É uma
das provas mais antigas a sediar continuamente uma etapa da Fórmula 1, ao lado
do GP da Itália.
O 1º
Grande Prêmio foi realizado em 1926, no circuito oval de Brooklands, que fica
na cidade de Weybridge, condado de Surrey. Este oval foi construído em 1907.
Houve
apenas mais um GP em Brooklands, em 1927. Na década de 1930 houve várias provas
não válidas para campeonato algum, no circuito de Donington Park.
Com o
início da 2ª Guerra Mundial o oval de Brooklands ficou destruído, e foi
abandonado.
A
maioria dos então novos circuitos ingleses construídos ficavam em campos de
pouso em desuso, da Força Aérea Real inglesa. Silverstone era um destes
circuitos, e sediou o primeiro GP Inglês pós-Guerra Mundial, em 1948. Em 1949,
o circuito de Silverstone foi bastante modificado, ficando muito mais veloz.
Em
1950, o Campeonato de Fórmula 1 é introduzido no automobilismo mundial, e
Silverstone sedia o 1º GP da história da F1. Dentre os espectadores da prova
esteve a família real inglesa.
No GP
de 1951 aconteceu a 1ª vitória da Ferrari na Fórmula 1, através do argentino
José Froilán González.
Silverstone
sediou a Fórmula 1 até 1954, pois em 1955 houve alternância com o circuito de Aintree. Em anos ímpares o GP
Inglês foi em Aintree, enquanto que nos anos pares foi realizado em
Silverstone. Assim foi até 1961, pois em 1962 foi realizado novamente em
Aintree, sendo o último GP Inglês na F1 neste circuito.
Em
1963 o GP da Inglaterra volta a Silverstone, e começa o rodízio com o circuito
de Brands Hatch. Silverstone é utilizado nos anos ímpares, e Brands nos pares,
isto até 1986. Brands Hatch, assim como Silverstone, acaba se tornando um
circuito popular entre os pilotos.
Traçado de 1964 a 1974 |
Traçado de 1976 a 1986 |
Algumas
pessoas tinham preocupações com as médias de velocidade em Brands Hatch, que
haviam aumentado bastante. Porém, a saída de Brands do calendário foi por
razões políticas. A FISA (pré FIA) instituiu uma política de contratos de longo
tempo, para um circuito por Grand Prix.
Ao
contrário de Brands Hatch, Silverstone se situa num grande terreno, podendo
receber mais construções, facilidades etc. Então Silverstone e a BRDC (British
Racing Drivers’ Club) assinaram um contrato de 7 anos com a Fórmula 1,
assegurando a prova até 1993.
Silverstone
está no calendário da F1 até hoje, sem dúvida é um dos templos do automobilismo
mundial. Em 7 de dezembro de 2009 foi assinado um contrato de 17 anos, para
Silverstone sediar o GP da Inglaterra de F1. Portanto, o GP Inglês está
assegurado no circuito até 2026.
O
circuito de Silverstone fica entre os condados de Northamptonshire e
Buckinghamshire, mais precisamente próximo dos vilarejos de Silverstone e Whittlebury.
Sempre
foi um circuito de alta velocidade, e passou por algumas modificações no
traçado no decorrer dos anos. O atual traçado começou a ser usado no GP de 2010,
sendo chamado de Arena Grand Prix Circuit. Em 2011 foi alterado o local dos
pits e a reta de chegada, entre as curvas Club e Abbey, e é usado até hoje.
Os traçados de Silverstone:
Traçados de 1950 a 1951, e de 1952 a 1974.....diferença apenas na linha de largada e a adição do nome Farm Straight |
Traçados de 1975 a 1985, e de 1987 a 1990 |
Traçados de 1991 a 1993, e de 1994 a 1995 |
Traçados de 1996, e de 1997 a 2009......diferenças apenas nas curvas Copse e Luffield |
Traçado em 2010 |
Traçado de 2011 até hoje, houve a mudança na reta de chegada e na posição dos boxes, obviamente......é o chamado Arena Grand Prix Circuit |
1973:
houve uma largada com um grande acidente, que envolveu 9 carros. Quase
completando a primeira volta, o sul-africano Jody Scheckter perde o controle de
sua McLaren, bate no muro do lado interno da pista, e volta para o meio, e
então começou o múltiplo acidente com mais 8 carros, dentre eles o brasileiro
José Carlos Pace. O fato mais grave foi com o italiano Andrea de Adamich, que
quebrou seu tornozelo, o que encerrou sua carreira na Fórmula 1.
Vejam a largada, a 1ª volta e o acidente:
Vejam a largada, a 1ª volta e o acidente:
1985: neste
ano houve a pole com a maior média de velocidade, feito do finlandês Keke
Rosberg com sua Williams. Ele registrou 1:05.591, com média de 258,983 km/h. Um
recorde que durou até 2002, quando o colombiano Juan Pablo Montoya fez a pole em
Monza, com média de 259,827 km/h. Montoya bateu seu próprio recorde em 2004,
também em Monza, na 1ª parte da qualificação, quando registrou uma volta com
média de 262,242 km/h.
1999:
durante a prova o alemão Michael Schumacher teve um grave acidente na curva
Stowe, na 1ª volta da prova, em que quebrou sua perna, perdendo quase todo o restante da temporada.
Vejam no video
Vejam no video
2003: nesta
prova houve um fato inusitado. Na 11ª volta os carros estavam saindo da curva
Becketts, indo para a Reta do Hangar, quando o padre Cornelius Horan invadiu a
pista, vestido de kilt e com um banner na mão onde estava escrito “Leia a
Bíblia. A Bíblia sempre está correta”.
Os
carros tinham que desviar dele, mas o safety car teve de ser acionado. Um
fiscal de pista conseguiu retirá-lo. Posteriormente, o padre doido foi
sentenciado a 2 meses de prisão.
Vejam a doideira:
Vejam a doideira:
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