* por Carlos Werzel Júnior
É um
evento de esportes a motor que ocorreu por muitos anos, especialmente nos anos
50, 80 e 90. Na Fórmula 1 retorna neste ano de 2020!
A
primeira corrida em Portugal aconteceu em 1951, no circuito de rua de Boavista,
para carros esporte. Ocorreram provas lá até 1953, quando houve mudança para o
circuito de Monsanto, apenas em 1954.
Monsanto,
como Boavista, era um circuito de rua perigoso, com árvores limitando o traçado
e com muitas mudanças de elevação, mas Monsanto era largo, enquanto Boavista
era estreito.
As
provas de carros esporte continuaram até 1957, quando no ano seguinte integrou
o calendário da Fórmula 1!
A
primeira prova da F1 em Portugal foi no dia 14 de agosto de 1958, no circuito de
Boavista. O vencedor foi o inglês Stirling Moss, de Vanwall.
Moss
venceu o GP português de 1959, desta vez no circuito de Monsanto, pela equipe
Cooper. Nesta prova, o australiano Jack Brabham bateu num poste, e foi
arremessado do carro. Esta foi a única prova da F1 em Monsanto.
Em 1960,
a F1 volta ao circuito de Boavista, e a vitória foi de Jack Brabham, pela
Cooper. Após esta prova a Fórmula 1 sai de Portugal, só voltando lá em 1984.
As
sementes do retorno do GP de Portugal à Fórmula 1 foram plantadas com a
inauguração do autódromo de Estoril, em 1972, perto de Lisboa. Nos anos 70
houve provas da Fórmula 2 Europeia.
Até
que em 21 de outubro de 1984, Portugal retornou ao calendário da F1, fechando
aquela temporada. Viu-se a disputa entre os pilotos da McLaren, Alain Prost e
Niki Lauda, pelo título. Prost venceu a prova, mas Lauda terminou em 2º,
ganhando o título por meio ponto!
Em
1985 o GP mudou de data para 21 de abril, e foi disputado sob forte chuva.
Aconteceu a 1ª vitória de Ayrton Senna, com a Lotus preta.
Já em
1986, o GP mudou para sua data tradicional, na penúltima semana de setembro.
Alguns
dos outros incidentes memoráveis no GP de Portugal, em Estoril, foram o
acidente de Riccardo Patrese em 1992 (quando ele bateu na traseira da McLaren
de Gerhard Berger, decolou e quase deu uma volta no ar), e o acidente
espetacular de Ukyo Katayama, na largada em 1995.
Por
problemas de segurança e falta de melhorias no circuito do Estoril, a Fórmula 1
sai de Portugal após o GP de 1996.
Os circuitos que já sediaram GP's na F1: 1 - Boavista (ou Oporto); 2- Monsanto; 3 e 4 - Estoril (os 2 traçados usados) |
Neste ano de 2020, temos o retorno do GP de Portugal à Fórmula 1, desta vez no Autódromo Internacional do Algarve.
O
Autódromo Internacional do Algarve, também chamado Circuito de Portimão, está
localizado na cidade de Portimão, região do Algarve, em Portugal.
A
construção do autódromo foi finalizada em outubro de 2008, e o circuito foi
homologado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) em 11 de outubro
de 2008, e pela FIA dois dias depois.
O
circuito foi desenhado por Ricardo Pina, e custou cerca de 195 milhões de
euros. O projeto inclui uma pista de kart, um parque tecnológico, hotel cinco
estrelas, complexo esportivo e apartamentos.
Em
outubro de 2010 as equipes da Fórmula 1 concordaram em incluir Portimão como
pista de testes, junto com o Bahrein.
Portimão
foi palco de provas em outras categorias, como Superbike, A1 Grand Prix, Le
Mans Series, FIA GT etc.
O
circuito lembra as antigas Nürburgring e Spa-Francorchamps, principalmente por
causa da sua natureza ondulada. O piloto da A1 Team Portugal, Filipe
Albuquerque, observou que existem grandes declives e curvas para a direita após
a reta principal. Ele também comentou que a pista é boa para ultrapassagens
devido à largura da pista. O piloto neozelandês da A1 Team Earl Bamber observou
que há muitas curvas especiais com personalidade. Ele comentou que o novo
circuito é um pouco perigoso como os circuitos da velha escola com uma
montanha-russa. O piloto francês da A1 Team, Nicolas Prost, comentou que o
asfalto é novo e o circuito tem pouca aderência.
O
circuito possui 4.684 metros, como escrito está em um autódromo, no sentido
horário e de média velocidade. Possui 16 curvas, sendo 9 para a direita e 7
para a esquerda. A reta principal tem 969 metros, de acordo com o site oficial https://autodromodoalgarve.com/pt/.
Uma
das curvas do circuito tem o nome do piloto Craig Jones, do campeonato mundial
de motos Supersport, que faleceu em 2008, numa prova em Brands Hatch.
Os pilotos vencedores do GP de Portugal, na história, são:
VITÓRIAS |
PILOTOS |
ANOS
E EQUIPES |
3 |
Alain
Prost |
1984,
1987 e 1988 (as 3 de McLaren, e em Estoril) |
Nigel
Mansell |
1986
(de Williams), 1990 (de Ferrari) e 1992 (de Williams) [todas em Estoril] |
|
2 |
Stirling
Moss |
1958
(de Vanwall, em Boavista) e 1959
(de Cooper, em Monsanto) |
1 |
8 pilotos: Jack Brabham (1960, de Cooper, em Boavista); em Estoril: Ayrton Senna (1985, de Lotus); Gerhard Berger
(1989, de Ferrari); Riccardo Patrese (1991, de Williams); Michael Schumacher
(1993, de Benetton); Damon Hill (1994, de Williams); David Coulthard (1995,
de Williams); Jacques Villeneuve (1996, de Williams) |
As equipes vencedoras são:
VITÓRIAS |
EQUIPES |
ANOS |
6 |
Williams |
1986,
1991, 1992, 1994, 1995 e 1996 (todas em Estoril) |
3 |
McLaren |
1984,
1987 e 1988 (todas em Estoril) |
2 |
Cooper |
1959
(em Monsanto) e 1960 (em Boavista) |
Ferrari |
1989
e 1990 (ambas em Estoril) |
|
1 |
3 equipes: Vanwall (1958, em Boavista); em Estoril: Lotus (1985) e
Benetton (1993) |
A volta mais rápida no traçado de Portimão foi num treino livre, no dia 21 de janeiro de 2009, do suíço Sebastien Buemi, pilotando uma Toro Rosso. Ele registrou 1’27.987 min., com média de 191,646 km/h.
Até
hoje foram disputados 16 GP’s de Portugal no total, na Fórmula 1, sendo 2 em
Boavista, 1 em Monsanto e 13 em Estoril.
A 12ª prova da temporada 2020 da F1 será a 1ª em Portimão (17ª na história do GP Português), terá 66 voltas, e será disputada no dia 25 de outubro.
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