* por Carlos Werzel Júnior
É uma
prova automobilística anual realizada em quase todos os anos desde 1925. Faz
parte da Fórmula 1 desde 1950, só não tendo sido incluída no calendário da F1
em alguns anos.
O
primeiro Grande Prêmio foi realizado em 1925, no circuito de Spa-Francorchamps.
O
circuito de Spa-Francorchamps foi projetado em 1920, por Jules de Thier e Henri
Langlois Van Ophem, e sua construção finalizada em 1921. Originalmente a pista
tinha formato de triângulo, usava estradas públicas entre as cidades de
Francorchamps, Malmedy e Stavelot, e possuía praticamente 15 km de extensão.
O primeiro traçado de Spa |
Inicialmente
foi usado para provas de motociclismo até 1924, e com o sucesso das 24 Horas de
Le Mans em 1923, foi criada uma prova similar em Spa, as 24 Horas de Spa, que
acontece até os dias de hoje.
Houve
8 GP’s até 1939, após veio a 2ª Guerra Mundial, e o GP voltou a ser realizado
em 1946, desta vez no circuito chamado Bois de la Cambre. Em 1947 volta a
Spa-Francorchamps, desta vez o circuito foi modificado, encurtado para 14.100
metros, ficando mais rápido (foram retiradas quase todas as curvas lentas). Em
1949 é novamente realizado o GP Belga em Spa.
Em
1950 o GP da Bélgica entra no calendário da criada Fórmula 1, no circuito de
Spa-Francorchamps. Nessa época Spa era um circuito conhecido por ser um dos
mais extremos, desafiadores e assustadores na história dos esportes a motor.
Quase todas as curvas eram rápidas, e o mínimo erro do piloto poderia ser
fatal, pela falta de segurança do traçado, até porque passava próximo de casas,
árvores, postes etc.
Na
Fórmula 1 houve GP’s em Spa até 1970 (exceto nos anos de 1957, 1959 e 1969). Em
1971 o GP Belga foi cancelado, pois o circuito de Spa era muito rápido e
perigoso. Assim, decidiu-se que haveria um revezamento entre outros 2 circuitos
da Bélgica, para seu GP: Nivelles-Baulers e Zolder.
Nivelles-Baulers
era um circuito próximo de Bruxelas, e que foi considerado seguro demais, tinha
grandes áreas de escape, e alguns pilotos o descreveram como “estéril e brando”.
Houve apenas 2 GP’s neste circuito, em 1972 e 1974. Problemas econômicos o
tiraram do calendário da F1.
Zolder
(ou Circuit Terlaemen) é um circuito que fica no norte da Bélgica. O 1º GP da
F1 lá foi em 1973, e permaneceu no calendário de 1975 a 1982. Aliás, 1982 foi
marcante pelo falecimento do piloto canadense Gilles Villeneuve, nos treinos
para o GP Belga.
Traçado de Zolder |
Em
1983, o GP da Bélgica volta a Spa-Francorchamps, porém o circuito foi encurtado
em mais ou menos metade da sua extensão, tendo agora cerca de 7 km. Já nesse 1º
ano de Spa encurtada, o circuito caiu no gosto de pilotos, público e equipes.
Em
1984 a prova volta a Zolder, agora pela última vez, e o vencedor foi o italiano
Michele Alboreto, de Ferrari. Desde 1985, o GP da Bélgica é realizado no
circuito de Spa-Francorchamps, exceto nos anos de 2003 e 2006, quando não houve
a prova belga.
Spa-Francorchamps
é um circuito favorito entre fãs e pilotos, rápido, desafiador. O velho traçado
(usado até 1970) era bastante veloz. Na época era a pista mais veloz da Europa,
e um dos setores mais amedrontadores da pista era a rápida chicane Masta Kink.
Após a curva Malmedy havia uma reta de mais de 2 quilômetros, e no meio dela
havia a veloz chicane Masta Kink, que exigia perícia e bravura do piloto. O
tricampeão Jackie Stewart, em 2011, disse que Masta Kink é talvez a curva mais
dura em qualquer pista que ele já enfrentou em sua carreira, mais até que a Eau
Rouge.
De
1983 em diante, Spa passou por algumas mudanças no traçado, as mais
significativas foram na chicane Bus Stop. E, claro, quando ela foi diminuída na
sua extensão, a linha de chegada foi modificada.....antes ficava depois do
hairpin La Source, após ficou antes da La Source.
O
circuito sempre foi conhecido pelo clima imprevisível. Tanto que chegou a
ocorrer provas lá com chuva por 20 anos seguidos.
Alguns
fatos marcantes do GP Belga:
1956:
chovia quando começou a corrida, e Stirling Moss pegou a liderança. Mas já na
5ª volta Fangio recuperou a liderança. Na volta 10, Moss estava em 2º, a 8
segundos de Fangio, com a pista secando, quando perdeu uma roda traseira na
subida depois da Eau Rouge.
Moss
conseguiu parar o carro em local seguro, e voltou correndo a pé para os boxes,
onde pegou o carro do seu companheiro Cesare Perdisa (na época 2 pilotos podiam
dividir o mesmo carro, dividindo os pontos), terminando a prova em 3º, a mais
de 3 minutos atrás do vencedor, Peter Collins. Outros tempos!
No video abaixo, essa cena aparece aos 3:12
1981:
no circuito de Zolder, houve um fim de semana caótico, até porque a F1 estava
no meio da guerra FISA-FOCA que ocorria na época. Nos treinos livres da sexta
feira, um mecânico da Osella foi atropelado nos boxes (que eram estreitos) pelo
argentino Carlos Reutemann, e acabou falecendo no dia após a corrida.
Por
conta disto os pilotos ameaçaram uma greve, mas a prova aconteceu, mais tarde
que o previsto.
Já
preparados os carros para a largada, a Arrows de Riccardo Patrese “morreu”, e
seu mecânico Dave Luckett pulou na pista, para tentar religá-lo. A largada foi
autorizada assim mesmo, e o companheiro de Patrese, o italiano Siegfried Stohr
(sim, italiano, apesar desse nome) bateu na traseira de Patrese, pegando o
mecânico. Stohr saiu do carro desesperado, mas o mecânico apenas teve uma perna
quebrada e lacerações, apesar de ter ficado inconsciente na hora.
1992:
em Spa, o francês Érik Comas sofreu um forte acidente nos treinos livres, e
Ayrton Senna, que passava por ali, parou seu carro e foi desligar o motor do
carro do francês, para não causar incêndio, pois Comas ficou desacordado por
instantes.
1998:
em Spa, após a largada, houve um dos maiores acidentes da história da Fórmula
1, que envolveu 13 carros!
Abaixo video da Globo
Já
após a 2ª largada, houve um acidente em que Michael Schumacher bateu na
traseira de David Coulthard, pela pouca visibilidade, pois chovia bastante.
Nessa
corrida houve a 1ª vitória da equipe Jordan, com o inglês Damon Hill. Seu
companheiro Ralf Schumacher, ficou na 2ª posição.
(continua...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário