* por Carlos Werzel Júnior
Assim chegamos ao atual circuito do GP da Espanha, o Circuito de Barcelona-Catalunya. Ele se situa em Montmeló, que é uma municipalidade da área metropolitana da cidade de Barcelona, capital da comunidade autônoma da Catalunha.
Assim chegamos ao atual circuito do GP da Espanha, o Circuito de Barcelona-Catalunya. Ele se situa em Montmeló, que é uma municipalidade da área metropolitana da cidade de Barcelona, capital da comunidade autônoma da Catalunha.
O
Circuito de Barcelona está em um autódromo, e é bastante conhecido por pilotos
e equipes, pois muitos testes são feitos por lá.
Até
2013 o nome era apenas Circuito da Catalunya, e após acordo de patrocínio com o
Conselho da Cidade de Barcelona, chama-se Circuito de Barcelona-Catalunya.
A
pedra de fundação do circuito foi colocada em 24 de fevereiro de 1989, graças
aos esforços feitos pelo Consórcio formado pelo Governo Catalão, Real Automóvil
Club de Catalunya (RACC) e o Conselho da Cidade de Montmeló.
Anos
antes, em 3 de outubro de 1986, o Parlamento Catalão havia aprovado uma
proposta (não uma lei) apressando o Conselho Executivo a “coordenar os
respectivos corpos com o objetivo de fazer um estudo e juntar esforços para
criar um novo autódromo permanente”.
Cinco
dias após a inauguração oficial, em 10 de setembro de 1991, o Circuito de
Barcelona sediou a primeira prova oficial, do Campeonato Espanhol de Carros de
Turismo, com a vitória do ex-piloto de Fórmula 1 espanhol Luís Pérez-Sala. Em
29 de setembro de 1991 aconteceu o 33º Grande Prêmio da Espanha de F1, após 17
anos de ausência na Catalunha.
Algo
interessante é que a construção do circuito coincidiu com a preparação dos
Jogos Olímpicos de 1992. E o circuito foi utilizado como linha de partida e
chegada da prova de ciclismo de estrada por equipes.
Nos
primeiros anos as ultrapassagens eram frequentes, pois os carros podiam seguir
próximos nas duas últimas curvas. Quando o balanço aerodinâmico se tornou mais
crítico, as ultrapassagens foram diminuindo, devido à turbulência causada pelo
carro da frente.
O
Circuito de Barcelona teve, ao menos, 5 modificações na sua extensão e traçado,
atualmente possui 4.655 metros.
O 1º
traçado tinha 4.747 metros, foi utilizado de 1991 a 1994 (em 1994 foi utilizada
uma chicane temporária no “S” Nissan, por segurança, devido aos acidentes
fatais no GP de San Marino daquele ano). Na minha opinião, a mudança
significativa no traçado veio em 2007, em que foi retirada uma das curvas
finais, sendo colocada uma chicane no lugar (a chicane RACC). Isto foi feito na
tentativa de se aumentarem as ultrapassagens, mas nada mudou. Este traçado de
2007 é o atual.
Circuito atual de Barcelona-Catalunya, com os trechos de traçados antigos (em cinza), não mais utilizados (após as curvas 9 [Campsa], 10 (La Caixa), e 13 [Europcar]) |
Houve
momentos memoráveis no GP Espanhol em Barcelona-Catalunya, e um deles aconteceu
já no 1º Grande Prêmio realizado, a clássica batalha entre Ayrton Senna e Nigel
Mansell na retona dos boxes, em que eles ficaram lado a lado em boa parte da
reta, e quase tocando roda! O inglês se deu melhor. Abaixo segue o vídeo:
Até
hoje tivemos 25 provas neste circuito de Barcelona. O piloto com maior número
de vitórias é Michael Schumacher, com 6 vitórias (em 1995 de Benetton, e nos
anos de 1996, 2001, 2002, 2003 e 2004, de Ferrari). Dos atuais pilotos, os
maiores vencedores são Kimi Räikkönen (2005 [McLaren] e 2008 [Ferrari]) e
Fernando Alonso (2006 [Renault] e 2013 [Ferrari]), com 2 vitórias cada.
A
equipe mais vitoriosa em Barcelona é a Ferrari, com 8 vitórias (1996, 2001,
2002, 2003, 2004, 2007, 2008 e 2013).
O GP
da Espanha de Fórmula 1 foi realizado, na história, 45 vezes. Também tivemos 2
GP’s Espanhóis como provas extra-campeonato (1967 e 1980), e outros 10 GP’s da
Espanha antes de existir a F1. Ou seja, até hoje houve 57 GP’s da Espanha!
O
piloto com maior número de vitórias em toda a história do GP da Espanha
continua sendo Michael Schumacher, com suas 6 vitórias.
Em 2º
lugar temos 5 pilotos, todos com 3 vitórias: Louis Chiron (1928, 1929, 1933);
Jackie Stewart (1969, 1970, 1971); Nigel Mansell (1987, 1991, 1992); Alain
Prost (1988, 1990, 1993); e Mika Häkkinen (1998, 1999, 2000).
E com
2 vitórias são mais 5 pilotos: Emerson Fittipaldi (1972, 1973); Mario Andretti
(1977, 1978); Ayrton Senna (1986, 1989); Kimi Räikkönen (2005, 2008); e Fernando Alonso (2006, 2013).
Já
entre as equipes, a maior vencedora é a Ferrari, com 12 triunfos: 1954, 1974,
1981, 1990, 1996, 2001, 2002, 2003, 2004, 2007, 2008 e 2013.
O
Circuito de Barcelona-Catalunya tem 4.655 metros, e possui 16 curvas, sendo 9
para a direita e 7 para a esquerda.
A reta
dos boxes tem pouco mais de 1 quilômetro, 1.047 metros sendo mais exato. O
traçado é uma combinação de várias curvas rápidas e algumas lentas, e há 2
retas praticamente. Pode-se dizer que o único ponto de ultrapassagem é,
realmente, a reta dos boxes.
Uma
característica do circuito é que a direção do vento pode mudar drasticamente no
mesmo dia, o que é um fator bastante importante para a aerodinâmica do carro.
O
recorde de volta no traçado atual foi em 2010, com a pole position de Mark
Webber, com a Red Bull, quando registrou 1:19.995 min., com média de 209,488
km/h. É, pois, um circuito de média velocidade.
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