segunda-feira, 17 de outubro de 2016

#21 - Grande Prêmio dos Estados Unidos (1ª parte)

* por Carlos Werzel Júnior

É uma prova automobilística que está no calendário da Fórmula 1, em praticamente todos os anos, desde 1959.

Mas tudo começou com William Kissam Vanderbilt, que, inspirado pelas provas da Gordon Bennett Cup e do Circuit des Ardennes belga, encontrou uma série de provas de rua nos EUA para mostrar ao mundo as corridas de rua americanas. Assim iniciou a Vanderbilt Cup, na Long Island de Nova Iorque, atraindo competidores americanos e europeus. Porém, a prova foi marcada por problemas no controle do público, o que levou a mortes de pessoas que assistiam a prova, e o cancelamento da prova em 1907.

No retorno da competição em 1908, a American Automobile Association não adotou as novas regras de Grand Prix. Isto levou a rival Automobile Club of America, um grupo de entusiastas com fortes laços com a Europa, a patrocinar o Grand Prize Americano, usando as regras de Grand Prix. Quem ganhou os direitos de sediar o 1º American Grand Prize foi o Savannah Automobile Club.

Assim o 1º Grand Prize dos EUA foi realizado em um circuito de rua em Savannah, no Estado da Geórgia. O circuito tinha 40,434 km (sim, tudo isto), e apenas pra termos ideia, a volta mais rápida foi de 21’36.0 minutos, dada pelo piloto ítalo-americano Ralph de Palma, com carro da equipe Fiat.

Até 1916 houve outros Grand Prize dos EUA regularmente, em circuitos de rua em Savannah, Milwaukee, Santa Monica e San Francisco. Então acontece a 1ª Guerra Mundial, e os GP’s Americanos se encerram (lembrando que apenas os GP’s em circuitos de rua, pois as provas em ovais eram realizadas normalmente).

Chegamos à Fórmula 1 em 1950. No 1º campeonato foram incluídas as 500 Milhas de Indianápolis (mas não como GP dos EUA), que não seguiam as regras de Grand Prix da FIA, mas as regras da AAA National Championship Americana. As 500 Milhas de Indianápolis seguiram no calendário da Fórmula 1 até 1960.

Em 1958 houve o GP dos Estados Unidos, para carros esporte, da USAC Road Racing Championship, no circuito de Riverside.

Na Fórmula 1, o 1º GP dos EUA foi realizado em 1959, no circuito de Sebring, na Flórida. Foi a última prova daquele ano na F1, e a única vez que a F1 visitou esse lendário circuito, sede das 12 Horas de Sebring. E também foi a 1ª vez, desde 1950, em que 3 pilotos tinham chances de título, Jack Brabham, Stirling Moss e Tony Brooks. O título acabou sendo do australiano Brabham.

O lendário circuito de Sebring, cujo traçado tinha mais de 8 km

Nos anos seguintes, os GP’s dos EUA, na F1, foram realizados em Riverside (1960) e Watkins Glen (1961-1980). Em 1976 foi criado o GP do Oeste dos EUA, no circuito de Long Beach, que durou até 1983 (que não entram nas estatísticas aqui colocadas).

Circuito de Riverside
Outro lendário circuito, Watkins Glen, e os 2 traçados usados na F1

Não houve provas com o nome GP dos EUA de 1981 a 1988.

Em 1981 houve os GPs do Oeste dos EUA, em Long Beach, e o de Caesars Palace, no circuito de Las Vegas.

Em 1982 houve 3 GP’s em território americano: GP do Oeste dos EUA (Long Beach), GP de Detroit e GP de Caesars Palace (Las Vegas). [aqui os EUA se tornaram o único país, na história da Fórmula 1, a sediar 3 provas em um ano]

Em 1983 houve o GP do Oeste do EUA, em Long Beach (o último na F1), e o GP de Detroit.

Em 1984 tivemos os GP’s de Detroit e de Dallas (este marcado pelas altas temperaturas).

De 1985 a 1988 tivemos apenas o GP de Detroit, nos EUA.
(Estes GP’s citados não entram nas estatísticas que apresentaremos)

Os 4 traçados dos GP's que não entram nas estatísticas: 1 - Long Beach; 2 - Detroit; 3 - Las Vegas; 4 - Dallas

A prova com o nome GP dos EUA volta em 1989, no circuito de rua de Phoenix, e dura até 1991.

Os 2 traçados de Phoenix usados na F1

Há então um hiato sem GP Americano, de 1992 a 1999, e o GP dos EUA retorna à F1 em 2000, no lendário circuito de Indianápolis, mas agora em um traçado misto, e horário. Dura até 2007.

O oval de Indianápolis, e o circuito misto usado na F1

Ficamos de 2008 a 2011 sem o GP dos EUA, que retorna em 2012, no circuito de Austin.

(cont.)

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