terça-feira, 24 de maio de 2016

#9 - Grande Prêmio de Mônaco (2ª e última parte)

* por Carlos Werzel Júnior

(continuando...)

Em 1984 houve uma prova inesquecível, a primeira em que vimos o talento de Ayrton Senna na chuva! Senna, com sua Toleman, largou em 13º e foi ultrapassando todos, até que faltava apenas o líder Alain Prost. Chovia bastante e na volta 29 Prost acenava ao diretor da prova para parar a prova.

A bandeira vermelha foi mostrada no final da volta 31, e Senna cruzou em 2º, quase ultrapassando Prost, pois estava muito mais rápido. Porém, se continuasse a prova, outro piloto de grande talento poderia ultrapassar os dois, era o alemão Stefan Bellof, da Tyrrell. Infelizmente, no ano seguinte, Bellof viria a falecer após se acidentar em prova de carros turismo.

Abaixo segue um vídeo com as últimas voltas desta prova, com imagens da TV Fuji japonesa, e áudio da Rede Globo



Em 1996 ocorreu outra corrida doida, em que apenas 3 pilotos cruzaram a linha de chegada, sem problema algum em seus carros, seja acidente ou outro. A vitória foi do francês Olivier Panis, com sua Ligier, e acabou sendo a única vitória na carreira dele, e a última da equipe Ligier.

Segue um vídeo com alguns dos momentos deste GP maluco


(video acima bloqueado pela FOM...)

Por curiosidade, apenas 3 pilotos monegascos venceram um GP de Mônaco. Louis Chiron, em 1931; e mais recentemente, mas na GP2, vitórias de Stefano Coletti em 2013, e Stéphane Richelmi em 2014.

Em julho de 2010 Bernie Ecclestone anunciou que foi firmado um acordo de 10 anos com os organizadores da prova, mantendo o GP de Mônaco, ao menos, até 2020.

A montagem do circuito leva 6 semanas, e a desmontagem leva outras 3 semanas. O circuito tem muitas mudanças de elevação, curvas lentas e fechadas e é estreito. Talvez seja o circuito mais exigente para os pilotos.

O ex-piloto brasileiro Nelson Piquet já disse que correr em Mônaco é “como andar de bicicleta em sua sala de estar”.

O circuito de Mônaco possui a curva mais lenta do calendário da Fórmula 1, o Grand Hotel Hairpin (antiga Loews, antiga curva Gare [de acordo com Galvão Bueno, aliás esperem para ouvir isto dele na transmissão hehehe], também já foi chamada de Station Hairpin), onde os carros a contornam com cerca de 48 km/h.

Também há um túnel, que passa ao lado do porto e embaixo do Hotel Fairmont, e é um dos pontos de mais alta velocidade do circuito. Igualmente é difícil para os pilotos, por terem que lidar com a escuridão de dentro do túnel e a luz natural na entrada e saída, isto em alta velocidade.

Com o passar dos anos houve algumas alterações no traçado. A pista original tinha a curva do Gasômetro (onde hoje é a La Rascasse).



Em 1973 foi construída uma piscina, onde é o Rainier III Nautical Stadium, e foram feitos os famosos “Esses da Piscina”. No mesmo ano a curva do Gasômetro mudou seu nome para La Rascasse, nome do restaurante que foi construído no local.



Com o decorrer dos anos seguintes, pequenas modificações foram feitas no circuito, e hoje ele possui 3.337 metros. O GP de Mônaco é o único que não precisa obedecer à distância mínima de 305 quilômetros, ele tem pouco mais de 260 km.



Possui 19 curvas, sendo 12 para a direita e 7 para a esquerda. É um circuito de rua, no sentido horário e de baixa velocidade.

Até hoje foram disputados 73 GP’s de Mônaco, sendo 62 na Fórmula 1. Os maiores vencedores são:
- 1º Ayrton Senna: 6 vitórias (1987 [de Lotus], 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993 [as 5 de McLaren];
- 2º Graham Hill: 5 vitórias (1963, 1964, 1965 [as 3 de BRM], 1968 e 1969 [ambas de Lotus];
- também em 2º Michael Schumacher: 5 vitórias (1994, 1995 [as 2 de Benetton], 1997, 1999, 2001 [as 3 de Ferrari]).

Como curiosidade, de 1984 a 1993 apenas Alain Prost e Ayrton Senna venceram o GP Monegasco.

Dos atuais pilotos Nico Rosberg tem 3 vitórias consecutivas (2013, 2014 e 2015, todas de Mercedes). E o espanhol Fernando Alonso tem 2 vitórias em Mônaco, em 2006 e 2007, de Renault e McLaren respectivamente. Aliás, Alonso é o único piloto a vencer provas em Mônaco em anos consecutivos e por equipes diferentes, enquanto Rosberg é um dos 4 pilotos a terem 3 vitórias consecutivas em Mônaco (os outros são Graham Hill, Alain Prost e Ayrton Senna).

A equipe mais vitoriosa é a McLaren com 15 conquistas (1984, 1985, 1986, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1998, 2000, 2002, 2005, 2007 e 2008). A Ferrari está em 2º, com 9 vitórias (1952, 1955, 1975, 1976, 1979, 1981, 1997, 1999 e 2001).

O piloto com mais pole positions em Mônaco é Ayrton Senna, com 5 poles, nos anos de 1985 (com a Lotus), 1988, 1989, 1990 e 1991 (estas 4 de McLaren).

Com 4 poles são 4 pilotos:
- Juan Manuel Fangio (1950 [Alfa Romeo], 1955 [Mercedes], 1956 [Ferrari] e 1957 [Maserati]);
- Jim Clark (1962, 1963, 1964 e 1966 [todas de Lotus]);
- Jackie Stewart (1969 [Matra], 1970 [March], 1971 e 1973 [ambas de Tyrrell]);
- Alain Prost (1983 [Renault], 1984, 1986 [as 2 de McLaren] e 1993 [Williams]).

Dos atuais pilotos, com 2 poles estão Fernando Alonso (2006 [Renault] e 2007 [McLaren]) e Nico Rosberg (2013 e 2014, ambas de Mercedes).
Outros 5 pilotos tem uma pole cada: Kimi Raikkonen (2005, de McLaren), Felipe Massa (2008, de Ferrari), Jenson Button (2009, de Brawn), Sebastian Vettel (2011, de Red Bull) e Lewis Hamilton (2015, de Mercedes).

A volta mais rápida no atual traçado foi de Lewis Hamilton, com a Mercedes, em 2015, que foi a pole position da prova desse ano. Ele registrou 1’15.098 min, com média de 159,967 km/h.

A 6ª prova da temporada 2016 da F1 será a 63ª em Mônaco (74ª em sua história), terá 78 voltas, e será disputada no dia 29 de maio.

Caso Nico Rosberg vença, ele se igualará a Alain Prost com 4 vitórias, e será o 2º piloto a obter 4 triunfos consecutivos em Mônaco, ao lado de Ayrton Senna.

Lembrando que neste GP de Mônaco de 2016 teremos a estreia dos pneus ultra macios!

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