segunda-feira, 17 de outubro de 2016

#21 - Grande Prêmio dos Estados Unidos (2ª e última parte)

* por Carlos Werzel Júnior

(cont.)

Em março de 2010, Bernie Ecclestone planejava trazer uma prova de F1 em Nova Iorque, para a temporada de 2012. Em maio de 2010, os planos foram mudados para a construção de um circuito na cidade de Jersey, mas foram abandonados pouco após.

Em 25 de maio de 2010 a cidade de Austin, no estado do Texas, fechou um contrato de 10 anos, em que Bernie Ecclestone e a promotora da corrida Full Throttle Productions firmaram acordo de uma prova da F1, a partir de 2012.

A construção do novo autódromo iniciou em 31 de dezembro de 2010. No dia 12 de abril de 2011 o nome do autódromo foi anunciado: Circuit of the Americas (COTA). Foi o primeiro circuito, nos Estados Unidos, a ser construído para a Fórmula 1.

O Circuito das Américas está, na verdade, na cidade de Elroy, no estado do Texas, a 19 km ao sul da cidade de Austin.

O seu traçado foi concebido pelo promotor Tavo Hellmund e pelo campeão mundial de motovelocidade de 1993, Kevin Schwantz, com a assistência do arquiteto alemão Hermann Tilke. Inclusive, Tavo Hellmund prometeu que o circuito seria um dos “mais desafiadores e espetaculares do mundo”, e que incluiria uma seleção de curvas inspiradas “nos melhores circuitos” do mundo.

O circuito de Austin possui 5.515 metros, a prova é disputada no sentido anti-horário, e o circuito é de média velocidade. Possui 20 curvas, sendo 8 para a direita e 12 para a esquerda.

Alguns destaques do traçado são a reta de largada, que inicia em uma descida, e depois há uma grande subida (a primeira curva é o ponto mais alto da pista), e a reta oposta de 1 km de comprimento.



Até hoje foram disputados 45 GP’s Americanos, em toda sua história, sendo 8 antes da Fórmula 1, e 37 na Fórmula 1, sendo 1 em Sebring, 1 em Riverside, 20 em Watkins Glen, 3 em Phoenix, 8 em Indianápolis e 4 em Austin.

Na história do GP dos EUA, os vencedores são:

VITÓRIAS
PILOTOS
ANOS E EQUIPES
5
Michael Schumacher
2000, 2003, 2004, 2005 e 2006 (todas de Ferrari e em Indianápolis)
4
Lewis Hamilton
2007 (McLaren e em Indianápolis), 2012 (McLaren), 2014 e 2015 (ambas de Mercedes)
3
Graham Hill
1963, 1964 e 1965 (todas de BRM e em Watkins Glen)
Jim Clark
1962, 1966 e 1967 (todas de Lotus e em Watkins Glen)


2
David Bruce-Brown
1910 (Benz) e 1911 (Fiat) [ambas em Savannah]
Jackie Stewart
1968 (Matra) e 1972 (Tyrrell) [ambas em Watkins Glen]
James Hunt
1976 e 1977 (ambas de McLaren e em Watkins Glen
Carlos Reutemann
1974 (Brabham) e 1978 (Ferrari) [ambas em Watkins Glen]
Ayrton Senna
1990 e 1991 (ambas de McLaren e em Phoenix)
1
21 pilotos, dentre eles Sebastian Vettel, em 2013, pela Red Bull, em Austin


Também na história do GP Americano, as equipes vencedoras são:

VITÓRIAS
EQUIPES
ANOS
9
Ferrari
1975, 1978 e 1979 (as 3 em Watkins Glen), 2000, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006 (estas 6 em Indianápolis)
8
Lotus
1960, 1961, 1962, 1966, 1967, 1969, 1970 e 1973 (todas em Watkins Glen)
McLaren
1976 e 1977 (as 2 em Watkins Glen), 1989, 1990 e 1991 (estas 3 em Phoenix), 2001 e 2007 (estas 2 em Indianápolis), 2012 (em Austin)

3
Fiat
1908 e 1911 (ambas em Savannah), 1912 (em Milwaukee)
Mercedes
1910 (em Savannah), 2014 e 2015 (estas 2 em Austin)
BRM
1963, 1964 e 1965 (as 3 em Watkins Glen)
2
Peugeot
1915 (San Francisco) e 1916 (Santa Monica)

Tyrrell
1971 e 1972 (ambas em Watkins Glen)
1
7 equipes, dentre elas a Williams (1980, em Watkins Glen) e a Red Bull (2013, em Austin)


Apenas em Austin, os vencedores são:

1º Lewis Hamilton, com 3 vitórias (2012 [McLaren], 2014 e 2015 [ambas de Mercedes];
2º Sebastian Vettel, com 1 vitória (2013, de Red Bull).


E as equipes vencedoras em Austin são:

1º Mercedes: 2 vitórias, nos anos de 2014 e 2015;
2º McLaren: 1 vitória, no ano de 2012;
2º Red Bull: 1 vitória, no ano de 2013.


Os pilotos que fizeram pole position em Austin são:

1º Sebastian Vettel: 2 poles, nos anos de 2012 e 2013, ambas pela Red Bull;
1º Nico Rosberg: 2 poles, nos anos de 2014 e 2015, ambas pela Mercedes.

A volta mais rápida no traçado do Circuito das Américas foi do alemão Sebastian Vettel, de Red Bull, em 2012, que foi a pole position daquele ano. Ele registrou 1’35.657 min., com média de 207,554 km/h.


A 18ª prova da temporada 2016 da F1 será a 5ª no Circuito das Américas (46ª na história do GP Americano, e 38ª na Fórmula 1), terá 56 voltas, e será disputada no dia 23 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário