* por Carlos Werzel Júnior
É uma prova anual, que existe desde 1961, e que faz parte do campeonato da Fórmula 1 desde 1967.
É uma prova anual, que existe desde 1961, e que faz parte do campeonato da Fórmula 1 desde 1967.
De
1961 a 1966 o GP Canadense foi realizado no circuito de Mosport Park, e para
carros esporte, fazendo parte do campeonato canadense de carros esporte. Nestes
5 anos vários pilotos internacionais de carros esporte participaram, assim como
pilotos de Fórmula 1.
Em
1967 a Fórmula 1 chega ao Canadá, e a primeira prova foi disputada no circuito
de Mosport Park. Mosport (que atualmente ainda possui o traçado original) era
um circuito espetacular e desafiante, com várias subidas e descidas, e foi
popular entre os pilotos.
Mosport Park |
Como
curiosidade o nome Mosport é uma contração de “motor sport”, e é pronunciado
como se fossem duas palavras “mo-sport”.
Mosport
sediou a F1, alternando com o circuito de Mont-Tremblant (situado em Quebec)
até 1970. Mont-Tremblant, assim como Mosport, era um circuito espetacular que
tinha muitas mudanças de elevação e era desafiante.
Mas
problemas de segurança levaram os organizadores da F1 a não mais levar o
‘circo’ para lá. Um dos fatos que influenciaram foram os invernos rigorosos que
afetaram a superfície da pista.
De
1971 a 1977 (exceto 1975) o GP do Canadá foi realizado no circuito de Mosport.
Em 1975 não houve o GP pois não houve acordo entre os donos da pista e os
organizadores da F1.
Em
1977 as preocupações com a segurança do circuito irregular de Mosport, que
tinha solavancos, emergiram após o horrendo acidente do britânico Ian Ashley.
Durante os treinos livres, sua Hesketh pegou um dos solavancos da pista na reta
Mario Andretti, capotou, passando sobre o guard-rail e se chocou em uma torre
de televisão. Ashley machucou-se seriamente, encerrando sua carreira na F1, e a
operação de resgate levou cerca de 40 minutos para tirá-lo do carro, e mais 30
minutos para um helicóptero chegar.
Somado
a isto, houve o acidente de Jochen Mass no mesmo dia, quando perdeu o controle
de sua McLaren na primeira curva do circuito, e bateu no guard-rail que veio a
ficar achatado com o impacto.
Assim,
um novo circuito foi construído em 1978, em Montreal, inicialmente chamado Circuit
Île Notre-Dame. Este circuito é feito inteiramente de ruas públicas, e é
localizado em uma ilha artificial, a Ilha de Notre-Dame, situada no Rio São Lourenço.
O
circuito é localizado na parte da cidade de Montreal chamada de Parc
Jean-Drapeau. Quase metade da pista (do hairpin até a curva situada após o pit
lane) passa ao lado da raia olímpica, que foi criada para as provas de remo e
canoagem das Olimpíadas de 1976.
Em
1982, o circuito foi renomeado para Circuit Gilles Villeneuve, em homenagem ao
grande piloto canadense de mesmo nome, falecido naquele ano, nos treinos do GP
da Bélgica.
Circuit Gilles Villeneuve |
Uma
famosa parte do circuito é o muro do lado de fora da chicane final, na entrada
da reta de chegada. Em 1999 o muro, que carrega a frase “Bienvenue au Québec”
(bem-vindo a Quebec), encerrou a prova de 3 campeões mundiais, Damon Hill,
Michael Schumacher e Jacques Villeneuve, bem como do campeão da FIA GT, Ricardo
Zonta. Desde então este muro é chamado de “muro dos campeões”.
Várias
categorias já disputaram provas no Circuito Gilles Villeneuve, como a Champ
Car, NASCAR, Daytona Prototype, Grand Am etc.
Antes de continuarmos, abaixo coloco um mapa do Canadá com a localização das 3 pistas utilizadas em seu GP
(continua)
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