terça-feira, 4 de outubro de 2016

#20 - Grande Prêmio do Japão (1ª parte)

* por Carlos Werzel Júnior

É uma prova automobilística que está no calendário da Fórmula 1, em praticamente todos os anos, desde 1976.

Porém, o 1º Grande Prêmio do Japão foi disputado em 1963, como prova extra-campeonato da Fórmula 1, no Circuito de Suzuka. Esta prova extra campeonato ocorreu em Suzuka, de novo, no ano seguinte.

De 1966 a 1976 os GP’s Japoneses, ainda como prova extra-campeonato da F1, foram disputados no circuito Fuji Speedway. No traçado de Fuji havia a curva Daiichi, que era inclinada (em relação à superfície), que foi cena de vários acidentes fatais.

No mesmo ano de 1976 foi realizada a primeira prova oficial de Fórmula 1 no Japão, no circuito de Fuji, com mudança na curva Daiichi (1ª curva), tendo sido deixado de lado a parte inclinada, que era bastante perigosa. Foi também a 1ª corrida de F1 a ser disputada no continente asiático!

Esta prova de 1976 não só foi a última da temporada, como decidiu o título mundial de pilotos. Na disputa estavam Niki Lauda e James Hunt, e o inglês levou a melhor, tendo obtido um 3º lugar em uma prova sob forte chuva. Niki Lauda apenas disputou duas voltas, desistindo após achar não haver segurança alguma (também desistiram o australiano Larry Perkins, e os brasileiros José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi). Hunt ficou um ponto à frente de Lauda no campeonato.

Em 1977 houve nova prova em Fuji, sendo que o título já estava decidido nas mãos de Niki Lauda. Esta prova foi marcada por ser a última vitória de James Hunt na F1, foi a última prova disputada pelo sueco Gunnar Nilsson (que faleceu de câncer no ano seguinte), foi a última prova em que um carro de F1 usou pneus Dunlop, foi também a primeira prova em que o italiano Riccardo Patrese marcou ponto na F1 (chegou em 6º com sua Shadow), e também aconteceu um grave acidente, na 5ª volta, quando Gilles Villeneuve (Ferrari) e Ronnie Peterson (Tyrrell de 6 rodas) bateram ao se aproximarem da curva Daiichi, e a Ferrari voou sobre o público matando 2 espectadores.

Devido a esse grave acidente, preocupações com a segurança de Fuji, problemas financeiros e até de logística, o GP Japonês foi tirado do campeonato da F1.

Em 1987 a Fórmula 1 retorna ao Japão, desta vez no renovado circuito de Suzuka. Como o GP Japonês historicamente é um dos últimos do campeonato, viu-se 13 títulos mundiais de pilotos decididos lá (contando com o de 1976, em Fuji).

O Suzuka International Racing Course está na cidade de Suzuka, que faz parte da prefeitura de Mie, no Japão (o Japão é dividido em prefeituras).

Soichiro Honda (presidente da Honda Motor Company), no final dos anos 1950, decidiu desenvolver um novo circuito permanente na prefeitura de Mie. Projetada como pista de testes da Honda em 1962, pelo holandês John “Hans” Hugenholtz, Suzuka é um dos poucos circuitos no mundo a ter traçado “figura oito”.

O circuito de Suzuka está dentro de um parque de diversões, é veloz e exigente para os pilotos, e ao longo dos anos se tornou bastante popular entre fãs e pilotos.

Suzuka se tornou palco de vários momentos memoráveis e dramáticos na Fórmula 1, como as 3 disputas de título entre Ayrton Senna e Alain Prost, nos anos de 1988, 1989 e 1990.

Em 24 de março de 2006, a FIA anunciou que o GP do Japão voltaria a ser disputado no circuito de Fuji Speedway (agora com a Toyota como dona do circuito). Fuji foi redesenhado pelo alemão Hermann Tilke. Houve 2 provas da Fórmula 1 lá, em 2007 e 2008.

Não foi colocado antes, mas Fuji é conhecido por ter umas das retas mais longas das pistas de corrida no mundo, com 1,475 km.

Traçado de Fuji usado em 1976 e 1977

Traçado de Fuji usado em 2007 e 2008

Era para Fuji alternar com Suzuka de 2009 em diante. Porém, em julho de 2009, a Toyota citou a crise econômica global como motivo para que não houvesse mais GP’s em Fuji. Assim, a Fórmula 1 voltou a ser disputada em Suzuka. Em 23 de agosto de 2013 foi anunciado que o contrato do GP do Japão foi estendido até 2018.


Apenas para constar, o Japão também teve outra pista como sede de provas da Fórmula 1. Foi a de Aida (ou Tanaka International Circuit Aida). Houve 2 provas, em 1994 e 1995, como Grande Prêmio do Pacífico. Estas provas fizeram o Japão ser um dos 7 países a sediarem mais de uma prova da F1 na mesma temporada (os outros são Inglaterra, França, Espanha, Alemanha, Itália e EUA).

Circuito de Aida
(continua...)

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