É um
evento da Fórmula 1 introduzido na categoria nos anos 80.
Porém,
mais antigamente, o GP da Europa não era uma corrida em seus próprios direitos,
mas um título honorífico. Este título foi criado pela AIACR (antecessora da
FIA) e a primeira prova com este título honorífico foi o GP da Itália, em
Monza, em 1923.
O GP
Europeu, dessa forma (título honorífico), ocorreu em várias pistas, desde 1923
a 1977, com exceção de alguns anos. Foram 34 provas sob este título, e a 1ª
prova na F1 foi o GP da Inglaterra de 1950, o 1º GP da F1 na história.
Como
prova em si, o GP da Europa foi criado como “tapa-buracos”. Em 1983, o
calendário da F1 tinha uma prova em Nova York, nos Estados Unidos. Quando esta
prova foi cancelada 3 meses antes de ser realizada, os organizadores da pista
de Brands Hatch criaram o GP da Europa.
Fez
tanto sucesso este GP que ele foi incluído no calendário de 1984. Mas Brands
Hatch não podia sediar o GP da Europa, pois ele já seria o GP da Inglaterra em
1984 (isto pois alternava com Silverstone para sediar o GP Inglês, nos anos
pares). Então o GP Europeu de 1984 acabou sendo realizado na pista de Nürburgring,
com o traçado sendo bastante encurtado.
Aliás
este GP de 1984 tem uma cena engraçada! Logo após terminarem a prova, Nelson
Piquet e Michele Alboreto ficam sem combustível. Vejam a reação deles! Cena hilária.
Brands
Hatch voltou a sediar o GP da Europa em 1985, mas após foi substituído pelo GP
da Hungria em 1986.
Em
1990 um empresário japonês, Tomonori Tsurumaki, comprou o circuito Nippon
Autopolis com a ideia de sediar uma prova de Fórmula 1. Em 1992, os planos eram
de ter um GP da Ásia em 1993, para substituir o GP do México. Porém estes
planos falharam.
Bernie
Ecclestone adicionou uma corrida em Donington Park, voltando assim o GP da
Europa. Esta prova era a “menina dos olhos” de Tom Wheatcroft, que já havia
tentado trazer a F1 a Donington, desde uma tentativa abortada em 1988.
Esta
prova de 1993 foi a única até hoje em Donington, e é memorável pela considerada
“melhor 1ª volta de todos os tempos” de Ayrton Senna. Vejam abaixo:
(video bloqueado pela FOM, mas estará em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/radiopaddockf1/?ref=aymt_homepage_panel)
Em
1994 o GP Europeu muda-se para o circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.
Em 1995 volta para Nürburgring, na Alemanha, continuando na pista alemã em
1996.
Em
1997, novamente, vai para a Espanha, no circuito de Jerez. Esta prova é bem
conhecida pela batida deliberada (ou não) de Michael Schumacher na Williams de
Jacques Villeneuve. Por conta disso, Schumacher foi desqualificado do
campeonato.
Revejam
no vídeo:
Em
1997 e 1998 a pista de Nürburgring sediou o chamado GP de Luxemburgo, por conta
de uma regra imposta pela FIA, de nenhum país sediar mais de uma prova (já
havia Hockenheim como GP da Alemanha). Em 1998 não houve GP da Europa.
O GP
Europeu retorna em 1999, no circuito de Nürburgring, permanecendo como GP da
Europa até 2007. Em agosto de 2006 foi anunciado que Nürburgring seria retirada
do calendário da F1, e de 2007 em diante haveria apenas o GP da Alemanha, alternando
entre Hockenheim e Nürburgring. Porém o GP de 2007 acabou sendo chamado Großer
Preis von Europa (GP da Europa).
Após,
de 2008 a 2012, houve o GP da Europa na pista de Valencia. Essa pista acabou se
tornando impopular para pilotos e fãs, pela falta de pontos de ultrapassagem.
Resultou que Valencia iria alternar com Barcelona sediando o GP da Espanha, de
2013 em diante. Mas Valencia, na última hora, foi retirada do contrato.
Agora,
em 2016, temos o retorno do GP da Europa, desta vez no novo circuito de Baku,
no Azerbaijão (que fica na Ásia).
O Baku
City Circuit tem 6.006 metros, é de rua e no sentido anti-horário. Possui 20
curvas, sendo 8 para a direita e 12 para a esquerda.
Ainda
não há informação se ele é de média velocidade, mas foi projetado para ser o
circuito de rua mais rápido do mundo.
Alguns
dos destaques do traçado são uma travessa estreita, e o trecho final que leva
para a linha de chegada, na Neftchilar Avenue, dá cerca de 2,2 km.
É o
segundo circuito mais longo do calendário da Fórmula 1, só ficando atrás de
Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Até
hoje foram realizados 22 GP’s da Europa, como prova em si, ou seja, desde 1983,
sendo 1 em Donington Park, 2 em Jerez, 2 em Brands Hatch, 5 em Valencia e 12 em
Nürburgring.
O
maior vencedor do GP da Europa, contando as provas de 1983 em diante, é o
alemão Michael Schumacher, com 6 vitórias, em 1994, 1995 [as 2 de Benetton],
2000, 2001, 2004 e 2006 [as 4 de Ferrari].
Dos
atuais pilotos, o espanhol Fernando Alonso é o 2º no geral, com 3 vitórias, nos
anos de 2005 [Renault], 2007 [McLaren] e 2012 [Ferrari]. E o alemão Sebastian
Vettel tem 2 triunfos, em 2010 e 2011, ambas de Red Bull.
Dentre
os construtores a maior vitoriosa do GP Europeu é a Ferrari, com 7 vitórias, em
2000, 2001, 2002, 2004, 2006, 2008 e 2012. Em segundo está a McLaren, com 4
vitórias, nos anos de 1984, 1993, 1997 e 2007.
Os
pilotos com maior nº de pole positions no GP da Europa são:
1) Com
3: Michael Schumacher (1994 [Benetton], 2001 e 2004 [ambas de Ferrari]) e
Sebastian Vettel (2010, 2011 e 2012 [Red Bull], justamente as 3 últimas);
2) Com 2: David Coulthard (1995 [Williams] e 2000
[McLaren]) e Kimi Räikkönen (2003 [McLaren] e 2007 [Ferrari]);
3) Com
1: Fernando Alonso (2006, de Renault), Felipe Massa (2008, de Ferrari), Hamilton
(2009, de McLaren), e mais 9 pilotos, dentre eles Ayrton Senna (1985, de Lotus)
e Nelson Piquet (1984, de Brabham).
A 8ª
prova da temporada 2016 da Fórmula 1 será o 23º GP da Europa, o 1º neste novo
circuito de Baku, está programada para ter 51 voltas, num total de 306,306 km,
e será realizada no dia 19 de junho, uma semana após o GP do Canadá.
Vamos verificar se as boas expectativas se confirmarão em um ótimo Grande Prêmio!
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