segunda-feira, 26 de outubro de 2020

2020 #13 GP da Emilia Romagna

 * por Carlos Werzel Júnior


Com toda a situação da pandemia da covid-19, alguns GP’s foram cancelados ou adiados, e no mês de julho de 2020 foi anunciado que o autódromo de Imola, na Itália, voltaria a sediar um GP de Fórmula 1! Será o GP da Emilia Romagna, região onde fica o autódromo.

 

Com isso a Itália se torna o 2º país na história da F1 a sediar 3 Grandes Prêmios na mesma temporada. Antes só os Estados Unidos sediaram 3 GP’s no ano de 1982 (Long Beach, Detroit e Las Vegas)!

 

Imola é um circuito tradicional da categoria, tendo sediado o GP de San Marino, de 1981 a 2006.

 

O Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari se situa próximo à cidade de Imola, a 40 km de Bolonha, perto da Cordilheira dos Apeninos. O autódromo possui este nome em homenagem ao fundador da Ferrari, Enzo Ferrari, e seu filho, Alfredo Ferrari (falecido em 1956, aos 24 anos).

 

A construção do autódromo iniciou em março de 1950. A pista foi inaugurada como local semi-permanente, em 1953. Não possuía chicanes, e esta configuração permaneceu até 1972.

 

Em abril de 1963, o circuito sediou seu 1º GP de Fórmula 1, mas como prova extra-campeonato. O vencedor foi Jim Clark, de Lotus. Houve outra prova extra-campeonato em Imola, no ano de 1979, vencido por Niki Lauda, de Brabham.

 

Em 1980 havia um acordo assinado de que o então circuito Dino Ferrari (o nome de Enzo só seria adicionado ao nome do circuito em 1989) alternaria com Monza, para sediar o GP da Itália, com a condição de Monza melhorar a segurança (houve o acidente fatal de Ronnie Peterson em 1978) e o acesso ao circuito. Embora os donos de Monza terem feito melhoras na segurança um ano antes, o acordo foi assinado antes de Monza ter feito as mudanças.

 

Então, pela 1ª vez desde 1948 o GP da Itália não seria em Monza. Oficialmente Imola debutou na Fórmula 1 em 1980. A prova foi vencida por Nelson Piquet, de Brabham.

 

Em 1981 o GP da Itália voltou para Monza. Isto deixou os donos do circuito de Imola sem um GP. Eles fizeram um pedido ao Automobile Club de San Marino para sediar um GP de F1, o que foi aceito. Assim nasceu o GP de San Marino, em Imola!

 

O Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari possui 4.959 metros, a prova é disputada no sentido anti-horário, e o circuito é de média alta velocidade. O traçado possui 19 curvas, sendo 9 para a direita e 10 para a esquerda.

 

Até hoje foram realizados 26 GP’s de San Marino, no circuito de Imola, e os pilotos vencedores são:

 

VITÓRIAS

PILOTOS

ANOS e EQUIPES

7

Michael Schumacher

1994 (de Benetton), 1999, 2000, 2002, 2003, 2004 e 2006 (estas 6 de Ferrari)

 

3

Alain Prost

1984 e 1986 (ambas de McLaren) e 1993 (de Williams)

Ayrton Senna

1988, 1989 e 1991 (todas de McLaren)

2

Nigel Mansell

1987 e 1992 (ambas de Williams)

Damon Hill

1995 e 1996 (ambas de Williams)

 

1

9 pilotos: Nelson Piquet (1981, de Brabham); Didier Pironi (1982, de Ferrari); Patrick Tambay (1983, de Ferrari); Elio de Angelis (1985, de Lotus); Riccardo Patrese (1990, de Williams); Heinz-Harald Frentzen (1997, de Williams); David Coulthard (1998, de McLaren); Ralf Schumacher (2001, de Williams); Fernando Alonso (2005, de Renault)

 * Nelson Piquet venceu também em 1980, mas era o GP da Itália

 

As equipes vencedoras são:

 

VITÓRIAS

EQUIPES

ANOS

 

8

Ferrari

1982, 1983, 1999, 2000, 2002, 2003, 2004 e 2006

Williams

1987, 1990, 1992, 1993, 1995, 1996, 1997 e 2001

6

McLaren

1984, 1986, 1988, 1989, 1991 e 1998

1

4 equipes: Brabham (1981); Lotus (1985); Benetton (1994); Renault (2005)

 

Os pilotos que fizeram pole positions em Imola, no GP de San Marino são:

 

POLES

PILOTOS

ANOS e EQUIPES

 

8

 

Ayrton Senna

1985, 1986 e 1987 (essas 3 de Lotus), 1988, 1989, 1990 e 1991 (essas 4 de McLaren) e 1994 (Williams)

5

Michael Schumacher

1995 (Benetton), 1996, 2002, 2003 e 2006 (essas 4 de Ferrari)

 

2

René Arnoux

1982 (Renault) e 1983 (Ferrari)

Mika Hakkinen

1999 e 2000 (ambas de McLaren)

David Coulthard

1998 e 2001 (ambas de McLaren)

 

1

7 pilotos: Gilles Villeneuve (1981, Ferrari); Nelson Piquet (1984, Brabham); Nigel Mansell (1992, Williams); Alain Prost (1993, Williams); Jacques Villeneuve (1997, Williams); Jenson Button (2004, BAR); Kimi Raikkonen (2005, McLaren)

 

A volta mais rápida no atual traçado do Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari foi do alemão Michael Schumacher, de Ferrari, em 2006, que foi a pole position desse ano. Ele registrou 1’22.795 min., com média de 215,621 km/h.

 

A 13ª prova da temporada 2020 da F1 será a 28ª no circuito de Imola (foram 26 GP’s de San Marino e 1 GP da Itália), terá 63 voltas, e será disputada no dia 1º de novembro.



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