domingo, 17 de outubro de 2021

2021 #17 GP dos Estados Unidos

* por Carlos Werzel Júnior

A história do GP dos Estados Unidos foi contada no link: https://f1radiopaddock.blogspot.com/2019/10/2019-19-gp-dos-estados-unidos.html


Após sua ausência em 2020, neste ano temos o retorno do GP dos Estados Unidos de F1!


Na história do GP dos EUA, os vencedores são:

 

VITÓRIAS

PILOTOS

ANOS E EQUIPES

 

6

 

Lewis Hamilton

2007 (McLaren e em Indianápolis), 2012 (McLaren), 2014, 2015, 2016 e 2017 (estas 4 de Mercedes) [as últimas 5 em Austin]

5

 

Michael Schumacher

2000, 2003, 2004, 2005 e 2006 (todas de Ferrari e em Indianápolis)

 

3

Graham Hill

1963, 1964 e 1965 (todas de BRM e em Watkins Glen)

Jim Clark

1962, 1966 e 1967 (todas de Lotus e em Watkins Glen)

 

 

 

2

David Bruce-Brown

1910 (Benz) e 1911 (Fiat) [ambas em Savannah]

Jackie Stewart

1968 (Matra) e 1972 (Tyrrell) [ambas em Watkins Glen]

James Hunt

1976 e 1977 (ambas de McLaren e em Watkins Glen)

Carlos Reutemann

1974 (Brabham) e 1978 (Ferrari) [ambas em Watkins Glen]

Ayrton Senna

1990 e 1991 (ambas de McLaren e em Phoenix)

 

 

 

 

 

 

1

23 pilotos: antes da F1: Louis Wagner (1908, de Fiat em Savannah); Caleb Bragg (1912, de Fiat em Milwaukee); Eddie Pullen (1914, de Mercer em Santa Monica); Dario Resta (1915, de Peugeot em San Francisco); Howdy Wilcox e Johnny Aitken (1916, de Peugeot em Santa Monica); Chuck Daigh (1958, de Scarab-Chevrolet em Riverside); na F1: Bruce McLaren (1959, de Cooper em Sebring); Stirling Moss (1960, de Lotus em Riverside); em Watkins Glen: Innes Ireland (1961, de Lotus); Jochen Rindt (1969, de Lotus); Emerson Fittipaldi (1970, de Lotus); François Cevert (1971, de Tyrrell); Ronnie Peterson (1973, de Lotus); Niki Lauda (1975, de Ferrari); Gilles Villeneuve (1979, de Ferrari); Alan Jones (1980, de Williams); em Phoenix: Alain Prost (1989, de McLaren); em Indianápolis (circuito misto): Mika Häkkinen (2001, de McLaren); Rubens Barrichello (2002, de Ferrari); em Austin: Sebastian Vettel (2013, de Red Bull); Kimi Räikkönen (2018, de Ferrari); Valtteri Bottas (2019, de Mercedes)

 

Também na história do GP Americano, as equipes vencedoras são:

 

VITÓRIAS

EQUIPES

ANOS

 

10

 

Ferrari

1975, 1978 e 1979 (as 3 em Watkins Glen), 2000, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006 (estas 6 em Indianápolis) e 2018 (em Austin)

 

 

8

Lotus

1960, 1961, 1962, 1966, 1967, 1969, 1970 e 1973 (todas em Watkins Glen)

 

McLaren

1976 e 1977 (as 2 em Watkins Glen), 1989, 1990 e 1991 (estas 3 em Phoenix), 2001 e 2007 (estas 2 em Indianápolis), 2012 (em Austin)

6

Mercedes

1910 (em Savannah), 2014, 2015, 2016, 2017 e 2019 (estas 5 em Austin)

3

Fiat

1908 e 1911 (ambas em Savannah) e 1912 (em Milwaukee)

BRM

1963, 1964 e 1965 (as 3 em Watkins Glen)

2

Peugeot

1915 (San Francisco) e 1916 (Santa Monica)

Tyrrell

1971 e 1972 (ambas em Watkins Glen)

 

1

7 equipes: Mercer (1914, em Santa Monica); Scarab (1958, em Riverside); Cooper (1959, em Sebring); Matra (1968, em Watkins Glen); Brabham (1974, em Watkins Glen); Williams (1980, em Watkins Glen) e a Red Bull (2013, em Austin)

 

Apenas em Austin, os vencedores são:

 

VITÓRIAS

PILOTOS

ANOS E EQUIPES

5

Lewis Hamilton

2012 (McLaren), 2014, 2015, 2016 e 2017 (estas 4 de Mercedes)

 

1

Sebastian Vettel

2013 (Red Bull)

Kimi Räikkönen

2018 (Ferrari)

Valtteri Bottas

2019 (Mercedes)

 

E as equipes vencedoras em Austin são:

 

VITÓRIAS

EQUIPES

ANOS

5

Mercedes

2014, 2015, 2016, 2017 e 2019

 

1

McLaren

2012

Red Bull

2013

Ferrari

2018

 

Os pilotos que fizeram pole position em Austin são:

 

POLES

PILOTOS

ANOS e EQUIPES

3

Lewis Hamilton

2016, 2017 e 2018 (as 3 de Mercedes)

2

Sebastian Vettel

2012 e 2013 (ambas de Red Bull)

Nico Rosberg

2014 e 2015 (ambas de Mercedes)

1

Valtteri Bottas

2019 (de Mercedes)

 

Até hoje foram disputados 49 GP’s Americanos, em toda sua história, sendo 8 antes da Fórmula 1, e 41 na Fórmula 1, sendo 1 em Sebring, 1 em Riverside, 20 em Watkins Glen, 3 em Phoenix, 8 em Indianapolis (circuito misto) e 8 em Austin.

 

A volta mais rápida no traçado do Circuito das Américas foi do finlandês Valtteri Bottas, de Mercedes, em 2019, que foi a pole position daquele ano. Ele registrou 1’32.029 min., com média de 215,658 km/h.

 

A 17ª prova da temporada 2021 da F1 será a 9ª no Circuito das Américas (50ª na história do GP Americano, e 42ª na Fórmula 1), terá 56 voltas, e será disputada no dia 24 de outubro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário