terça-feira, 24 de maio de 2016

#9 - Grande Prêmio de Mônaco (1ª parte)

* por Carlos Werzel Júnior

No próximo final de semana será realizado o GP de Mônaco, outra das provas mais antigas do automobilismo.

O GP de Mônaco sempre é realizado no Circuito de Mônaco, que é montado nas ruas de Monte Carlo e La Condamine, no Principado de Mônaco.

É considerada uma das provas da chamada “Tríplice Coroa dos Esportes a Motor”, junto com as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans. Apenas um piloto conquistou esta Tríplice Coroa, foi o inglês Graham Hill, com suas 5 vitórias em Mônaco, a conquista em Indianápolis no ano de 1966, e o triunfo em Le Mans em 1972.

A ideia de um Grande Prêmio nas ruas de Mônaco veio de Anthony Noghès, presidente do Automobile Club de Monaco, com suporte oficial do príncipe Louis II. A primeira prova foi realizada em 1929, sendo vencida pelo francês William Grover-Williams, que correu em um Bugatti. Ele percorreu as 100 voltas em 3 horas, 56 minutos e 11 segundos.

Houve provas de 1929 a 1937. Em 1933 houve o 1º GP de Mônaco em que as posições do grid foram decididas como é até hoje. Em 1938, com a demanda de 500 libras por participante levou a AIACR (Association Internationale des Automobiles Clubs Reconnus), que era o então órgão internacional regulador do esporte a motor, a cancelar o evento. Houve também a 2ª Guerra Mundial, e o GP de Mônaco voltou em 1948, já sob a chancela da FIA (Federação Internacional do Automobilismo).

Em 1949 o GP Monegasco foi cancelado devido ao falecimento do príncipe Louis II. Após, entra no calendário da recém criada Fórmula 1, em 1950. O 1º GP de Mônaco na F1 foi vencida pelo penta campeão Juan Manuel Fangio. Ele percorreu as 100 voltas (a prova tinha 318 km) em 3 horas, 13 minutos, 18 segundos e 7 décimos.

Não houve GP em 1951. Em 1952, a FIA decidiu que o campeonato da F1 deveria ser disputado sob as regras da Fórmula 2, e Mônaco ficou de fora do campeonato novamente.

O GP Monegasco retorna apenas em 1955, e desde este ano até hoje a Fórmula 1 passa por lá. Houve vários momentos memoráveis nos GPs de Mônaco, citarei alguns deles.

Em 1955, o bicampeão Alberto Ascari sofreu um acidente na saída do túnel e caiu no mar. Este foi o último GP dele na F1, já que pouco tempo depois viria a falecer. Neste GP de Mônaco de 1955 há um recorde não batido até hoje. O piloto monegasco Louis Chiron é o piloto mais velho a iniciar uma prova da F1, com 55 anos e 292 dias de idade!

Segue um vídeo com esse acidente de Ascari



O piloto inglês Graham Hill foi o 1º “Rei de Mônaco” (ou “Mr. Mônaco”), tendo vencido 5 provas lá, em 1963, 1964, 1965 (as 3 de BRM), 1968 e 1969 (ambas de Lotus). Só foi ultrapassado anos mais tarde, pelo inesquecível brasileiro Ayrton Senna, com suas 6 vitórias (1987 [de Lotus], 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993 [todas de McLaren]).

Aliás, a vitória de Senna em 1992, particularmente, acho bem marcante! Isto pois o inglês Nigel Mansell liderava tranquilamente, mas na volta 71 teve de fazer um pit stop para troca de pneus, pois havia uma suspeita de um furo no pneu esquerdo traseiro. Mansell, com um carro mais rápido do que Senna, veio a toda para cima do brasileiro, mas apesar das inúmeras tentativas, não conseguiu ultrapassar Senna, que venceu o GP Monegasco de 1992.

Vejam o vídeo abaixo com um resumo desta grande prova!


(video acima bloqueado pela FOM...)

São tantos GP’s, mas escreverei sobre mais 4. O primeiro é o de 1980, em que houve uma largada marcante, em que o irlandês Derek Daly, em sua Tyrrell, bateu na Alfa Romeo de Bruno Giacomelli, e voou sobre este vindo a atingir seu companheiro de Tyrrell, Jean-Pierre Jarier, além da McLaren de Alain Prost.

O vídeo a seguir traz esta largada confusa, narrado em inglês por Murray Walker



Por curiosidade, esse acidente foi reproduzido em um vídeo clip da banda de heavy metal Black Sabbath, da música Trashed! Aparece brevemente por 1’27 no vídeo abaixo, que coloco como curiosidade



Em 1982 aconteceu uma das provas mais malucas da história da F1, em que parece que ninguém queria vencer o GP. Incrível, mas é verdade.

A prova ocorreu em 76 voltas. A chuva cai no final da prova, e na volta 74 o líder Alain Prost bateu sua Renault após a chicane do Porto. Na volta 75 o novo líder Patrese rodou na curva Loews e ficou parado. Na última volta o então líder Didier Pironi ficou sem combustível já dentro do túnel.

Antes de passar à liderança da prova, Andrea de Cesaris também fica sem combustível. O provável próximo líder, Derek Daly, que já estava com o carro todo batido, sem asas traseira e dianteira, veio a ter problema de câmbio, e teve que abandonar também. Aconteceu que Riccardo Patrese conseguiu religar o carro, vindo a vencer o GP de Mônaco em 1982! Foi a primeira vitória dele na categoria.

A seguir seguem 2 vídeos com as voltas finais desta corrida maluca, pela Rede Globo (o 2º vídeo é parte com áudio da Globo, parte em alemão e parte em japonês, uma mistureba hehe). Peço desculpas pela imagem ser ruim, mas a FOM (Formula One Management) retirou vários vídeos do youtube por direitos autorais




(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário