terça-feira, 28 de junho de 2016

#12 - Grande Prêmio da Áustria

* por Carlos Werzel Júnior

É uma prova da Fórmula 1 sancionada pela FIA, que ocorreu nos anos de 1964, de 1970 a 1987, e de 1997 a 2003. Retornou ao calendário da F1 em 2014.

O GP Austríaco foi realizado em 2 locais diferentes na área da cidade de Zeltweg, localizada na cidade de Spielberg, no sudeste da Áustria.

Spielberg é uma cidade que fica entre as cidades de Zeltweg e Knittelfeld, no estado de Styria.

Primeiramente foi utilizado um aeródromo como pista. Em 1963 houve uma prova extra-campeonato da F1, no circuito de Zeltweg Airfield. No ano seguinte houve a única prova oficial da F1 nesse circuito. Após 105 voltas, quem venceu foi o italiano Lorenzo Bandini, de Ferrari. Aliás, acabou sendo a única vitória de Bandini na categoria!

Circuito Zeltweg Airfield

A corrida foi um sucesso, mas a pista foi considerada muito perigosa, era estreita e muito irregular. A FIA então tirou o circuito do calendário.

No ano de 1969 foi construído o circuito de Österreichring, situado nas montanhas de Styria. Era um circuito espetacular e muito rápido, em que cada curva não era feita em marcha menor que a 3ª (em câmbios de 5 marchas) ou a 4ª (em câmbios de 6 marchas).

Com o passar dos anos, muitos consideraram Österreichring como perigoso, pois em alguns trechos não havia área de escape. E também a velocidade ia crescendo ano a ano......em 1987, no então último GP Austríaco na F1, a pole foi de Nelson Piquet, que fez 1:23.357 min., com média de 255,756 km/h. À época, era o 2º circuito mais rápido do calendário, só ficando atrás de Silverstone.

Outro problema de Österreichring (literalmente ‘circuito austríaco’) era a reta de largada/chegada, que era muito estreita. Enquanto nas outras pistas a reta de chegada tinha entre 18 a 24 metros de largura, em Österreichring só tinha 9,1 metros de largura. Por isso houve muitos acidentes em largadas.

Circuito de Österreichring. Em 1977 foi feita a chicane Hella-Licht, onde havia a curva Vost-Hugel

Por todos estes problemas, o último GP em Österreichring foi em 1987. Em 1995 e 1996 a pista foi remodelada, no mesmo local, e redesenhada por Hermann Tilke. A pista foi encurtada de 5.942 metros para 4.326 metros, tendo sido retiradas várias das curvas rápidas.

Como a maior parte da construção foi paga pela provedora de telefonia móvel A1, a pista foi renomeada para A1-Ring. Houve provas em A1-Ring de 1997 a 2003. Após foi retirada do calendário da F1.

Comparativo entre A1-Ring (em preto) e o velho Österreichring (em cinza)

No final de 2004 o circuito A1-Ring foi comprado pelo co-fundador da empresa Red Bull, Dietrich Mateschitz. No final de 2008 iniciou-se a reconstrução do circuito, e em dezembro de 2012 a Red Bull contatou a FIA dizendo que a pista estava pronta para uma prova da F1. Em julho de 2013 a Red Bull anunciou o retorno do GP da Áustria em 2014.

Renomeado Red Bull Ring, o circuito está ativo no calendário da Fórmula 1 desde 2014.

Alguns momentos marcantes do GP da Áustria:

1975: nos treinos houve alguns acidentes, dentre eles o que levou Wilson Fittipaldi a quebrar 2 ossos da mão. Mas o mais grave foi do americano Mark Donohue, que bateu na curva Vost-Hugel (a 1ª do circuito), após problema num dos pneus a 260 km/h, passando por cima do guard-rail, caindo em um barranco. Dois fiscais morreram, e Donohue não aparentava ter sofrido ferimentos graves. Foi dito que a cabeça de Donohue bateu em um poste e ficou inconsciente. Porém, minutos depois recuperou a consciência, mas durante o dia reclamou de dores de cabeça. Após, entrou em coma, e veio a falecer 3 dias depois, por hemorragias no cérebro.

Por causa desse grave acidente, em 1977 colocaram uma chicane no lugar desta curva Vost-Hugel. Tornou-se conhecida como chicane Hella-Licht.

Abaixo video com o resgate do piloto americano




Mas esta prova marcou, também, a única vitória do italiano Vittorio Brambilla na F1. A prova foi encerrada com 29 voltas, por causa da forte chuva. Quando ele recebeu a bandeirada, perdeu o controle de sua March, vindo a derrapar e bater.



1985: na volta 13 aconteceu um dos acidentes mais espetaculares na F1. Andrea de Cesaris, com sua Ligier, perdeu o controle do seu carro na curva Panorama e saiu na grama, vindo a capotar várias vezes. O piloto não sofreu nada, apenas ficou com o macacão e o capacete sujos de lama. Porém, com este acidente, De Cesaris foi demitido da Ligier.



1987: nos treinos livres da sexta feira, Stefan Johansson, de McLaren, bateu em um cervo! Isso mesmo. O sueco estava a cerca de 225 km/h, matando o cervo, que simplesmente atravessou a pista, fugindo do barulho dos carros e procurando refúgio. Johansson sofreu apenas dores na cabeça e no pescoço. Foi para o hospital, mas conseguiu participar da prova no domingo. Há fotos deste incidente, como a abaixo.



A largada da prova foi bastante confusa, aliás houve 3 largadas! Nas duas primeiras houve acidentes que paralisaram a prova. A segunda foi a mais séria, após Mansell ter problemas com seu câmbio, atrapalhou todo o resto do grid atrás e ocorreu um grande acidente, envolvendo vários carros, cerca de 10, 11.

Abaixo video da 2ª largada, com narração em alemão



2002: aconteceu uma das grandes vergonhas da F1. Rubens Barrichello venceria a prova, mas por ordem da Ferrari, ele deixou Michael Schumacher ultrapassá-lo a poucos metros do final. Sem comentários!



O circuito possui 4.326 metros (mesma extensão do A1-Ring), é um autódromo permanente, no sentido horário e de média alta velocidade. Possui 9 curvas, sendo 7 para a direita e 2 para a esquerda.

Até hoje foram disputados 29 GP’s da Áustria na Fórmula 1, sendo 1 prova extra-campeonato, 1 prova em Zeltweg Airfield, 18 em Österreichring, 7 em A1-Ring e 2 no atual Red Bull Ring.

O maior vencedor do GP do Áustria é o francês Alain Prost, com 3 conquistas (1983 [de Renault], 1985 e 1986 [de McLaren]). Em 2º lugar temos 5 pilotos: Ronnie Peterson (1973, 1978 [as 2 de Lotus]); Alan Jones (1977 [Shadow], 1979 [Williams]); Mika Häkkinen (1998, 2000 [as 2 de McLaren]); Michael Schumacher (2002, 2003 [as 2 de Ferrari]) e Nico Rosberg (2014, 2015 [as 2 de Mercedes]).

Dentre as equipes, a maior vencedora é a McLaren com 6 triunfos (1984, 1985, 1986, 1998, 2000 e 2001). A Ferrari está em 2º, com 5 vitórias (1964, 1970, 1999, 2002 e 2003).

Os pilotos com maior número de poles são: Réné Arnoux, Nelson Piquet e Niki Lauda, com 3 poles cada. Arnoux em 1979, 1980 e 1981 (todos de Renault), Piquet em 1982, 1984 (os 2 de Brabham) e 1987 (Williams) e Lauda nos anos de 1974, 1975 e 1977 (todos de Ferrrari).

Dos atuais pilotos, Felipe Massa tem 1 pole, em 2014 com a Williams, e Lewis Hamilton, de Mercedes, com uma pole também, no ano de 2015.

A volta mais rápida no atual circuito foi do brasileiro Rubens Barrichello, de Ferrari, em 2002, que foi a pole position naquele ano. Ele registrou 1’08.082 min., com média de 228,747 km/h.


A 9ª prova da temporada 2016 da F1 será a 3ª no Red Bull Ring (30ª na história do GP Austríaco, se considerarmos a prova extra-campeonato em 1963), terá 71 voltas, e será disputada no dia 3 de julho.


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