A história do GP dos Estados Unidos foi contada no link: https://f1radiopaddock.blogspot.com/2019/10/2019-19-gp-dos-estados-unidos.html
Após
sua ausência em 2020, neste ano temos o retorno do GP dos Estados Unidos de F1!
Na
história do GP dos EUA, os vencedores são:
VITÓRIAS |
PILOTOS |
ANOS
E EQUIPES |
6 |
Lewis
Hamilton |
2007
(McLaren e em Indianápolis), 2012 (McLaren), 2014, 2015, 2016 e 2017 (estas 4
de Mercedes) [as últimas 5 em Austin] |
5 |
Michael
Schumacher |
2000,
2003, 2004, 2005 e 2006 (todas de Ferrari e em Indianápolis) |
3 |
Graham
Hill |
1963,
1964 e 1965 (todas de BRM e em Watkins Glen) |
Jim
Clark |
1962,
1966 e 1967 (todas de Lotus e em Watkins Glen) |
|
2 |
David Bruce-Brown |
1910
(Benz) e 1911 (Fiat) [ambas em Savannah] |
Jackie Stewart |
1968 (Matra) e 1972 (Tyrrell) [ambas em Watkins
Glen] |
|
James Hunt |
1976
e 1977 (ambas de McLaren e em Watkins Glen) |
|
Carlos Reutemann |
1974
(Brabham) e 1978 (Ferrari) [ambas em Watkins Glen] |
|
Ayrton Senna |
1990
e 1991 (ambas de McLaren e em Phoenix) |
|
1 |
23 pilotos: antes da F1: Louis
Wagner (1908, de Fiat em Savannah); Caleb Bragg (1912, de Fiat em Milwaukee);
Eddie Pullen (1914, de Mercer em Santa Monica); Dario Resta (1915, de Peugeot
em San Francisco); Howdy Wilcox e Johnny Aitken (1916, de Peugeot em Santa
Monica); Chuck Daigh (1958, de Scarab-Chevrolet em Riverside); na
F1: Bruce
McLaren (1959, de Cooper em Sebring); Stirling Moss (1960, de Lotus em Riverside);
em Watkins Glen: Innes
Ireland (1961, de Lotus); Jochen Rindt (1969, de Lotus); Emerson Fittipaldi
(1970, de Lotus); François Cevert (1971, de Tyrrell); Ronnie Peterson (1973,
de Lotus); Niki Lauda (1975, de Ferrari); Gilles Villeneuve (1979, de Ferrari); Alan Jones (1980,
de Williams); em Phoenix:
Alain Prost (1989, de McLaren); em
Indianápolis (circuito misto): Mika Häkkinen (2001, de McLaren);
Rubens Barrichello (2002, de Ferrari); em
Austin: Sebastian Vettel (2013, de Red Bull); Kimi Räikkönen (2018,
de Ferrari); Valtteri Bottas (2019, de Mercedes) |
Também na história do GP Americano, as equipes vencedoras são:
VITÓRIAS |
EQUIPES |
ANOS |
10 |
Ferrari |
1975,
1978 e 1979 (as 3 em Watkins Glen), 2000, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006
(estas 6 em Indianápolis) e 2018 (em Austin) |
8 |
Lotus |
1960,
1961, 1962, 1966, 1967, 1969, 1970 e 1973 (todas em Watkins Glen) |
McLaren |
1976
e 1977 (as 2 em Watkins Glen), 1989, 1990 e 1991 (estas 3 em Phoenix), 2001 e
2007 (estas 2 em Indianápolis), 2012 (em Austin) |
|
6 |
Mercedes |
1910
(em Savannah), 2014, 2015, 2016, 2017 e 2019 (estas 5 em Austin) |
3 |
Fiat |
1908
e 1911 (ambas em Savannah) e 1912 (em Milwaukee) |
BRM |
1963,
1964 e 1965 (as 3 em Watkins Glen) |
|
2 |
Peugeot |
1915
(San Francisco) e 1916 (Santa Monica) |
Tyrrell |
1971
e 1972 (ambas em Watkins Glen) |
|
1 |
7 equipes: Mercer (1914, em Santa Monica);
Scarab (1958, em Riverside); Cooper (1959, em Sebring); Matra (1968, em
Watkins Glen); Brabham (1974, em Watkins Glen); Williams (1980, em Watkins
Glen) e a Red Bull (2013, em Austin) |
Apenas em Austin, os vencedores são:
VITÓRIAS |
PILOTOS |
ANOS
E EQUIPES |
5 |
Lewis
Hamilton |
2012
(McLaren), 2014, 2015, 2016 e 2017 (estas 4 de Mercedes) |
1 |
Sebastian
Vettel |
2013
(Red Bull) |
Kimi
Räikkönen |
2018
(Ferrari) |
|
Valtteri
Bottas |
2019
(Mercedes) |
E as equipes vencedoras em Austin são:
VITÓRIAS |
EQUIPES |
ANOS |
5 |
Mercedes |
2014,
2015, 2016, 2017 e 2019 |
1 |
McLaren |
2012 |
Red
Bull |
2013 |
|
Ferrari |
2018 |
Os pilotos que fizeram pole position em Austin são:
POLES |
PILOTOS |
ANOS
e EQUIPES |
3 |
Lewis
Hamilton |
2016,
2017 e 2018 (as 3 de Mercedes) |
2 |
Sebastian
Vettel |
2012
e 2013 (ambas de Red Bull) |
Nico
Rosberg |
2014
e 2015 (ambas de Mercedes) |
|
1 |
Valtteri
Bottas |
2019
(de Mercedes) |
Até hoje foram disputados 49 GP’s Americanos, em toda sua história, sendo 8 antes da Fórmula 1, e 41 na Fórmula 1, sendo 1 em Sebring, 1 em Riverside, 20 em Watkins Glen, 3 em Phoenix, 8 em Indianapolis (circuito misto) e 8 em Austin.
A
volta mais rápida no traçado do Circuito das Américas foi do finlandês Valtteri
Bottas, de Mercedes, em 2019, que foi a pole position daquele ano. Ele
registrou 1’32.029 min., com média de 215,658 km/h.
A 17ª
prova da temporada 2021 da F1 será a 9ª no Circuito das Américas (50ª na
história do GP Americano, e 42ª na Fórmula 1), terá 56 voltas, e será disputada
no dia 24 de outubro.
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