(cont.)
Em
março de 2010, Bernie Ecclestone planejava trazer uma prova de F1 em Nova
Iorque, para a temporada de 2012. Em maio de 2010, os planos foram mudados para
a construção de um circuito na cidade de Jersey, mas foram abandonados pouco
após.
Em 25
de maio de 2010 a cidade de Austin, no estado do Texas, fechou um contrato de
10 anos, em que Bernie Ecclestone e a promotora da corrida Full Throttle
Productions firmaram acordo de uma prova da F1, a partir de 2012.
A
construção do novo autódromo iniciou em 31 de dezembro de 2010. No dia 12 de
abril de 2011 o nome do autódromo foi anunciado: Circuit of the Americas
(COTA). Foi o primeiro circuito, nos Estados Unidos, a ser construído para a
Fórmula 1.
O
Circuito das Américas está, na verdade, na cidade de Elroy, no estado do Texas,
a 19 km ao sul da cidade de Austin.
O seu
traçado foi concebido pelo promotor Tavo Hellmund e pelo campeão mundial de
motovelocidade de 1993, Kevin Schwantz, com a assistência do arquiteto alemão
Hermann Tilke. Inclusive, Tavo Hellmund prometeu que o circuito seria um dos
“mais desafiadores e espetaculares do mundo”, e que incluiria uma seleção de
curvas inspiradas “nos melhores circuitos” do mundo.
O
circuito de Austin possui 5.515 metros, a prova é disputada no sentido
anti-horário, e o circuito é de média velocidade. Possui 20 curvas, sendo 8
para a direita e 12 para a esquerda.
Alguns
destaques do traçado são a reta de largada, que inicia em uma descida, e depois
há uma grande subida (a primeira curva é o ponto mais alto da pista), e a reta
oposta de 1 km de comprimento.
Até
hoje foram disputados 45 GP’s Americanos, em toda sua história, sendo 8 antes
da Fórmula 1, e 37 na Fórmula 1, sendo 1 em Sebring, 1 em Riverside, 20 em
Watkins Glen, 3 em Phoenix, 8 em Indianápolis e 4 em Austin.
Na
história do GP dos EUA, os vencedores são:
VITÓRIAS
|
PILOTOS
|
ANOS
E EQUIPES
|
5
|
Michael
Schumacher
|
2000,
2003, 2004, 2005 e 2006 (todas de Ferrari e em Indianápolis)
|
4
|
Lewis
Hamilton
|
2007
(McLaren e em Indianápolis), 2012 (McLaren), 2014 e 2015 (ambas de Mercedes)
|
3
|
Graham
Hill
|
1963,
1964 e 1965 (todas de BRM e em Watkins Glen)
|
Jim
Clark
|
1962,
1966 e 1967 (todas de Lotus e em Watkins Glen)
|
|
2
|
David Bruce-Brown
|
1910
(Benz) e 1911 (Fiat) [ambas em Savannah]
|
Jackie Stewart
|
1968 (Matra) e 1972 (Tyrrell) [ambas em Watkins
Glen]
|
|
James Hunt
|
1976
e 1977 (ambas de McLaren e em Watkins Glen
|
|
Carlos Reutemann
|
1974
(Brabham) e 1978 (Ferrari) [ambas em Watkins Glen]
|
|
Ayrton Senna
|
1990
e 1991 (ambas de McLaren e em Phoenix)
|
|
1
|
21
pilotos, dentre eles Sebastian Vettel, em 2013, pela Red Bull, em Austin
|
Também
na história do GP Americano, as equipes vencedoras são:
VITÓRIAS
|
EQUIPES
|
ANOS
|
9
|
Ferrari
|
1975,
1978 e 1979 (as 3 em Watkins Glen), 2000, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006
(estas 6 em Indianápolis)
|
8
|
Lotus
|
1960,
1961, 1962, 1966, 1967, 1969, 1970 e 1973 (todas em Watkins Glen)
|
McLaren
|
1976
e 1977 (as 2 em Watkins Glen), 1989, 1990 e 1991 (estas 3 em Phoenix), 2001 e
2007 (estas 2 em Indianápolis), 2012 (em Austin)
|
|
3
|
Fiat
|
1908
e 1911 (ambas em Savannah), 1912 (em Milwaukee)
|
Mercedes
|
1910
(em Savannah), 2014 e 2015 (estas 2 em Austin)
|
|
BRM
|
1963,
1964 e 1965 (as 3 em Watkins Glen)
|
|
2
|
Peugeot
|
1915
(San Francisco) e 1916 (Santa Monica)
|
|
Tyrrell
|
1971
e 1972 (ambas em Watkins Glen)
|
1
|
7
equipes, dentre elas a Williams (1980, em Watkins Glen) e a Red Bull (2013,
em Austin)
|
Apenas
em Austin, os vencedores são:
1º
Lewis Hamilton, com 3 vitórias (2012 [McLaren], 2014 e 2015 [ambas de
Mercedes];
2º
Sebastian Vettel, com 1 vitória (2013, de Red Bull).
E as
equipes vencedoras em Austin são:
1º
Mercedes: 2 vitórias, nos anos de 2014 e 2015;
2º
McLaren: 1 vitória, no ano de 2012;
2º Red
Bull: 1 vitória, no ano de 2013.
Os
pilotos que fizeram pole position em Austin são:
1º
Sebastian Vettel: 2 poles, nos anos de 2012 e 2013, ambas pela Red Bull;
1º
Nico Rosberg: 2 poles, nos anos de 2014 e 2015, ambas pela Mercedes.
A
volta mais rápida no traçado do Circuito das Américas foi do alemão Sebastian
Vettel, de Red Bull, em 2012, que foi a pole position daquele ano. Ele
registrou 1’35.657 min., com média de 207,554 km/h.
A 18ª
prova da temporada 2016 da F1 será a 5ª no Circuito das Américas (46ª na
história do GP Americano, e 38ª na Fórmula 1), terá 56 voltas, e será disputada
no dia 23 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário