quarta-feira, 11 de maio de 2016

#8 - Grande Prêmio da Espanha (última parte)

* por Carlos Werzel Júnior

Assim chegamos ao atual circuito do GP da Espanha, o Circuito de Barcelona-Catalunya. Ele se situa em Montmeló, que é uma municipalidade da área metropolitana da cidade de Barcelona, capital da comunidade autônoma da Catalunha.

O Circuito de Barcelona está em um autódromo, e é bastante conhecido por pilotos e equipes, pois muitos testes são feitos por lá.

Até 2013 o nome era apenas Circuito da Catalunya, e após acordo de patrocínio com o Conselho da Cidade de Barcelona, chama-se Circuito de Barcelona-Catalunya.

A pedra de fundação do circuito foi colocada em 24 de fevereiro de 1989, graças aos esforços feitos pelo Consórcio formado pelo Governo Catalão, Real Automóvil Club de Catalunya (RACC) e o Conselho da Cidade de Montmeló.

Anos antes, em 3 de outubro de 1986, o Parlamento Catalão havia aprovado uma proposta (não uma lei) apressando o Conselho Executivo a “coordenar os respectivos corpos com o objetivo de fazer um estudo e juntar esforços para criar um novo autódromo permanente”.

Cinco dias após a inauguração oficial, em 10 de setembro de 1991, o Circuito de Barcelona sediou a primeira prova oficial, do Campeonato Espanhol de Carros de Turismo, com a vitória do ex-piloto de Fórmula 1 espanhol Luís Pérez-Sala. Em 29 de setembro de 1991 aconteceu o 33º Grande Prêmio da Espanha de F1, após 17 anos de ausência na Catalunha.

Algo interessante é que a construção do circuito coincidiu com a preparação dos Jogos Olímpicos de 1992. E o circuito foi utilizado como linha de partida e chegada da prova de ciclismo de estrada por equipes.

Nos primeiros anos as ultrapassagens eram frequentes, pois os carros podiam seguir próximos nas duas últimas curvas. Quando o balanço aerodinâmico se tornou mais crítico, as ultrapassagens foram diminuindo, devido à turbulência causada pelo carro da frente.

O Circuito de Barcelona teve, ao menos, 5 modificações na sua extensão e traçado, atualmente possui 4.655 metros.

O 1º traçado tinha 4.747 metros, foi utilizado de 1991 a 1994 (em 1994 foi utilizada uma chicane temporária no “S” Nissan, por segurança, devido aos acidentes fatais no GP de San Marino daquele ano). Na minha opinião, a mudança significativa no traçado veio em 2007, em que foi retirada uma das curvas finais, sendo colocada uma chicane no lugar (a chicane RACC). Isto foi feito na tentativa de se aumentarem as ultrapassagens, mas nada mudou. Este traçado de 2007 é o atual.

Circuito atual de Barcelona-Catalunya, com os trechos de traçados antigos (em cinza), não mais utilizados (após as curvas 9 [Campsa], 10 (La Caixa), e 13 [Europcar])

Houve momentos memoráveis no GP Espanhol em Barcelona-Catalunya, e um deles aconteceu já no 1º Grande Prêmio realizado, a clássica batalha entre Ayrton Senna e Nigel Mansell na retona dos boxes, em que eles ficaram lado a lado em boa parte da reta, e quase tocando roda! O inglês se deu melhor. Abaixo segue o vídeo:



Até hoje tivemos 25 provas neste circuito de Barcelona. O piloto com maior número de vitórias é Michael Schumacher, com 6 vitórias (em 1995 de Benetton, e nos anos de 1996, 2001, 2002, 2003 e 2004, de Ferrari). Dos atuais pilotos, os maiores vencedores são Kimi Räikkönen (2005 [McLaren] e 2008 [Ferrari]) e Fernando Alonso (2006 [Renault] e 2013 [Ferrari]), com 2 vitórias cada.

A equipe mais vitoriosa em Barcelona é a Ferrari, com 8 vitórias (1996, 2001, 2002, 2003, 2004, 2007, 2008 e 2013).

O GP da Espanha de Fórmula 1 foi realizado, na história, 45 vezes. Também tivemos 2 GP’s Espanhóis como provas extra-campeonato (1967 e 1980), e outros 10 GP’s da Espanha antes de existir a F1. Ou seja, até hoje houve 57 GP’s da Espanha!

O piloto com maior número de vitórias em toda a história do GP da Espanha continua sendo Michael Schumacher, com suas 6 vitórias.

Em 2º lugar temos 5 pilotos, todos com 3 vitórias: Louis Chiron (1928, 1929, 1933); Jackie Stewart (1969, 1970, 1971); Nigel Mansell (1987, 1991, 1992); Alain Prost (1988, 1990, 1993); e Mika Häkkinen (1998, 1999, 2000).

E com 2 vitórias são mais 5 pilotos: Emerson Fittipaldi (1972, 1973); Mario Andretti (1977, 1978); Ayrton Senna (1986, 1989); Kimi Räikkönen (2005, 2008); e Fernando Alonso (2006, 2013).

Já entre as equipes, a maior vencedora é a Ferrari, com 12 triunfos: 1954, 1974, 1981, 1990, 1996, 2001, 2002, 2003, 2004, 2007, 2008 e 2013.

O Circuito de Barcelona-Catalunya tem 4.655 metros, e possui 16 curvas, sendo 9 para a direita e 7 para a esquerda.

A reta dos boxes tem pouco mais de 1 quilômetro, 1.047 metros sendo mais exato. O traçado é uma combinação de várias curvas rápidas e algumas lentas, e há 2 retas praticamente. Pode-se dizer que o único ponto de ultrapassagem é, realmente, a reta dos boxes.

Uma característica do circuito é que a direção do vento pode mudar drasticamente no mesmo dia, o que é um fator bastante importante para a aerodinâmica do carro.

O recorde de volta no traçado atual foi em 2010, com a pole position de Mark Webber, com a Red Bull, quando registrou 1:19.995 min., com média de 209,488 km/h. É, pois, um circuito de média velocidade.

A 5ª prova da temporada 2016 da F1 será a 26ª em Barcelona-Catalunya, terá 66 voltas, e será realizada no dia 15 de maio. E também será o GP nº 940 na história da Fórmula 1!

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