domingo, 13 de março de 2016

#1 - Rádio Paddock F1 e a 67ª Temporada

    Por Carlos Werzel Jr


    Seja bem-vindo (a) ao blog da Radio Paddock F1!


   O programa idealizado, gravado e produzido por 4 amigos amantes da Fórmula 1, Carlos Eduardo Werlang, Carlos Werzel Júnior, Luís Virgílio Caldas e Diego Gambassi.


    Em nosso primeiro programa damos um panorama inicial sobre a temporada 2016 da Fórmula 1, tratamos da pré-temporada e de algumas mudanças no regulamento e no calendário. Também damos nossos palpites pessoais de qual será a “ordem” das equipes durante a temporada, e quanto ao 1º GP do ano, o GP da Austrália.


    Uma das grandes mudanças no regulamento para este ano é dos pneus. A Pirelli introduziu mais um composto de pneu para pista seca: o ultramacio (com banda roxa), que será usado pela 1ª vez no GP do Canadá, a 7ª etapa da temporada, a se realizar em 12 de junho. No total, agora, são cinco compostos para pista seca.


    Cada piloto terá direito a 13 jogos de pneus para o fim de semana de cada GP. A cada etapa do campeonato a Pirelli e os comissários da FIA escolhem três tipos, a serem utilizados nos treinos livres, na classificação e corrida. Em 2015 eram apenas dois tipos. Com certeza isto gerará maiores desdobramentos, o que iremos conferir no decorrer da temporada.


    Dos 13 jogos de pneus, 3 serão escolhidos pela Pirelli e pela FIA. Já quanto aos outros 10 jogos, cada piloto, em conjunto com seus engenheiros, define quantos jogos de pneus de cada tipo, dentre os três disponibilizados a cada GP, irá utilizar no fim de semana. Essa é a outra novidade este ano.

    Nas quatro primeiras provas, Austrália (20/03), Bahrein (03/04), China (17/04) e Rússia (01/05) os três tipos de pneus a serem utilizados já foram divulgados: médios, macios e supermacios.


Componentes da Pirelli para 2016

    



















       Dos 13 jogos, os pilotos deverão guardar um jogo do mais macio, no caso das 4 primeiras provas o supermacio, para a última seção do treino de definição do grid, o chamado Q3. Ele só pode ser usado nessa hora. E os 8 pilotos que se classificarem para o Q3 – não mais 10, como em 2015 – devolvem para a Pirelli esse jogo de supermacio.


     Os pilotos que não passaram do Q2 podem ficar com esse jogo do supermacio para usar na corrida. É uma forma de o regulamento tentar aproximá-los dos primeiros no grid. Lembremos que os pilotos devem largar com o jogo de pneus utilizado ao estabelecer o melhor tempo no Q2, como no ano passado, não no Q3.



    A Pirelli e a FIA ainda designam dois jogos de pneus para serem usados exclusivamente durante a corrida. Nos quatro primeiros GP’s a escolha fica entre um jogo dos médios e um dos macios. Os pilotos devem reservá-los para o domingo, sendo que têm a opção de escolher apenas um deles, o jogo dos macios ou dos médios, para colocar no carro durante a corrida nos seus pit stops. E não precisam antecipar aos comissários qual usarão.



    Outra mudança no regulamento é quando algum piloto fizer com que uma largada seja abortada, mesmo que consiga sair do grid, terá de largar dos boxes. O mesmo processo será aplicado em uma relargada após uma bandeira vermelha, em que pilotos sejam direcionados aos boxes.


    Também serão dados maiores poderes aos comissários de prova quanto ao estabelecimento dos limites das pistas, requerendo aos pilotos para respeitarem rigorosamente as linhas brancas, exceto em caso de erro do piloto.



    Mais uma mudança é do Safety Car Virtual (VSC), que poderá ser usado em sessões de treinos livres e treinos classificatórios, bem como nas corridas, a fim de reduzir interrupções desnecessárias nas sessões, enquanto que a abertura da asa móvel (DRS - Drag Reduction System) irá agora ser reativada imediatamente após um período de VSC. Antes os pilotos tinham que esperar 2 voltas, antes de voltar a usar a asa móvel.


    A temporada de 2016 da Fórmula 1 tende a ser bem interessante com estas mudanças nas regras, dentre outras, com os 3 pilotos novatos, com as 2 novas equipes e a introdução do GP da Europa, no Azerbaijão, mais uma pista estreante na categoria.



Baku City Circuit
    















    

    Você, amante da Fórmula 1, como nós 4, confira nosso primeiro programa, e os que virão no decorrer deste ano!


    Seja sempre bem-vindo para discutir conosco, para sugerir, criticar, etc. Acesse nossos canais de contato no Facebook, Youtube, Twitter e Blog.

 
    Grande abraço!



2 comentários: