terça-feira, 19 de julho de 2016

#14 - Grande Prêmio da Hungria (parte 1)

* por Carlos Werzel Júnior

É uma prova automobilística que está na Fórmula 1 desde 1986.

Todavia, a primeira corrida realizada na Hungria foi em 1936, num circuito de 5 quilômetros, localizado em Népliget, um parque em Budapeste. Porém, a política e a subsequente 2ª Guerra Mundial significaram um fim às corridas de automóveis no país, por 50 anos.

No início dos anos 80, Bernie Ecclestone queria uma corrida na chamada “Cortina de Ferro” (países comunistas). Houve uma proposta de um circuito em Moscou, para um Grande Prêmio da União Soviética. A prova foi incluída provisoriamente no calendário de 1983 da F1, mas barreiras burocráticas impediram a realização da prova.

Um amigo húngaro sugeriu a Bernie uma prova na Hungria. Eles queriam um circuito de rua semelhante ao Circuito de Mônaco, que a princípio seria construído em Népliget (parque de Budapeste), mas o governo local decidiu construir um novo circuito fora da cidade, próximo de uma rodovia.

A construção do circuito iniciou em 1º de outubro de 1985, e foi terminado em 8 meses, tendo a construção levado menos tempo do que qualquer outro circuito da Fórmula 1.

O circuito é chamado de Hungaroring, e fica na cidade de Mogyoród, uma pequena cidade de pouco mais de 5 mil habitantes, e que está a 18 km de Budapeste.

O 1º GP Húngaro, na F1, foi realizado em 1986 e jamais deixou o calendário. O GP é realizado no meio do verão europeu, e na região do circuito o verão é muito quente e seco. Portanto, é bastante exigente dos pilotos esta prova. O 1º GP realizado lá com chuva foi em 2006!

É um circuito estreito, de baixa velocidade, tem muitas curvas e retas curtas, e também é empoeirado, por ser pouco usado durante o ano. Ou seja, um circuito onde as ultrapassagens são bem difíceis de acontecer, mas não impossíveis.

Alguns momentos marcantes do GP da Hungria:

1986: já no primeiro GP na Fórmula 1, tivemos a épica batalha entre os brasileiros Nélson Piquet e Ayrton Senna! Abrindo a volta 54, Piquet tentou ultrapassar Senna na freada da 1ª curva, mas freou tarde demais, e Senna voltou à liderança.
Mas duas voltas depois, não teve jeito, Senna deixou o lado de fora para Piquet, que assim mesmo o ultrapassou, inclusive dirigindo meio de lado, como um kart. Bela ultrapassagem!

Vejam nos videos abaixo, primeiro a tentativa sem êxito de Piquet, depois a ultrapassagem histórica!



1989: Nigel Mansell, de Ferrari, larga em 12º e vence a prova, após uma grande ultrapassagem em Ayrton Senna.



1998: Michael Schumacher obteve uma grande vitória, pois mudou a estratégia de pit-stops no meio da prova, conseguindo assim bater as McLarens de Coulthard e Hakkinen.

Abaixo um video com melhores momentos desta prova




2009: na 2ª parte da qualificação (o Q2) Felipe Massa sofreu um grave acidente. Na reta entre as curvas 3 e 4, ele foi atingido por uma mola, que saiu do carro de Rubens Barrichello, atingindo o capacete de Massa, acima do seu olho esquerdo. Massa ficou inconsciente e bateu na proteção de pneus na curva 4. Acabou indo para o hospital, onde fez cirurgia, mas depois de alguns dias começou a se recuperar.

Segue abaixo um video com este incidente, narrado em francês

Nenhum comentário:

Postar um comentário