* por Carlos Werzel Júnior
A história do GP Mexicano foi contada no link
Na história do GP do México, os vencedores são:
[todas as provas foram realizadas no
Autódromo Hermanos Rodríguez (entre 1962 e 1970 seu nome era Magdalena Mixhuca)]
VITÓRIAS |
PILOTOS |
ANOS |
3 |
Jim
Clark |
1962
(prova extra-campeonato, dividiu o carro com Trevor Taylor), 1963 e 1967 (as
3 de Lotus) |
2 |
Alain
Prost |
1988
(McLaren) e 1990 (Ferrari) |
Nigel
Mansell |
1987
e 1992 (as 2 de Williams) |
|
Max
Verstappen |
2017
e 2018 (ambas de Red Bull) |
|
Lewis
Hamilton |
2016
e 2019 (ambas de Mercedes) |
|
1 |
Trevor
Taylor |
1962
(Lotus, prova extra-campeonato, dividiu o carro com Jim Clark) |
Dan
Gurney |
1964
(Brabham) |
|
Richie
Ginther |
1965
(Honda) |
|
John
Surtees |
1966
(Cooper) |
|
Graham
Hill |
1968
(Lotus) |
|
Denny
Hulme |
1969
(McLaren) |
|
Jacky
Ickx |
1970
(Ferrari) |
|
Gerhard
Berger |
1986
(Benetton) |
|
Ayrton
Senna |
1989
(McLaren) |
|
Riccardo
Patrese |
1991
(Williams) |
|
Nico
Rosberg |
2015
(Mercedes) |
Também na história do GP Mexicano, as equipes vencedoras são:
VITÓRIAS |
EQUIPES |
ANOS |
4 |
Lotus |
1962,
1963, 1967 e 1968 |
3 |
McLaren |
1969,
1988 e 1989 |
Williams |
1987,
1991 e 1992 |
|
Mercedes |
2015,
2016 e 2019 |
|
2 |
Ferrari |
1970
e 1990 |
Red
Bull |
2017
e 2018 |
|
1 |
Brabham |
1964 |
Honda |
1965 |
|
Cooper |
1966 |
|
Benetton |
1986 |
POLES |
PILOTOS |
ANOS
e EQUIPES |
5 |
Jim
Clark |
1962
(extra-campeonato), 1963, 1964, 1965 e 1967 [todas de Lotus] |
3 |
Ayrton
Senna |
1986
(Lotus), 1988 e 1989 (ambas de McLaren) |
2 |
Nigel
Mansell |
1987
e 1992 (ambas de Williams) |
1 |
John
Surtees |
1966
(Cooper) |
Jo
Siffert |
1968
(Lotus) |
|
Jack
Brabham |
1969
(Brabham) |
|
Clay
Regazzoni |
1970
(Ferrari) |
|
Gerhard
Berger |
1990
(McLaren) |
|
Riccardo
Patrese |
1991
(Williams) |
|
Nico
Rosberg |
2015
(Mercedes) |
|
Lewis
Hamilton |
2016
(Mercedes) |
|
Sebastian
Vettel |
2017
(Ferrari) |
|
Daniel
Ricciardo |
2018
(Red Bull) |
|
Charles
Leclerc |
2019
(Ferrari) |
Até hoje foram disputados 21 GP’s Mexicanos, em toda sua história, sendo 1 extra-campeonato, e 20 na Fórmula 1, todos no Autódromo Hermanos Rodríguez (entre 1963 e 1970 era Magdalena Mixhuca).
A
volta mais rápida no atual traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez foi do australiano
Daniel Ricciardo, de Red Bull, em 2018, que foi a pole position desse ano. Ele
registrou 1’14.759 min., com média de 207,257 km/h.
A 18ª
prova da temporada 2021 da F1 será a 22ª no circuito Hermanos Rodríguez (22ª na
história do GP Mexicano, e 21ª na Fórmula 1), terá 71 voltas, e será disputada
no dia 7 de novembro.
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