A história do GP Francês foi contada nos links
http://f1radiopaddock.blogspot.com/2018/06/2018-08-gp-da-franca-parte-1.html
http://f1radiopaddock.blogspot.com/2018/06/2018-08-gp-da-franca-parte-2.html
Atualizando os dados, os pilotos vencedores na história do GP da França são:
VITÓRIAS
|
PILOTOS
|
ANOS,
EQUIPES E CIRCUITOS
|
8
|
Michael
Schumacher
|
1994
e 1995 (de Benetton), 1997, 1998, 2001, 2002, 2004 e 2006 (estas 6 de
Ferrari) [todas em Magny-Cours]
|
6
|
Alain
Prost
|
1981
(de Renault, em Dijon), 1983 (de Renault, em Paul Ricard), 1988 e 1989 (de
McLaren, em Paul Ricard), 1990 (de Ferrari, em Paul Ricard) e 1993 (de
Williams, em Magny-Cours)
|
5
|
Louis
Chiron
|
1931
(de Bugatti) [carro dividido com
Achille Varzi], 1934 (de Alfa Romeo), 1937 (de Talbot) [as 3 em Montlhéry], 1947 (de
Talbot-Lago, em Lyon-Parilly) e 1949 (de Talbot-Lago, em Reims-Gueux)
|
4
|
Juan
Manuel Fangio
|
1950
e 1951 (ambas de Alfa Romeo, e em Reims-Gueux) [em 1951 carro dividido com Luigi Fagioli], 1954 (de
Mercedes, em Reims) e 1957 (de Maserati, em Rouen)
|
Nigel
Mansell
|
1986
e 1987 (ambas de Williams, em Paul Ricard), 1991 e 1992 (ambas de Williams,
em Magny-Cours)
|
|
3
|
Jack
Brabham
|
1960
(de Cooper, em Reims), 1966 e 1967 (ambas de Brabham, a 1ª em Reims, a 2ª em
Le Mans Bugatti)
|
Jackie
Stewart
|
1969
(de Matra, em Clermont-Ferrand), 1971 e 1972 (ambas de Tyrrell, a 1ª em Paul
Ricard, a 2ª em Clermont-Ferrand)
|
|
2
|
Felice Nazzaro
|
1907
e 1922 (ambas de Fiat, a 1ª em Dieppe, a 2ª em Strasbourg)
|
Christian Lautenschlager
|
1908
e 1914 (ambas de Mercedes, a 1ª em Dieppe, a 2ª em Lyon)
|
|
Georges Boillot
|
1912
e 1913 (ambas de Peugeot, a 1ª em Dieppe, a 2ª em Amiens)
|
|
Giuseppe Campari
|
1924
(de Alfa Romeo, em Lyon) e 1933 (de Maserati, em Montlhéry)
|
|
Robert Benoist
|
1925
e 1927 (ambas de Delage, em Montlhéry) [em
1925 carro dividido com Albert Divo]
|
|
William Grover-Williams
|
1928
e 1929 (ambas de Bugatti, a 1ª em Saint-Gaudens, a 2ª em Le Mans)
|
|
Jean-Pierre Wimille
|
1936
(de Bugatti, em Montlhéry) [carro
dividido com Raymond Sommer] e 1948 (de Alfa Romeo, em Reims-Gueux)
|
|
Mike Hawthorn
|
1953
e 1958 (ambas de Ferrari, em Reims)
|
|
Dan Gurney
|
1962
(de Porsche) e 1964 (de Brabham) [ambas em Rouen-Les-Essarts]
|
|
Jim Clark
|
1963
e 1965 (ambas de Lotus, a 1ª em Reims, a 2ª em Clermont-Ferrand)
|
|
Ronnie Peterson
|
1973
e 1974 (ambas de Lotus, a 1ª em Paul Ricard, a 2ª em Dijon-Prenois)
|
|
Niki Lauda
|
1975
(de Ferrari, em Paul Ricard) e 1984 (de McLaren, em Dijon-Prenois)
|
|
Mario
Andretti
|
1977
e 1978 (ambas de Lotus, a 1ª em Dijon-Prenois, a 2ª em Paul Ricard)
|
|
1
|
32 pilotos: antes da F1: Ferenc Szisz (1906, de Renault, em Le Mans); Jimmy
Murphy (1921, de Duesenberg, em Le Mans); Henry Segrave (1923, de Sunbeam, em
Tours); Albert Divo (1925, de Delage, em Montlhéry) [carro dividido com Robert Benoist]; Jules Goux (1926, de Bugatti, em
Miramas); Philippe Étancelin (1930, de Bugatti, em Pau); Achille Varzi (1931,
de Bugatti, em Montlhéry) [carro
dividido com Louis
Chiron]; Tazio
Nuvolari (1932, de Alfa Romeo, em Reims-Gueux); Rudolf Caracciola (1935, de
Mercedes, em Montlhéry); Raymond Sommer (1936, de Bugatti, em Montlhéry) [carro dividido com Jean-Pierre Wimille];
Manfred von Brauchitsch (1938, de Mercedes, em Reims-Gueux); Hermann Paul
Müller (1939, de Auto Union, em Reims-Gueux); na F1: Luigi Fagioli (1951, de Alfa Romeo, em Reims-Gueux)
[carro dividido com Juan Manuel
Fangio]; Alberto Ascari (1952, de Ferrari, em Rouen-Les Essarts); em Reims: Peter Collins (1956,
de Ferrari); Tony Brooks (1959, de Ferrari); Giancarlo Baghetti (1961, de
Ferrari) / Jacky Ickx (1968, de
Ferrari, em Rouen-Les-Essarts); Jochen Rindt (1970, de Lotus, em
Clermont-Ferrand); James Hunt (1976, de McLaren, em Paul Ricard); Jean-Pierre
Jabouille (1979, de Renault, em Dijon-Prenois); em Paul Ricard: Alan Jones (1980, de Williams); René
Arnoux (1982, de Renault); Nelson Piquet (1985, de Brabham); em Magny-Cours: Damon Hill
(1996, de Williams); Heinz-Harald Frentzen (1999, de Jordan); David Coulthard
(2000, de McLaren); Ralf Schumacher (2003, de Williams); Fernando Alonso
(2005, de Renault); Kimi Räikkönen (2007, de Ferrari); Felipe Massa (2008, de
Ferrari); em Paul Ricard:
Lewis Hamilton (2018, de Mercedes)
|
As
equipes vencedoras na história do GP Francês são:
VITÓRIAS
|
EQUIPES
|
ANOS
E CIRCUITOS
|
17
|
Ferrari
|
1952
(em Rouen-Les-Essarts), 1953, 1956, 1958, 1959 e 1961 (estas 5 em Reims),
1968 (em Rouen-Les-Essarts), 1975 e 1990 (estas 2 em Paul Ricard), 1997,
1998, 2001, 2002, 2004, 2006, 2007 e 2008 (estas 8 em Magny-Cours)
|
8
|
Williams
|
1980,
1986 e 1987 (estas 3 em Paul Ricard), 1991, 1992, 1993, 1996 e 2003 (estas 5
em Magny-Cours)
|
7
|
Lotus
|
1963
(Reims), 1965 e 1970 (ambas em Clermont-Ferrand), 1973 (Paul Ricard), 1974 e
1977 (ambas em Dijon-Prenois) e 1978 (Paul Ricard)
|
6
|
Renault
|
1906
(em Le Mans), 1979 e 1981 (ambas em Dijon-Prenois), 1982 e 1983 (ambas em
Paul Ricard) e 2005 (em Magny-Cours)
|
Alfa
Romeo
|
1924
(Lyon), 1932 (Reims-Gueux), 1934 (Montlhéry), 1948, 1950 e 1951 (estas 3 em
Reims-Gueux)
|
|
Bugatti
|
1926
(em Miramas), 1928 (em Saint-Gaudens), 1929 (em Le Mans), 1930 (em Pau), 1931
e 1936 (ambas em Montlhéry)
|
|
Mercedes
|
1908
(em Dieppe), 1914 (em Lyon), 1935 (em Montlhéry), 1938 e 1954 (ambas em
Reims) e 2018 (em Paul Ricard)
|
|
5
|
McLaren
|
1976
(Paul Ricard), 1984 (Dijon-Prenois), 1988 e 1989 (ambas em Paul Ricard) e
2000 (Magny-Cours)
|
4
|
Brabham
|
1964
(em Rouen-Les-Essarts), 1966 (em Reims), 1967 (em Le Mans Bugatti) e 1985 (em
Paul Ricard)
|
2
|
Fiat
|
1907
(em Dieppe) e 1922 (em Strasbourg)
|
Peugeot
|
1912
(em Dieppe) e 1913 (em Amiens)
|
|
Delage
|
1925 e 1927 (ambas em Montlhéry)
|
|
Maserati
|
1933
(em Montlhéry) e 1957 (em Rouen-Les-Essarts)
|
|
Talbot-Lago
|
1947
(em Lyon-Parilly) e 1949 (em Reims-Gueux)
|
|
Tyrrell
|
1971
(em Paul Ricard) e 1972 (em Clermont-Ferrand)
|
|
Benetton
|
1994
e 1995 (ambas em Magny-Cours)
|
|
1
|
8 equipes: Duesenberg (1921, em Le Mans);
Sunbeam (1923, em Tours); Talbot (1937, em Montlhéry); Auto Union (1939, em
Reims-Gueux); Cooper (1960, em Reims); Porsche (1962, em Rouen-Les-Essarts);
Matra (1969, em Clermont-Ferrand); Jordan (1999, em Magny-Cours)
|
Os
pilotos vencedores em Paul Ricard são:
VITÓRIAS
|
PILOTOS
|
ANOS
E EQUIPES
|
4
|
Alain
Prost
|
1983
(de Renault), 1988 e 1989 (ambas de McLaren) e 1990 (de Ferrari)
|
2
|
Nigel
Mansell
|
1986
e 1987 (ambas de Williams)
|
1
|
9 pilotos: Jackie Stewart (1971, de Tyrrell);
Ronnie Peterson (1973, de Lotus); Niki Lauda (1975, de Ferrari); James Hunt
(1976, de McLaren); Mario Andretti (1978, de Lotus); Alan Jones (1980, de
Williams); René Arnoux (1982, de Renault); Nelson Piquet (1985, de Brabham);
Lewis Hamilton (2018, de Mercedes)
|
As
equipes vencedoras em Paul Ricard são:
VITÓRIAS
|
EQUIPES
|
ANOS
|
3
|
McLaren
|
1976,
1988 e 1989
|
Williams
|
1980,
1986 e 1987
|
|
2
|
Lotus
|
1973
e 1978
|
Ferrari
|
1975
e 1990
|
|
Renault
|
1982
e 1983
|
|
1
|
3 equipes: Tyrrell (1971), Brabham (1985) e
Mercedes (2018)
|
Os
pole positions em Paul Ricard são:
POLES
|
PILOTOS
|
ANOS
E EQUIPES
|
3
|
Alain
Prost
|
1983
(Renault), 1988 e 1989 (ambas de McLaren)
|
2
|
Jackie
Stewart
|
1971
e 1973 (ambas de Tyrrell)
|
Nigel
Mansell
|
1987
(Williams) e 1990 (Ferrari)
|
|
1
|
8 pilotos: Niki Lauda (1975, de Ferrari);
James Hunt (1976, de McLaren); John Watson (1978, de Brabham); Jacques
Laffite (1980, de Ligier); René Arnoux (1982, de Renault); Keke Rosberg
(1985, de Williams; Ayrton Senna (1986, de Lotus) e Lewis Hamilton (2018, de
Mercedes)
|
A
volta mais rápida do circuito de Paul Ricard (no atual traçado), foi do inglês Lewis
Hamilton, com a Mercedes, em 2018, que foi a pole naquele ano. Ele registrou
1’30.029 min., com média de 233,60 km/h.
Até
hoje foram realizados 87 GP’s da França na história. Foram 28 GP’s antes da F1
e 59 na Fórmula 1!
Destes
59 houve 11 GP’s em Reims, 5 em Rouen-Les-Essarts, 4 em Clermont-Ferrand, 1 em
Le Mans Bugatti, 15 em Paul Ricard, 5 em Dijon-Prenois e 18 em Magny-Cours.
A 8ª
prova da temporada 2019 da Fórmula 1 será a 16ª em Paul Ricard (88ª na história
do GP Francês e 60ª na Fórmula 1), terá 53 voltas, e será disputada no dia 23
de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário