a ser utilizado em 2003, tem 4.381 metros, fica em um autódromo permanente, é de média baixa velocidade e no sentido horário. Possui 14 curvas, sendo 8 para a direita e 6 para a esquerda.


Os 3 traçados que Hungaroring já teve: o , mais lento, tinha 2 curvas a mais (a chamada curva "3", em verdade eram 3 curvas), foi usado de 1986 a 1988; o 2º traçado foi usado de 1989 a 2002; e o último traçado, usado até hoje, no qual a reta dos boxes foi alargada, foi alterada a curva 1, e também o trecho entre as curvas 10 e 12

Duas curvas possuem nomes: a curva 4 é a Nigel Mansell, isso depois que o piloto inglês teve problema em seu pneu no GP de 1987. E a curva 11 é a Jean Alesi, após o piloto francês ter sofrido um forte acidente nos treinos do GP de 1995.

Vejam o acidente de Jean Alesi em 1995 (lá por 5:23 do video):

No GP de 2013 foi anunciado que a Hungria continuará no calendário da F1 até 2021. E neste ano de 2016 foi feito o anúncio de uma extensão no contrato com o GP Húngaro por mais 5 anos. Portanto, o GP da Hungria está garantido até 2026!

Até hoje foram disputados 30 GP’s da Hungria na Fórmula 1.

Os maiores vencedores são Michael Schumacher e Lewis Hamilton, com 4 vitórias cada. O alemão venceu em 1994 (Benetton), 1998, 2001 e 2004 (as 3 de Ferrari); enquanto o inglês subiu ao mais alto lugar do pódio nos anos de 2007, 2009, 2012 (as 3 de McLaren) e 2013 (Mercedes).

Em 2º lugar, com 3 vitórias, está o brasileiro Ayrton Senna, nos anos de 1988, 1991 e 1992, todas na McLaren.

Na 3ª posição, com 2 vitórias, temos 5 pilotos, dentre eles o inglês Jenson Button, com seus triunfos em 2006 (Honda) e 2011 (McLaren).

Já quanto às equipes, a maior vencedora é a McLaren, com 11 conquistas, nos anos de 1988, 1991, 1992, 1999, 2000, 2005, 2007, 2008, 2009, 2011 e 2012.
Em 2º lugar está a Williams, com 7 vitórias (1986, 1987, 1990, 1993, 1995, 1996 e 1997), e em 3º a Ferrari com 6 vitórias (1989, 1998, 2001, 2002, 2004 e 2015).

O piloto com maior número de pole positions é Michael Schumacher, com 7 ao todo, nos anos de 1994, 1996, 1997, 2000, 2001, 2004 e 2005.

Em 2º lugar está Lewis Hamilton, com 5 poles na Hungria, nos anos de 2007, 2008, 2012, 2013 e 2015.

Os outros pilotos atuais com poles em Hungaroring são:
- Fernando Alonso, com duas, em 2003 e 2009, ambas na Renault;
- Sebastian Vettel, com duas, em 2010 e 2011, ambas na Red Bull;
- Kimi Raikkonen, com uma, em 2006, de McLaren;
- Nico Rosberg, com uma, em 2014, de Mercedes.

A volta mais rápida no atual circuito foi do alemão Sebastian Vettel, de Red Bull, em 2010, que foi a pole position naquele ano. Ele registrou 1’18.773 min., com média de 200,216 km/h.

A 11ª prova da temporada 2016 da F1 será a 31ª em Hungaroring na Fórmula 1 (32ª na história do GP Húngaro, se considerarmos a prova de 1936, em Népliget), terá 70 voltas, e será disputada no dia 24 de julho.

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