terça-feira, 6 de outubro de 2020

2020 #11 GP de Eifel (Alemanha)

 * por Carlos Werzel Júnior


A história do GP da Alemanha e do autódromo de Hockenheim foi contada no link:

Este Grande Prêmio será disputado no circuito de Nürburgring. O último GP da Alemanha ocorrido lá foi em 2013.

 

O circuito de Nürburgring se localiza na cidade de Nürburg, no estado de Rhineland-Palatinate, na Alemanha, em torno da vila e do castelo medieval de Nürburg, na cordilheira de Eifel (daí o nome do Grande Prêmio).

 

A construção do circuito se iniciou em setembro de 1925, com design da Eichler Architekturbüro da cidade de Ravensburg (liderada pelo arquiteto Gustav Eichler). O desenho do circuito nas montanhas era similar ao da Targa Florio, uma das provas a motor mais importantes da época.

 

A construção foi completada na primavera de 1927. As primeiras provas foram realizadas em junho de 1927, para motocicletas e sidecars.

 

Originalmente, a pista tinha 4 (quatro) configurações:

- Gesamtstrecke (traçado completo): com 28.265 metros;

- Nordschleife ("loop do norte"): com 22.810 metros;

- Südschleife ("loop do sul"): com 7.747 metros;

- havia também um loop de aquecimento chamado Zielschleife ou Betonschleife, com 2.281 metros.

 

O Gesamtstrecke (traçado completo) foi utilizado pela última vez em 1929, em eventos maiores. Possuía 187 curvas, e o recorde de volta foi do monegasco Louis Chiron (o piloto mais velho a terminar uma prova de Fórmula 1, com o 6º lugar no GP de Mônaco de 1955, aos 55 anos), com o tempo de 15 minutos 06.1 segundos.

 

A partir de 1930 viria a ser utilizado apenas o Nordschleife, com cerca de 160 curvas. Em 5 de agosto de 1961, durante os treinos livres para o GP da Alemanha de F1, o americano Phil Hill foi o 1º piloto a completar uma volta abaixo dos 9 minutos, com o tempo de 8 minutos 55.2 segundos.

 

Antes disto, em 1957, aconteceu, talvez, a maior vitória do pentacampeão Juan Manuel Fangio. Ele decidiu largar com pneus mais moles e meio tanque de combustível, para ir mais rápido que os outros, especialmente as Ferraris de Mike Hawthorn e Peter Collins.

A prova tinha 22 voltas, e na volta 13 Fangio parou para um pit stop, tendo uma vantagem de 30 segundos para Hawthorn.

O pit foi um desastre, e Fangio saiu dos boxes a cerca de 48 segundos atrás do 2º colocado, Peter Collins.

Nas últimas 10 voltas que restavam, Fangio quebrou o recorde de volta por 9 vezes, sendo 7 seguidas (só para termos uma ideia, na 1ª volta após o pit, Fangio diminuiu a vantagem para o líder em 15 segundos!!).

Na penúltima volta Fangio não só encostou nos 2 líderes, como os ultrapassou, e conseguiu uma magnífica vitória!

Fangio, após a prova, disse “Eu nunca dirigi tão rápido em minha vida, e eu não acho que serei capaz de fazer isso novamente”.

 

Em 1968 aconteceu um dos GP’s mais perigosos da F1 em Nürburgring, pois chovia e fazia neblina. Foi vencida por Jackie Stewart, que apelidou o circuito de “Green Hell” (inferno verde).

 

Em 1970, com a morte do piloto Piers Courage no GP da Holanda, os pilotos decidiram boicotar o GP da Alemanha em Nürburgring, a menos que mudanças no circuito fossem feitas para maior segurança. As mudanças não foram possíveis, e o GP da Alemanha de 1970 foi mudando para Hockenheim.

 

Após os pedidos dos pilotos, o Nordschleife foi reconstruído sendo suavizados alguns saltos, foram colocados guard rails, e foi reduzido o número de curvas. O GP alemão voltou a Nürburgring em 1971, e as provas foram disputadas lá até 1976.

 

Por conta da extensão do circuito (quase 23 quilômetros), e pelas montanhas, as demandas dos pilotos e da FIA estavam se tornando mais caras ou impossíveis. E também para as emissoras de TV estava ficando mais difícil de cobrir as provas. Por fim, decidiu-se que a prova de 1976 seria a última no velho circuito.

 

E veio o GP de 1976. Niki Lauda, então campeão e o único piloto a percorrer Nürburgring abaixo de 7 minutos (com o tempo de 6 minutos 58.6 segundos), propôs aos outros pilotos o boicote ao GP, devido à segurança, falta de fiscais suficientes na prova e outros aspectos. A maioria dos pilotos foi contra o boicote e a corrida aconteceu. Neste GP ocorreu o grave acidente de Lauda, que escapou por milagre.

 

Entre 1982 e 1983 a área que abrange a linha de chegada foi demolida para a construção do novo traçado.

 

O novo circuito foi completado em 1984, e levou o nome de GP Strecke. Neste novo circuito, a 1ª prova de Fórmula 1 lá ocorreu em 1984, com o nome de GP da Europa, vencida por Alain Prost de McLaren.

 

O atual circuito de Nürburgring tem 5.148 metros, fica em um autódromo, é de média  velocidade e no sentido horário. Possui 15 curvas, sendo 9 para a direita, e 6 para a esquerda.

 

Em Nürburgring aconteceram 26 GP’s da Alemanha, 12 GP’s da Europa (1984, 1995, 1996, 1999-2007) e 2 GP’s de Luxemburgo (1997 e 1998).

 

Na história do GP Alemão os pilotos vencedores são:

 

VITÓRIAS

PILOTO

ANOS, EQUIPES E PISTAS

 

 

6

 

 

Rudolf Caracciola

1926 (em AVUS), 1928 (em Nürburgring Gesamtstrecke) [carro dividido com Christian Werner], 1931 (em Nürburgring Nordschleife) [estas 3 de Mercedes], 1932 (de Alfa Romeo, em Nürburgring Nordschleife), 1937 e 1939 (ambas de Mercedes, em Nürburgring Nordschleife)

 

 

4

Michael Schumacher

1995 (de Benetton), 2002, 2004 e 2006 (as 3 de Ferrari) [todas em Hockenheim]

 

Lewis Hamilton

2008 e 2011 (ambas de McLaren, a 1ª em Hockenheim e a 2ª em Nürburgring GP-Strecke) e 2016 e 2018 (ambas de Mercedes, e em Hockenheim)

 

 

 

 

 

 

3

Alberto Ascari

1950, 1951 e 1952 (as 3 de Ferrari, em Nürburgring Nordschleife)

Juan Manuel Fangio

1954 (de Mercedes), 1956 (de Ferrari) e 1957 (de Maserati) [as 3 em Nürburgring Nordschleife]

Jackie Stewart

1968 (de Matra), 1971 e 1973 (ambas de Tyrrell) [as 3 em Nürburgring Nordschleife]

Nelson Piquet

 1981 (de Brabham), 1986 e 1987 (ambas de Williams) [as 3 em Hockenheim]

Ayrton Senna

 1988, 1989 e 1990 (todas de McLaren) [as 3 em Hockenheim]

Fernando Alonso

2005 (de Renault), 2010 e 2012 (ambas de Ferrari) [as 3 em Hockenheim]

 

 

 

 

2

Tony Brooks

1958 (de Vanwall, em Nürburgring Nordschleife) e 1959 (de Ferrari, em AVUS)

John Surtees

1963 e 1964 (ambas de Ferrari e em Nürburgring Nordschleife)

Jacky Ickx

1969 (de Brabham) e 1972 (de Ferrari) [ambas em Nürburgring Nordschleife]

Nigel Mansell 

1991 e 1992 (ambas de Williams e em Hockenheim)

Alain Prost

1984 (de McLaren) e 1993 (de Williams) [ambas em Hockenheim]

Gerhard Berger

1994 (de Ferrari) e 1997 (de Benetton) [ambas em Hockenheim]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

35 pilotos: antes da F1: em Nürburgring Gesamtstrecke: Otto Merz (1927, de Mercedes); Christian Werner (1928, de Mercedes) [carro dividido com Rudolf Caracciola]; Louis Chiron (1929, de Bugatti); em Nürburgring Nordschleife: Hans Stuck (1934, de Auto Union); Tazio Nuvolari (1935, de Alfa Romeo); Bernd Rosemeyer (1936, de Auto Union); Richard Seaman (1938, de Mercedes); na F1: Giuseppe Farina (1953, de Ferrari, em Nürburgring Nordschleife); Joakim Bonnier (em 1960, de Porsche, em Nürburgring Südschleife) [foi uma prova de Fórmula 2]; em Nürburgring Nordschleife: Stirling Moss (1961, de Lotus); Graham Hill (1962, de BRM); Jim Clark (1965, de Lotus); Jack Brabham (1966, de Brabham); Denny Hulme (1967, de Brabham); em Hockenheim: Jochen Rindt (1970, de Lotus); em Nürburgring Nordschleife: Clay Regazzoni (1974, de Ferrari); Carlos Reutemann (1975, de Brabham); James Hunt (1976, de McLaren); em Hockenheim: Niki Lauda (1977, de Ferrari); Mario Andretti (1978, de Lotus); Alan Jones (1979, de Williams); Jacques Laffite (1980, de Ligier); Patrick Tambay (1982, de Ferrari); René Arnoux (1983, de Ferrari); em Nürburgring GP-Strecke: Michele Alboreto (1985, de Ferrari); em Hockenheim: Damon Hill (1996, de Williams); Mika Häkkinen (1998, de McLaren); Eddie Irvine (1999, de Ferrari); Rubens Barrichello (2000, de Ferrari); Ralf Schumacher (2001, de Williams); Juan Pablo Montoya (2003, de Williams); em Nürburgring GP-Strecke: Mark Webber (2009, de Red Bull); Sebastian Vettel (2013, de Red Bull); em Hockenheim: Nico Rosberg (2014, de Mercedes); Max Verstappen (2019, de Red Bull)

 

* Nürburgring Gesamtstrecke: é o circuito completo, de 28,265 km (onde houve os GPs de 1927, 1928 e 1929). Consistia do Nordschleife e do Südschleife juntos.

* Nürburgring Nordschleife: talvez o traçado mais famoso, de 22,810 km, chamado de Green Hell.

* Nürburgring Südschleife: o traçado mais curto, na parte sul do circuito, com 7,5 km (só houve o GP de 1960).

* Nürburgring GP-Strecke: circuito remodelado e concluído em 1984, com traçado de 4,54 km, vindo a ter 5,148 km nos últimos anos.

 

As equipes vencedoras no GP da Alemanha, na história, são:

 

VITÓRIAS

EQUIPE

ANOS E CIRCUITOS

 

 

22

 

 

Ferrari

1950, 1951, 1952, 1953 e 1956 (estas 5 em Nürburgring Nordschleife), 1959 (em AVUS), 1963, 1964, 1972 e 1974 (estas 4 em Nürburgring Nordschleife), 1977, 1982 e 1983 (estas 3 em Hockenheim), 1985 (em Nürburgring GP-Strecke), 1994, 1999, 2000, 2002, 2004, 2006, 2010 e 2012 (estas 8 em Hockenheim)

 

11

 

Mercedes

1926 (em AVUS), 1927 e 1928 (ambas em Nürburgring Gesamtstrecke), 1931, 1937, 1938, 1939 e 1954 (estas 5 em Nürburgring Nordschleife), 2014, 2016 e 2018 (estas 3 em Hockenheim)

9

Williams

1979, 1986, 1987, 1991, 1992, 1993, 1996, 2001 e 2003 (todas em Hockenheim)

 

8

 

McLaren

1976 (em Nürburgring Nordschleife), 1984, 1988, 1989, 1990, 1998 e 2008 (estas 6 em Hockenheim) e 2011 (em Nürburgring GP-Strecke)

5

Brabham

1966, 1967, 1969 e 1975 (as 4 em Nürburgring Nordschleife) e 1981 (em Hockenheim)

4

Lotus

1961 e 1965 (ambas em Nürburgring Nordschleife), 1970 e 1978 (ambas em Hockenheim)

3

Red Bull

2009 e 2013 (ambas em Nürburgring GP-Strecke) e 2019 (em Hockenheim)

 

 

2

Alfa Romeo

1932 e 1935 (ambas em Nürburgring Nordschleife)

Auto Union

1934 e 1936 (ambas em Nürburgring Nordschleife)

Tyrrell

1971 e 1973 (ambas em Nürburgring Nordschleife)

Benetton

1995 e 1997 (ambas em Hockenheim)

 

 

1

8 equipes: antes da F1: Bugatti (1929, em Nürburgring Gesamtstrecke); na F1: Maserati (1957, em Nürburgring Nordschleife); Vanwall (1958, em Nürburgring Nordschleife); Porsche (1960, em Nürburgring Südschleife) [esta prova foi disputada sob as regras da Fórmula 2, não foi oficialmente incluída no calendário da F1]; BRM (1962, em Nürburgring Nordschleife); Matra (1968, em Nürburgring Nordschleife); Ligier (1980, em Hockenheim) e Renault (2005, em Hockenheim)

 

 

Os pilotos vencedores em Nürburgring são (apenas GP da Alemanha):

 

VITÓRIAS

PILOTO

ANOS e EQUIPES

 

5

 

Rudolf Caracciola

1928 (em Gesamtstrecke) [carro dividido com Christian Werner], 1931 (em Nordschleife) [estas 3 de Mercedes], 1932 (de Alfa Romeo, em Nordschleife), 1937 e 1939 (ambas de Mercedes, em Nordschleife)

 

 

3

Alberto Ascari

1950, 1951 e 1952 (as 3 de Ferrari, em Nordschleife)

Juan Manuel Fangio

1954 (de Mercedes), 1956 (de Ferrari) e 1957 (de Maserati) [as 3 em Nordschleife]

Jackie Stewart

1968 (de Matra), 1971 e 1973 (ambas de Tyrrell) [as 3 em Nordschleife]

 

2

John Surtees

1963 e 1964 (ambas de Ferrari e em Nordschleife)

Jacky Ickx

1969 (de Brabham) e 1972 (de Ferrari) [ambas em Nordschleife]

 

 

 

 

 

 

1

22 pilotos: antes da F1: em Gesamtstrecke: Otto Merz (1927, de Mercedes); Christian Werner (1928, de Mercedes) [carro dividido com Rudolf Caracciola]; Louis Chiron (1929, de Bugatti); em Nordschleife: Hans Stuck (1934, de Auto Union); Tazio Nuvolari (1935, de Alfa Romeo); Bernd Rosemeyer (1936, de Auto Union); Richard Seaman (1938, de Mercedes); na F1: em Nordschleife: Giuseppe Farina (1953, de Ferrari); Tony Brooks (1958, de Vanwall); em Südschleife: Joakim Bonnier (em 1960, de Porsche) [foi uma prova de Fórmula 2]; em Nordschleife: Stirling Moss (1961, de Lotus); Graham Hill            (1962, de BRM); Jim Clark (1965, de Lotus); Jack Brabham (1966, de Brabham); Denny Hulme (1967, de Brabham); Clay Regazzoni (1974, de Ferrari); Carlos Reutemann (1975, de Brabham); James Hunt (1976, de McLaren); em GP-Strecke: Michele Alboreto (1985, de Ferrari); Mark Webber (2009, de Red Bull); Lewis Hamilton (2011, de McLaren); Sebastian Vettel (2013, de Red Bull)

 

 

Já as equipes vencedoras apenas em Nürburgring são (apenas GP da Alemanha):

 

VITÓRIAS

EQUIPE

ANOS E CIRCUITOS

10

Ferrari

1950, 1951, 1952, 1953, 1956, 1963, 1964, 1972 e 1974 (estas 9 em Nordschleife) e 1985 (em GP-Strecke)

7

Mercedes

1927 e 1928 (ambas em Gesamtstrecke), 1931, 1937, 1938, 1939 e 1954 (estas 5 em Nordschleife)

4

Brabham

1966, 1967, 1969 e 1975 (as 4 em Nordschleife)

 

 

 

2

Alfa Romeo

1932 e 1935 (ambas em Nordschleife)

Auto Union

1934 e 1936 (ambas em Nordschleife)

Lotus

1961 e 1965 (ambas em Nordschleife)

Tyrrell

1971 e 1973 (ambas em Nordschleife)

McLaren

1976 (em Nordschleife) e 2011 (em GP-Strecke)

Red Bull

2009 e 2013 (ambas em GP-Strecke)

 

 

1

6 equipes: antes da F1: Bugatti (1929, em Gesamtstrecke); na F1: Maserati (1957, em Nordschleife); Vanwall (1958, em Nordschleife); Porsche (1960, em Südschleife) [esta prova foi disputada sob as regras da Fórmula 2, não foi oficialmente incluída no calendário da F1]; BRM (1962, em Nordschleife); Matra (1968, em Nordschleife)

 

 

Os pole positions em Nürburgring são (apenas GP da Alemanha):

 

POLES

PILOTOS

ANOS E EQUIPES

4

Jim Clark

1963, 1965, 1966 e 1967 (as 4 de Lotus)

 

3

Alberto Ascari

1951, 1952 e 1953 (as 3 de Ferrari)

Juan Manuel Fangio

1954 (Mercedes), 1956 (Ferrari) e 1957 (Maserati)

Jacky Ickx

1968 (Ferrari), 1969 (Brabham) e 1972 (Ferrari)

2

Jackie Stewart

1971 e 1973 (ambas de Tyrrell)

Niki Lauda

1974 e 1975 (ambas de Ferrari)

Mark Webber

2009 e 2011 (ambas de Red Bull)

 

1

7 pilotos: Mike Hawthorn (1958, de Ferrari); Phil Hill (1961, de Ferrari); Dan Gurney (1962, de Porsche); John Surtees (1964, de Ferrari); James Hunt (1976, de McLaren); Teo Fabi (1985, de Toleman); Lewis Hamilton (2013, de Mercedes)

 

 

Como curiosidade, os vencedores dos GP’s da Europa e de Luxemburgo, no circuito de Nürburgring, foram:

 

VITÓRIAS

PILOTO

ANOS, EQUIPES e NOME DO GP

5

Michael Schumacher

 1995 (de Benetton, GP da Europa), 2000, 2001, 2004 e 2006 (as 4 de Ferrari e GP da Europa)

 

2

Jacques Villeneuve

 1996 (de Williams, GP da Europa) e 1997 (de Williams, GP de Luxemburgo)

Fernando Alonso

2005 (de Renault, GP da Europa) e 2007 (de McLaren, GP da Europa)

 

1

5 pilotos: Alain Prost (1984, de McLaren, GP da Europa); Mika Häkkinen (1998, de McLaren, GP de Luxemburgo); Johnny Herbert (1999, de Stewart, GP da Europa); Rubens Barrichello (2002, de Ferrari, GP da Europa); Ralf Schumacher (2003, de Williams, GP da Europa)

 

 

Até hoje foram disputados 78 GP’s da Alemanha, em toda sua história, sendo 12 antes da 2ª Guerra Mundial, e 66 provas na Fórmula 1. Das 66, foram 2 extra-campeonato, 1 no circuito de AVUS, 26 em Nürburgring e 37 em Hockenheim.

 

A volta mais rápida no atual circuito foi do alemão Michael Schumacher, de Ferrari, em 2004, que foi a pole position naquele ano, e em um GP da Europa. Ele registrou 1’28.351 min., com média de 209,763 km/h.

 

A 11ª prova da temporada 2020 da F1 será a 27ª em Nürburgring na Fórmula 1 (79ª na história do GP Alemão, e 67ª na Fórmula 1 (se considerarmos as 2 provas extra-campeonato em 1950 e 1960), terá 60 voltas, e será disputada no dia 11 de outubro.

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