terça-feira, 7 de junho de 2016

#10 - Grande Prêmio do Canadá (1ª parte)

* por Carlos Werzel Júnior

É uma prova anual, que existe desde 1961, e que faz parte do campeonato da Fórmula 1 desde 1967.

De 1961 a 1966 o GP Canadense foi realizado no circuito de Mosport Park, e para carros esporte, fazendo parte do campeonato canadense de carros esporte. Nestes 5 anos vários pilotos internacionais de carros esporte participaram, assim como pilotos de Fórmula 1.

Em 1967 a Fórmula 1 chega ao Canadá, e a primeira prova foi disputada no circuito de Mosport Park. Mosport (que atualmente ainda possui o traçado original) era um circuito espetacular e desafiante, com várias subidas e descidas, e foi popular entre os pilotos.

Mosport Park

Como curiosidade o nome Mosport é uma contração de “motor sport”, e é pronunciado como se fossem duas palavras “mo-sport”.

Mosport sediou a F1, alternando com o circuito de Mont-Tremblant (situado em Quebec) até 1970. Mont-Tremblant, assim como Mosport, era um circuito espetacular que tinha muitas mudanças de elevação e era desafiante.



Mas problemas de segurança levaram os organizadores da F1 a não mais levar o ‘circo’ para lá. Um dos fatos que influenciaram foram os invernos rigorosos que afetaram a superfície da pista.

De 1971 a 1977 (exceto 1975) o GP do Canadá foi realizado no circuito de Mosport. Em 1975 não houve o GP pois não houve acordo entre os donos da pista e os organizadores da F1.

Em 1977 as preocupações com a segurança do circuito irregular de Mosport, que tinha solavancos, emergiram após o horrendo acidente do britânico Ian Ashley. Durante os treinos livres, sua Hesketh pegou um dos solavancos da pista na reta Mario Andretti, capotou, passando sobre o guard-rail e se chocou em uma torre de televisão. Ashley machucou-se seriamente, encerrando sua carreira na F1, e a operação de resgate levou cerca de 40 minutos para tirá-lo do carro, e mais 30 minutos para um helicóptero chegar.

Somado a isto, houve o acidente de Jochen Mass no mesmo dia, quando perdeu o controle de sua McLaren na primeira curva do circuito, e bateu no guard-rail que veio a ficar achatado com o impacto.

Assim, um novo circuito foi construído em 1978, em Montreal, inicialmente chamado Circuit Île Notre-Dame. Este circuito é feito inteiramente de ruas públicas, e é localizado em uma ilha artificial, a Ilha de Notre-Dame, situada no Rio São Lourenço.

O circuito é localizado na parte da cidade de Montreal chamada de Parc Jean-Drapeau. Quase metade da pista (do hairpin até a curva situada após o pit lane) passa ao lado da raia olímpica, que foi criada para as provas de remo e canoagem das Olimpíadas de 1976.

Em 1982, o circuito foi renomeado para Circuit Gilles Villeneuve, em homenagem ao grande piloto canadense de mesmo nome, falecido naquele ano, nos treinos do GP da Bélgica.

Circuit Gilles Villeneuve

Uma famosa parte do circuito é o muro do lado de fora da chicane final, na entrada da reta de chegada. Em 1999 o muro, que carrega a frase “Bienvenue au Québec” (bem-vindo a Quebec), encerrou a prova de 3 campeões mundiais, Damon Hill, Michael Schumacher e Jacques Villeneuve, bem como do campeão da FIA GT, Ricardo Zonta. Desde então este muro é chamado de “muro dos campeões”.


Várias categorias já disputaram provas no Circuito Gilles Villeneuve, como a Champ Car, NASCAR, Daytona Prototype, Grand Am etc.

Antes de continuarmos, abaixo coloco um mapa do Canadá com a localização das 3 pistas utilizadas em seu GP

(continua)

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