* por Carlos Werzel Júnior
No próximo final de semana será realizado o GP de Mônaco, outra das provas mais antigas do automobilismo.
O GP
de Mônaco sempre é realizado no Circuito de Mônaco, que é montado nas ruas de
Monte Carlo e La Condamine, no Principado de Mônaco.
É
considerada uma das provas da chamada “Tríplice Coroa dos Esportes a Motor”,
junto com as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans. Apenas um
piloto conquistou esta Tríplice Coroa, foi o inglês Graham Hill, com suas 5
vitórias em Mônaco, a conquista em Indianápolis no ano de 1966, e o triunfo em
Le Mans em 1972.
A
ideia de um Grande Prêmio nas ruas de Mônaco veio de Anthony Noghès, presidente
do Automobile Club de Monaco, com suporte oficial do príncipe Louis II. A
primeira prova foi realizada em 1929, sendo vencida pelo francês William
Grover-Williams, que correu em um Bugatti. Ele percorreu as 100 voltas em 3
horas, 56 minutos e 11 segundos.
Houve
provas de 1929 a 1937. Em 1933 houve o 1º GP de Mônaco em que as posições do
grid foram decididas como é até hoje. Em 1938, com a demanda de 500 libras por
participante levou a AIACR (Association Internationale des Automobiles Clubs
Reconnus), que era o então órgão internacional regulador do esporte a motor, a
cancelar o evento. Houve também a 2ª Guerra Mundial, e o GP de Mônaco voltou em
1948, já sob a chancela da FIA (Federação Internacional do Automobilismo).
Em
1949 o GP Monegasco foi cancelado devido ao falecimento do príncipe Louis II.
Após, entra no calendário da recém criada Fórmula 1, em 1950. O 1º GP de Mônaco
na F1 foi vencida pelo penta campeão Juan Manuel Fangio. Ele percorreu as 100
voltas (a prova tinha 318 km) em 3 horas, 13 minutos, 18 segundos e 7 décimos.
Não
houve GP em 1951. Em 1952, a FIA decidiu que o campeonato da F1 deveria ser
disputado sob as regras da Fórmula 2, e Mônaco ficou de fora do campeonato
novamente.
O GP
Monegasco retorna apenas em 1955, e desde este ano até hoje a Fórmula 1 passa
por lá. Houve vários momentos memoráveis nos GPs de Mônaco, citarei alguns
deles.
Em
1955, o bicampeão Alberto Ascari sofreu um acidente na saída do túnel e caiu no
mar. Este foi o último GP dele na F1, já que pouco tempo depois viria a
falecer. Neste GP de Mônaco de 1955 há um recorde não batido até hoje. O piloto
monegasco Louis Chiron é o piloto mais velho a iniciar uma prova da F1, com 55
anos e 292 dias de idade!
Segue um
vídeo com esse acidente de Ascari
O
piloto inglês Graham Hill foi o 1º “Rei de Mônaco” (ou “Mr. Mônaco”), tendo
vencido 5 provas lá, em 1963, 1964, 1965 (as 3 de BRM), 1968 e 1969 (ambas de
Lotus). Só foi ultrapassado anos mais tarde, pelo inesquecível brasileiro
Ayrton Senna, com suas 6 vitórias (1987 [de Lotus], 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993
[todas de McLaren]).
Aliás,
a vitória de Senna em 1992, particularmente, acho bem marcante! Isto pois o
inglês Nigel Mansell liderava tranquilamente, mas na volta 71 teve de fazer um
pit stop para troca de pneus, pois havia uma suspeita de um furo no pneu
esquerdo traseiro. Mansell, com um carro mais rápido do que Senna, veio a toda
para cima do brasileiro, mas apesar das inúmeras tentativas, não conseguiu
ultrapassar Senna, que venceu o GP Monegasco de 1992.
Vejam
o vídeo abaixo com um resumo desta grande prova!
(video acima bloqueado pela FOM...)
São
tantos GP’s, mas escreverei sobre mais 4. O primeiro é o de 1980, em que houve
uma largada marcante, em que o irlandês Derek Daly, em sua Tyrrell, bateu na
Alfa Romeo de Bruno Giacomelli, e voou sobre este vindo a atingir seu
companheiro de Tyrrell, Jean-Pierre Jarier, além da McLaren de Alain Prost.
O
vídeo a seguir traz esta largada confusa, narrado em inglês por Murray Walker
Por
curiosidade, esse acidente foi reproduzido em um vídeo clip da banda de heavy
metal Black Sabbath, da música Trashed! Aparece brevemente por 1’27 no vídeo abaixo,
que coloco como curiosidade
Em
1982 aconteceu uma das provas mais malucas da história da F1, em que parece que
ninguém queria vencer o GP. Incrível, mas é verdade.
A
prova ocorreu em 76 voltas. A chuva cai no final da prova, e na volta 74 o líder
Alain Prost bateu sua Renault após a chicane do Porto. Na volta 75 o novo líder
Patrese rodou na curva Loews e ficou parado. Na última volta o então líder
Didier Pironi ficou sem combustível já dentro do túnel.
Antes
de passar à liderança da prova, Andrea de Cesaris também fica sem combustível.
O provável próximo líder, Derek Daly, que já estava com o carro todo batido,
sem asas traseira e dianteira, veio a ter problema de câmbio, e teve que
abandonar também. Aconteceu que Riccardo Patrese conseguiu religar o carro, vindo
a vencer o GP de Mônaco em 1982! Foi a primeira vitória dele na categoria.
A
seguir seguem 2 vídeos com as voltas finais desta corrida maluca, pela Rede
Globo (o 2º vídeo é parte com áudio da Globo, parte em alemão e parte em
japonês, uma mistureba hehe). Peço desculpas pela imagem ser ruim, mas a FOM
(Formula One Management) retirou vários vídeos do youtube por direitos autorais
(continua...)
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